Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




repolho ornamental

O repolho ornamental é uma variedade que possui folhas mais grossas e uma coloração interessante. Cresce em forma de roseta e, quando maduro, exibe um degradê muito bonito de tons arroxeados. É da mesma família dos brócolis, couve-flores e couves, porém, não é comestível.

As folhagens são mais enrugadas e próximas umas das outras, criando um aspecto de beleza único. As brássicas, que são as plantas que pertencem ao grupo mencionado acima, têm sua origem no oriente médio e estão acostumadas à climas mais amenos e áridos

Conheça as cores do repolho ornamental
Apesar de ser compacta e dificilmente passar de 50 centímetros de altura, essa espécie herbácea chama muita atenção pela qualidade das suas cores. Aliás, não só são roxas, porque apresentam graus de verdes, amarelos e azuis. Por isso são tão belas e, em certos momentos, hipnotizantes.

Algumas características da planta
As folhagens tem uma textura mais cerosa, bem mais grossa e resistente do que a do repolho normal. Além disso, são muito bonitas quando vistas de cima para baixo, criando um visual bem psicodélico.

Crescem como uma cabeça de repolho normal, mas as pontas da suas folhas são enroladas e crespas, lembrando uma alface ou couve italiana. Por fim, as suas ranhuras centrais são bem definidas e adicionam beleza ao repolho ornamental. É uma espécie que dura até dois anos seguidos.

Inflorescência
Essa espécie mostra as suas flores, que são bem pequenas e amareladas. Entretanto, elas geralmente não têm o mesmo valor ornamental do que as folhas. Elas crescem em forma de espiga e florescem bem acima da cabeça central.

repolho-ornamental

Clima de cultivo do repolho ornamental
De fato, o repolho ornamental se dá melhor em climas subtropicais, mediterrâneos, que imitam as suas origens. Por isso, a luminosidade deve ser controlada, sempre expondo o seu verdinho nos horários mais brandos do dia.

Terra ideal
Até onde se sabe, não existe uma mistura de terra exata para plantar o repolho ornamental. Isso porque ele se dá bem com misturas convencionais que usam terra vegetal de qualidade e um pouco de esterco de boi curtido.

repolho ornamental

Qual o melhor lugar para plantar o repolho ornamental?
Em ambientes internos e externos! Aliás, ele também pode ser cultivado em hortas e jardins também. Usa-se muito em cima de mesas ou estantes para decorar eventos e jantares em noites especiais.

O que não deve ser feito é plantar a variedade em um local que não bata luz nenhuma ou que fique escuro na maior parte do dia.

chuva_b