Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




flor

Muitas pessoas costumam achar que as flores têm uma função apenas de enfeitar os lugares, os ambientes e a natureza, mas não é nada disso, apesar da beleza impressionante de determinadas plantas.

A verdade é que a função das flores é mais importante do que a grande maioria das pessoas imagina, uma vez que elas fazem parte do sistema de reprodução da planta e sendo assim, elas são também fundamentais para o seu desenvolvimento e para a perpetuação das espécies vegetais.

É claro que devemos lembrar também que nem todas as plantas tem flores, somente as espécies que fazem parte do grande grupo das angiospermas.

Podemos dizer que de uma maneira mais direta, o papel de uma flor é o da produção de sementes, pois sem essas muitas espécies não conseguiriam se reproduzir, no entanto, considerando o ponto de vista da evolução e da seleção natural, ao longo de milhões de anos as espécies vegetais foram se adaptando e se modificando para que chegassem no estágio em que elas estão nos dias de hoje, onde há um encaixe perfeito entre espécie de planta e o tipo de ser vivo que causa a perpetuação da sua espécie.

Talvez essa última explicação não tenha sido clara o suficiente, mas vamos continue lendo que vamos explicar até que fique claro o suficiente.

flor e pássaro

Fonte de Alimento
As flores são fonte de alimento para muitas espécies de seres vivos, como pássaros, insetos, até mesmo alguns mamíferos, etc. As flores só são capazes de servir de alimento para espécies de seres vivos, por causa das suas adaptações ao longo da evolução do planeta, que fizeram com que elas tivessem o cheiro e as cores exatamente adequadas para atrair cada tipo de animal que as consome.

Essas espécies que se alimentam das flores ou então do néctar das flores estão se alimentando e fazendo o que precisam para viverem, mas a função ecológica desse simples ato de se alimentar vai muito além do que parece ser, já que ao mesmo tempo que se alimentam esses seres vivos também estão consumindo partes das flores que vão acabar dispersando em outros lugares, encontrando ambientes propícios para a sua perpetuação e também muitas vezes encontrando outras estruturas reprodutivas que são fundamentais para a reprodução das plantas.

Devemos também nos atentar que nem todas as plantas precisam encontrar uma estrutura reprodutiva de outro sexo para se desenvolverem, muitas vezes basta uma boa terra, com nutrientes em abundância e boas condições de insolação e água.

Esse exemplo citado acima é uma demonstração de como a natureza foi se adaptando em ciclos perfeitos, em atos perfeitos para que tudo funcionasse da maneira mais harmoniosa possível, é aquele famoso ditado de que a natureza funciona com uma teia, onde tudo está intimamente interligado e interlaçado mesmo quando nós não conseguimos perceber isso a olho nu ou com a nossa análise falha humana, é o que se chama de a Teoria de Gaia, que por muito tempo foi considerada uma excentricidade de alguns cientistas, mas que hoje já é comprovadamente verdadeira, essa teoria explica muitos ciclos e responde muitas perguntas, ao mesmo tempo que também nos ajuda a ter uma previsão do que deveríamos esperar para os próximos anos do planeta, principalmente com tantas catástrofes ambientais que vem acontecendo, já que em um primeiro momento pode ser que nós não percebamos os impactos das atitudes de agora, mas elas virão, porque tudo está intimamente ligado por uma fina teia, por um equilíbrio ecológico que já foi desbalanceado.

gerbera-jamesonii

Flores e Estruturas
Agora que já falamos um pouco mais sobre a função das flores e como elas são capazes de atrair os seus dispersores certos devido as suas evoluções ao longo do tempo, podemos falar um pouco mais sobre as estruturas de uma flor e o porque ela é um dos fatores mais importantes para a ocorrência da reprodução das espécies vegetais de angiospermas.

Em ciência, muitas vezes para uma boa base de explicação, é comum que as pessoas se refiram as flores com base no que seria uma flor típica, ou seja, uma flor padrão, esse tipo de flor teria primordialmente algumas estruturas que se repetem, que ganharam a definição de serem folhas modificadas, são elas as sépalas, as pétalas, o que chamamos de estames e os carpelos, todas essas estruturas existem em grande parte para proteger os gametas de uma flor.

flor-do-caribe

Tipos de flores
Apesar de que a flor de uma planta possa variar muitos nos quesitos morfológicos e fisiológicos, a sua organização primária não varia praticamente nada entre as espécies que existem e saiba que são muitas, as estimativas é que já foram catalogadas até os dias de hoje por volta de 250 mil espécies de angiospermas, cuja principal característica em comum entre todas as espécies é a existência das flores, ainda assim se acredita que tem mais espécies ainda para serem catalogadas e que não foram descobertas até a atualidade, ou pelo menos não foram descobertas por pessoas que poderiam fazer esse papel de registro de espécies.

Muitas vezes o grupo das angiospermas é considerado o grupo vegetal que maior teve sucesso no nosso planeta, uma vez que desde os tempos mais remotos, elas já se tornaram completamente dominantes nos mais diversos cantos do nosso planeta.

Informações
Uma flor normalmente tem os dois reprodutores, tanto o masculino, quanto o feminino e muitas vezes que esse papel de garantir a perpetuação da espécie está ligado a função mediadora de uma flor, uma vez que ela geralmente junta as duas partes necessárias para reprodução, esse processo é o que se chama oficialmente de polinização, uma função pela qual muitos seres vivos são também conhecidos, como é o caso das abelhas.

Lembrando que assim como aprendemos na escola, a parte reprodutora feminina da flor, que seria algo equivalente ao seu ovário se chama gineceu, enquanto que a sua parte masculina recebeu o nome de androceu. O gineceu se trata de uma parte mais interna, enquanto que o androceu se trata de uma parte mais exterior, mas que ainda assim está protegido pelas pétalas ou outras estruturas equivalentes das plantas.

flor

As flores podem também muitas vezes se transformarem em frutos comestíveis, como é o caso por exemplo dos maracujás, onde esse processo de transformação é bem visível e claro.

Uma informação interessante é que as abelhas e alguns outros colonizadores são altamente atraídos pelas flores de cor intensa, porque eles enxergam o mundo colorido, tal como nós, dessa forma, quanto mais intensa a cor de uma flor, maior será a chance de ela chamar a atenção desse tipo de polinizador natural, mas nem todos os animais são atraídos apenas pelas cores, muitos são atraídos exclusivamente pelos cheiros, que podem ser agradáveis ou não para os seres humanos.

Ainda sobre as abelhas, muita gente não sabe, mas elas conseguem enxergar no espectro do ultravioleta e por isso, muitas vezes elas são atraídas por flores que tenham padrões que são visíveis apenas nesse espectro de luz, o qual os olhos dos seres humanos não são capazes de captar sem o auxílio de aparelhos tecnológicos especializados na área.

Devemos mencionar também que não são todas as flores que são polinizadas pelos seres vivos, algumas deixam a sua reprodução a cargo do vento, o que funciona muito bem também em locais onde é comum ter ventos constantes.

janela-flor24

hortênsia

A cor azul apesar de pouco comum entre as plantas é a característica mais marcante da incrível hortênsia.  Uma planta de rápido e fácil cultivo e por isso muito utilizada para produção comercial.

A hortênsia é uma planta rústica e se adapta a diferentes tipos de solos. Muito utilizada como planta ornamental, ela ganha destaque devido os cachos que possui.

As maiores exigências para o bom desenvolvimento da hortênsia são a disponibilidade de água e temperatura adequada. Confira, neste post, dicas certeiras de como cultivar hortênsias e ter lindas flores!

Sobre a Hortênsia
A hortênsia é um arbusto semilenhoso, com altura aproximada de 1 a 2,5 metros e folhas grandes, brilhantes e coriáceas.  Apresenta variação de cores nas flores, influenciada pelo nível de acidez e concentração de alumínio no solo.

Como o solo brasileiro é naturalmente acidificado, o azul é a cor que prevalece na hortênsia plantada e cultivada aqui em nosso país.

Informações de cultivo
* Solo: solos férteis, bem irrigados, com boa drenagem e muita matéria orgânica;
* Clima: subtropical, tropical e temperado;
* Luminosidade: meia-sombra.

Espaços para cultivo
A espécie é bastante cultivada em vasos seja para decoração de varandas ou até mesmo comercialização. Mas ela também ganha espaço em pergolados e outros espaços.

As hortênsias são ótimas opções para canteiros e garantem um toque ornamental aos jardins de residências, comércios, praças ou até mesmo parques.

-hortensia

Solo adequado
Embora a hortênsia aceite os mais variados tipos de solos, alguns precisam de um tratamento adequado, como aporte de adubos, composto orgânico e irrigação.

O desenvolvimento ideal se dá em solos férteis, bem irrigados, mas com boa drenagem e dotado de elevado nível de matéria orgânica.

Clima
Como a hortênsia é originalmente de clima ameno, não se desenvolve bem em climas mais quentes e secos.

Mas, devido a técnicas de melhoramento genético, há variedades dela cultivadas em países de clima tropical, temperado e subtropical.

Mudas
O ideal para iniciar o cultivo de hortênsias é adquirir mudas já prontas, através de viveiros, floriculturas, lojas de jardinagem ou através daquela amiga que as cultiva e sempre troca mudinhas com você. Essas mudas já são formadas e preparadas para o plantio.

Como regar a hortênsia?
Como dito anteriormente, a planta se adapta bem em locais com temperaturas amenas.

A hortênsia também é cultivada sob estufas com irrigação. Porém, devido ao calor, é preciso prestar mais atenção nas regas, que deverão ser mais frequentes para favorecer as condições climáticas ideais para o bom desenvolvimento das plantas.

hydrangeas

Luminosidade e podas
Para o crescimento das plantas você precisará de um lugar que receba luz solar pela manhã e sombra parcial de tarde.

É importante saber que as podas deverão ser feitas apenas quando necessário. As plantas jovens não precisam de podas e caso você as faça, sua planta poderá não produzir flores para a próxima primavera.

No entanto, se suas hortênsias já estiverem adultas e muito grandes, certifique-se de podá-las no período correto do ano de acordo com a variedade que você cultiva.

A propagação da hortênsia é feita por estacas. Elas podem ser extraídas da planta-mãe o ano inteiro, apesar de a melhor época ser após o florescimento.

hortensias

As estacas podem ser herbáceas, que é quando as brotações laterais que ocorrem ao longo dos ramos. Mas, atenção: precisam ter cerca de 8 centímetros e de quatro a seis folhas pequenas.

As estacas semilenhosas também pode ser utilizadas, desde que os ramos contenham pelo menos duas gemas laterais. Assim, uma fica sob o substrato para desenvolvimento e formação das raízes e outra fica na parte aérea. As estacas levam cerca de 40 dias para enraizar.

luar