Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begonia cerosa

A begônia é uma flor encantadora e está entre as mais fáceis de se cultivar. Existem mais de mil espécies de begônias, cada uma marcante da sua forma, seja por suas cores marcantes ou suas folhas exuberantes.

Essa flor que simboliza simpatia, gentileza e cordialidade, tem um perfume inconfundível. A begônia tem sua época de floração na maior parte do ano, por isso mantém seu jardim e vasos sempre lindos e cheios.

Apesar de ter muitas espécies da flor, o cultivo e cuidados com todas são semelhantes Confira o passo a passo de como cultivar a begônia na sua casa e dicas de como cuidar.

1º passo – Espécie e local
O primeiro passo é escolher a espécie da begônia de acordo com o clima e local de plantio. Essa flor prefere climas quentes e não resiste bem a baixas temperaturas.

Se o plantio for feito em vasos, o ideal é que seja entre essas opções:
* Begônia sarmentosa;
* De folha;
* Prateada.
Caso seja em feito em canteiros a melhor opção é a Begônia semperflorens.

begonia

2º passo – Iluminação
As begônias preferem climas quentes e luz indireta. Ou seja, é melhor que fique em um ambiente claro e bem arejado, mas sem recebe sol diretamente nas folhas. Tente coloca-la em sombras ou perto de janelas.

3º passo – Solo
Se o local de plantio for vaso, o indicado é que o solo seja rico em matérias orgânica. Por outro lado, se for em canteiro, o mais ideal é que seja 50% de terra vegetal e 50% da terra comum de jardim.

Cuidados com suas begônias
Rega
Para manter a begônia saudável enquanto cresce, é importante dar atenção especial às regas até que ela se desenvolva. Mantenha uma frequência de irrigação para que o solo fique úmido, com muito cuidado para não encharcar. Lembre-se também de molhar apenas o solo, não as folhas.

Begônias-Pendentes

Nunca use inseticidas
Se a sua begônia ficar no jardim e você quiser evitar insetos, use algum remédio caseiro. Inseticidas são tóxicos não apenas para os insetos, mas também para a planta.

Seguindo esse simples passo a passo e essas dicas, você terá uma bela nova flor para decorar seu jardim e trazer alegria e cor para sua casa.

horizonte