Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




kaempferia rotunda

A cananga-do-Japão é popularmente conhecida como flor-da-ressurreição, orquídea-misteriosa ou ylang-ylang-da-terra.

Originária da região do Himalaia, Índia e de países próximos, a planta pertence à família do gngibre e é uma herbácea perene, que chega a até 60 centímetros de altura.

É ideal para cultivo em jardineiras – desde que tenha mais de 30 centímetros de profundidade, pois trata-se de uma planta bulbosa – ou em canteiros de jardins.

Kaempferia rotunda

Cultivo
O solo precisa ter boa drenagem e ser rico em matéria orgânica. Antes de plantar os bulbos em canteiros, deixe-o úmido e abra pequenas covas para colocá-los.

Depois de posicioná-los, cubra-os com uma camada de substrato de aproximadamente 5 centímetros.

A vantagem de cultivá-la é que todos os períodos do ano são indicados para o plantio da cananga-do-Japão.

* Cultivo em vasos
Escolha vasos com mais de 30 centímetros de profundidade, para que o bulbo da cananga-do-Japão tenha espaço para crescer.

Faça uma  camada de drenagem no fundo com argila expandida ou brita, pois assim a água não fica retida junto às raízes da planta. Prepare um bom substrato para plantio seguindo as recomendações mencionadas anteriormente.

Em períodos de frio muito intenso ou de geadas, coloque o vaso em um ambiente protegido.

A cananga-do-japão aprecia sol pleno ou meia-sombra, portanto, observe o comportamento do sol antes de escolher o local definitivo de plantio.

Quanto ao clima, aprecia o tropical quente e/ou subtropical. Porém, não tolera geadas, que são altamente prejudiciais para a planta.

Já as regas devem ser feitas somente quando o substrato estiver seco.

cananga-do-Japão

Flor da cananga-do-Japão
O valor ornamental da cananga-do-Japão está bastante presente nas flores. Elas lembram algumas variedades de orquídeas e mesclam as cores lilás e branco, deixando qualquer jardim ainda mais bonito.

A duração é curta: em média, ficam abertas por apenas três dias. A vantagem em cultivá-la em canteiros é que duram toda a primavera.

E, após o término da floração, surgem folhas verdes e longas, que também possuem valor ornamental.

Cuidados com a cananga-do-Japão
* A umidade do solo de canteiros é suficiente para a planta, que dispensa regas frequentes, portanto, irrigue somente quando o solo estiver bem seco;

* Quando as folhas começarem a aparecer, faça adubação com NPK 4-14-8;

* Atenção: a propagação é feita pela divisão dos rizomas. Após o período de dormência, que acontece no inverno, a planta volta a produzir folhas e flores!

janela-café

zínia2

A zínia é uma planta muito resiliente e adaptável. É uma das formas mais fáceis de dar cor ao seu jardim. As flores de zínia possuem uma grande quantidade de tipos e cultivares. Elas crescem melhor um solo úmido, fértil e bem-drenado sob pleno sol.

Essas flores podem ser plantadas por sementes em vasos, floreiras ou jardins. Há cultivares pequenos, com aproximadamente 15 cm, e plantas grandes, que chegam a quase um metro de altura.

Confira, abaixo, o passo a passo para cultivá-la
Preparo do solo
A zínia é bastante tolerante quando o assunto é solo. Mas é importante que ele seja bem drenado e leve. Precisa ser fértil, rico em matéria orgânica e com um pH entre 5,5 e 7,5.

O espaçamento dependerá da altura da variedade cultivada. Mas, geralmente, recomenda-se um espaçamento de 10 a 60 cm. Porém, é importante lembrar que a zínia se desenvolve bem em vasos ou jardineiras.

Plantar zínia por semente
A propagação de zínias é feita através de sementes que, na maioria das vezes, já são semeadas diretamente no local definitivo. As mudas geralmente não suportam bem o transplante.

É necessário semeá-las a uma profundidade de aproximadamente 0,5 cm no solo, bem superficialmente.

A germinação é rápida e ocorre, normalmente, em menos de duas semanas ou até mesmo de uma.

zínias

Clima e iluminação
As zínias são plantas ideais para clima quente e seco. Elas não suportam baixas temperaturas e, principalmente, as geadas.

A umidade em excesso é muito favorável para o surgimento de doenças, por isso é importante se atentar a essa questão.

A planta necessita de luz solar direta por algumas horas diárias para seu bom desenvolvimento e crescimento. Dê preferência para locais abertos.

Regar zínia
É indispensável manter o solo levemente úmido durante a fase inicial de crescimento. É até mesmo permitido que o solo fique superficialmente seco entre as regas quando as plantas já estiverem bem desenvolvidas.

Como citado acima, a planta é relativamente resistente a seca. Bem tolerante a climas quentes. Por outro lado, não cresce bem e tem seu desenvolvimento interrompido em solos excessivamente úmidos. Sugestão: faça as regas pela manhã!

zínia

Ciclo de cultivo
As zínias são plantas de ciclo anual. Ou seja, geralmente germinam, florescem e morrem no período de um ano. Porém, podem viver mais de um ano caso sejam cultivadas em condições apropriadas.

Época de floração
Em condições adequadas nas regiões de clima quente, a planta pode florescer durante todo o ano. Já nas regiões de clima frio, floresce apenas no verão e no comecinho do outono.

Geralmente começa a florescer de 45 a 70 dias após a germinação. As flores podem ter cerca de 2 cm ou até mesmo 15 cm de diâmetro.

janela-flor24