Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cacro candelabro

O cacto candelabro é uma planta que lembra muito um cacto, mas não é. Essa espécie parece o mandacaru e é tão rústica quanto. Entretanto suas flores diferem e seu caule é preenchido por uma seiva tóxica aos humanos.

Portanto, sempre que for manipular partes do cacto candelabro que estiverem cortadas, lave as mãos. Aliás, muita atenção para não contaminar as suas mucosas durante o manuseio.

É uma espécie arbustiva, de grande porte, que pode ultrapassar os 3 m de altura. Além disso, seus caules sobem, eretos e imponentes, sob o sol ardente do verão.

Ele é nativo da África do Sul, mas se adaptou muito bem ao clima do Brasil. Inclusive, ele é vai bem tanto ao sol pleno quanto a meia sombra.

Afinal, é bem rústico e consegue sobreviver em condições bem precárias, desde que seja bem tratado de vez em quando com a água da chuva. Contudo, isso não é motivo para tratar o seu cacto candelabro mal!

Ele não possui folhagens, então, faz fotossíntese através do seu corpo, que é bem similar aos caules dos cactos do deserto. Porém, ele apresenta menos espinhos do que as variedades mais comuns de cactos, que aparecem nas beiradas e arestas, com coloração escura.

cacto candelabro1

Flores e frutos
Sim, o cacto candelabro possui flores, apesar delas serem pequenas e não chamarem tanta atenção. Elas florescem através desses espinhos salientes, de modo discreto. Por fim, quando polinizadas, geram frutos arredondados, bem únicos, que se exibem nos topos dos caules.

Interessantemente, os frutos contêm sementes que germinam fácil. Porém, o crescimento da espécie é bem lento, caso deseje plantar um e cultivar para vê-lo crescer. Agora, veja as dicas de cultivo para o cacto candelabro.

Como cuidar do cacto candelabro
Como deve se imaginar, é uma espécie que precisa de sol pleno, pelo menos 2 horas diárias, ainda que o mais recomendado é que seja 6. Por isso, cultive sempre e áreas externas ou em varandas que batam bastante sol.

Já para o tipo de terra, o cacto candelabro é uma planta que prefere algo mais arenoso e drenante, que imita as condições originais de cultivo. Mas, ele consegue se desenvolver também em misturas mais nutritivas de terra, com mais teor de matéria orgânica.

cacto candelabro

Rega ideal
Regue quando perceber que a terra secou por completo. Nesse cenário, regue abundantemente, para que o seu companheiro possa absorver a quantidade ideal para o seu tamanho de corpo. Caso esteja plantando em vasos, certifique-se de que ele tenha furos drenantes para escoar o excesso.

Adubação
Ainda que a planta seja grande, não há a necessidade de adubar o cacto candelabro. Isso porque seu crescimento é tão lento, que não pede muitos nutrientes disponíveis de forma imediata no solo, como acontece durante e após as adubações.

wisterias

Como todos sabem, muitas das plantas crescem e florescem em determinadas épocas do ano, conforme suas adaptações. Porém, existem espécies de plantas que florescem o ano todo, e podem enfeitar os cômodos da sua casa perfeitamente.

Confira quais são as 3 melhores espécies de plantas que florescem o ano todo. Além disso, quais são os seus cuidados básicos para mantê-las sempre impecáveis. Essas, são espécies de fácil cultivo e muito resistentes, por isso, você não pode deixar de adquirir suas mudas.

Tagetes

Tagetes
A primeira das plantas que florescem o ano todo que indicamos para você, é a tagetes. Nativa do México, essa é uma planta que possui lindas flores, de diferentes tons de amarelo e alaranjado.

Como cuidados básicos, a tagetes necessita de um substrato composto por terra vegetal e terra de jardim, além de ser mantida em um local de pleno sol ou meia sombra. Ainda assim, cuide também das suas regas, que devem ser regulares.

Begonia_Viking

Begônia Viking
Agora, temos a begônia viking, uma das mais bonitas espécies de plantas que florescem o ano todo. Conhecida pelas suas flores, que possuem uma coloração com tons rosa e vermelho, também chama atenção para suas folhas, q são extremamente brilhosas.

Dessa forma, se você pretende cultivar uma muda de begônia, disponha um solo rico em matéria orgânica e a mantenha em um local em que possa receber a luz do sol. Além disso, realize a rega sempre que o solo estiver seco.

sálvia

Sálvia
Por fim, temos a sálvia, uma planta que além de servir como decoração dos espaços da sua casa, é um ótimo remédio caseiro, indicado para problemas como a má digestão e diarreia.

Ainda assim, para manter a sua muda sempre bonita e saudável, mantenha-a em um local onde há sol pleno e realize as regas regularmente, para um melhor desenvolvimento da planta. Dessa forma, é possível ter em seu jardim uma planta linda e perfumada.

Enfim, essas são as 3 plantas que florescem o ano todo, ótimas para decorar o seu jardim e os demais cômodos da sua casa. Além de decoração, como você pôde perceber, é possível utilizar essas espécies para outras tarefas no seu cotidiano.

Sendo assim, escolha já as suas favoritas e adquira uma muda para cultivar. Com certeza, você não vai se arrepender dessa escolha, e sua casa ficará ainda mais bonita e alegre.

trovador