Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Cymbidium híbrido

Cymbidiuns são plantas terrestres, que apreciam mudanças de temperaturas, adoram uma adubação e, de modo geral, se desenvolvem super bem em solos em decomposição.

Neste artigo o biólogo Daniel Barreto explica as preferências da Cymbidium em relação ao substrato, tamanho do vaso, luminosidade, adubação e muito mais. Confira!

Substrato para Cymbidium
Apesar de serem orquídeas terrestres, as orquídeas do gênero Cymbidium podem ser cultivadas sem terra, somente com o apoio de substratos.

Há várias opções de mix de substratos. Veja alguns exemplos:
* Substrato Carolina
* Carvão + areia
* Pedras pequenas
* Casca de pinus pequena
* Terra vegetal

Este gênero de orquídeas não têm frente ou lado. Elas podem ser plantadas em qualquer local do vaso, como no centro.

Cymbidium na casca de pinus
Uma dúvida frequente entre cultivadores de orquídeas é “se eu cultivar a Cymbidium somente na casca de pinus, ela se desenvolve bem?”. A resposta é: sim!

Desde que o pinus seja bem fininho, próximo ao pó de pinus. No entanto, o crescimento e/ou florescimento podem ser prejudicados, devido a ação do tanino presente nas cascas de pinus e a falta de micro e macronutrientes.

Tamanho do vaso
A melhor opção de vaso para Cymbidium são os de formato cônico. As plantas adultas devem ser colocadas em vasos de, no mínimo, 3 litros.

No fundo do vaso, faça uma camada de no mínimo 2 cm utilizando pedrinhas de construção, argila expandida ou pedras de areia.

Deixe uma parte do vaso sem substrato como reserva. “Quando as hastes florais começarem a sair, adicione 150 gramas de húmus de minhoca e/ou ferti/peixe. Você verá uma florada maravilhosa.

cymbidium

A Cymbidium não gosta de luz solar direta
A Cymbidium gosta de claridade indireta, que pode ser feita com sombrites de 70 a 120%, dependendo da região do país ou em locais com boa claridade.

O sol direto não é recomendado. Há plantas que se desenvolvem a sol pleno, porém, não é o caso da maioria dos híbridos comercializados atualmente.

Como fazer a Cymbidium florir
Este é um gênero de orquídea que precisa de um bom choque térmico para induzir o florescimento. Portanto, elas reinam na maior parte do Brasil durante os meses de abril a outubro.

Nessa época as mudanças drásticas de temperatura induzem a Cymbidium a florir. Mas, caso isso não ocorra, uma dica é borrifar água bem gelada na planta por, no mínimo, três vezes na semana durante o período mais frio do ano em sua região. A floração vai ser linda.

cymbidium_PP

Como adubar a Cymbidium
A adubação é muito bem-vinda no mundo das Cymbidiuns! Porém, jamais exceda a dose recomendada pelo fabricante.

Uma dica importante é sempre utilizar a dosagem menor do que a indicada com frequência. Além disso, nunca exagere em uma única dose imaginando que sua orquídea vá dar milhões de flores por isso.

Faça a adubação sempre que novos brotos começarem a surgir. É o primeiro sinal de que virão novas raízes e, consequentemente, a orquídea vai precisar de mais nutrientes.

Além da correção do substrato, as melhores opções para induzir a floração são o ferti/peixe ou bokashi korin. Podem ser acompanhados de adubos 9 45 15 ou 4 14 8. Aplicações anuais são suficientes, sendo umas duas delas no verão e quatro no inverno, a estação preferida desse tipo de planta.

Dicas extras
*
As Cymbidiuns, de modo geral, adoram solos em decomposição;
* Por ser uma orquídea terrestre, os erros mais comuns são colocar casca de pinus ou toquinho como substrato;
* Retire, no mínimo, 30% das raízes velhas antes do replantio;
* Aprecia mudanças de temperatura, que induzem a floração;
* A adubação pode ser frequente, pois a Cymbidium gosta bastante!

outono_1