Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




azálea

A azálea é uma espécie de planta que mostra flores lindas e coloridas ao longo da sua vida. Aliás, ele veio da China e é adaptada a ambientes mais áridos e de pouca água. Uma das dicas mais importantes na hora de cultivar a sua azaléia é prestar atenção na composição do solo.

Ela é extremamente importante, porque define se as raízes vão conseguir expandir durante o crescimento da azálea ou não. Além disso, as terras brasileiras são ácidas por natureza e precisam, geralmente, de uma adubação com calcário para poder entrar em uma faixa de PH mais aceitável para o cultivo.

Algumas informações sobre a azálea
Elas crescem como arbustos e apresentam folhas verde-escuras. Enfim, suas flores podem variar na coloração, passando por branco, rosa, vermelho e um misto dessas cores.

Elas lidam relativamente bem com climas mais frios, mas conseguem prosperar em climas mais quentes também.

O que a azálea não gosta de jeito nenhum é de um solo úmido por muito tempo. Portanto, não fique regando sempre o seu vaso, a não ser que viva em um local extremamente quente. Mas, é preciso respeitar a origem da espécie e imitar as condições naturais dela, o melhor possível.

Além disso, as azálea são flores que florescem no inverno. Assim, são ótimas opções para a decoração dos jardins e interiores de casa, uma vez que a maior parte das outras plantas perde as suas flores e folhagens durante o inverno.

azálea3

Luminosidade e rega ideal da azálea
Em relação à luminosidade ideal, ela precisa estar em um local de meia sobra ou sol pleno. Afinal, precisa de pelo menos 4 horas diretas de luz solar para ficar saudável.

A rega deve ser feita espaçadamente. Só regue quando perceber que o solo secou, um ou dois dias depois.

Não fique com medo de regar. Sendo assim, quando precisar, regue abundantemente. O mais importante não é a quantidade de água, mas sim a velocidade de escoamento da sua terra.

Então, para isso, vamos te passar uma mistura de terra top, que vai fazer a sua azálea crescer bastante e embelezar o seu ambiente.

azálea8

Mistura de solo
Para compor o seu solo, pense em utilizar algo que seja bem drenante. Dessa forma, a areia lavada é uma ótima opção para deixar o seu solo mais parecido com o de montanha.

Misture com um pouco de terra vegetal e esterco de boi curtido, nas seguintes proporções:
* 1 parte de areia lavada ou fibra de coco;
* 1 parte de esterco de boi curtido ou produto da compostagem;
* 1 parte de terra vegetal de qualidade;
* 50 gramas de calcário dolomita.

Por fim, essa mistura irá prover os nutrientes necessários para nutrir a sua azálea, ao mesmo tempo em que deixará a terra macia e soltinha.

azálea

O calcário a deixará mais alcalina e neutralizará alguns minerais tóxicos do solo, como por exemplo, o alumínio. Já que ela será cultivada em um espaço limitado (canteiro ou vaso), é importante que essa terra seja bastante nutritiva.

barquinho

Alegria-dos-jardins

A alegria do jardim é uma espécie herbácea perene, de origem brasileira, crescendo a uma altitude de 2.000 a 3.000 m, onde é quente o ano todo e com alta umidade. A forma selvagem, raramente vista em cultivo, atinge 1,3 m de altura.

Além disso, essa planta também é conhecida popularmente como: sálvia, sangue de Adão, cardeal, entre outros.

Essa planta precisa de rega abundante e solo com substrato rico em matéria orgânica. Além disso, ela deve ser plantada em sol pleno.

Regue a alegria do jardim regularmente
A rega da alegria do jardim deve ser espaçada, porém, é necessário realizá-la de forma abundante. Sendo assim, recomendamos que a irrigue quando o solo estiver seco, e na quantidade ideal, ou melhor, sem exageros.

Plante a alegria do jardim em local de sol pleno
A planta alegria deve ser plantada em sol pleno. Portanto, coloque-a onde existe alta incidência do sol. O ideal é plantá-la em um ambiente exposto, possibilitando que a planta receba a iluminação solar.

Por fim, os climas de melhor adaptação dessa espécie brasileira são: tropical, equatorial, subtropical e mediterrâneo.

sálvia

Coloque-a em solo rico em matéria orgânica
A espécie alegria deve ser plantada em substrato com matéria orgânica. Sendo assim, veja alguns compostos excelentes para aumentar a fertilidade da terra: húmus de minhoca, adubo NPK, farinha de ossos e restos de alimentos.

Faça a poda da alegria do jardim depois do florescimento
Recomendamos que realize a poda dessa espécie depois do seu florescimento. Isso revigora essa bela planta.

Além disso, é importante ressaltar que a multiplicação da alegria do jardim ocorre por sementes. Por fim, essa planta se multiplica em qualquer período do ano.

Devido à beleza estonteante da planta alegria, essa espécie é bastante utilizada em ornamentação de praças públicas, parques e áreas externas de condomínios. Vale ressaltar que essa planta ainda consegue atrair as belas borboletas e beija-flores.

sálvia

Você pode encontrar essa planta nas seguintes cores: rosa, creme, roxo e vermelho. Além disso, ela geralmente murcha no período do inverno. Já na primavera, ela brota, apresentando uma bela paisagem em qualquer lugar.

neve