Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




caricata

Graptophyllum pictum, também conhecida popularmente como Planta-caricata e Cróton no nordeste Brasileiro, é da família das Acanthaceae. Sendo originaria da Nova Guiné. É uma planta de clima tropical, subtropical e equatorial, não suporta temperaturas inferiores a 12 °C.

Ela apresenta um tamanho de médio porte, com ciclo de vida perene. Inclusive, o tamanho máximo que ela pode atingir é 2 m de altura.

Essa planta precisa ser cultivada em solo fértil e em local de sol pleno ou meia sombra. Além disso, ela não apresenta uma boa adaptação aos locais que possuem baixas temperaturas – ou seja, sofrem com um rigoroso inverno.

Cultive a espécie caricata em solo fértil
A planta caricata precisa ser cultivada em solo com bom nível de compostos orgânicos. Portanto, utilize as seguintes matérias: restos de alimentos e farinha de ossos. Além disso, a drenagem dessa espécie da Nova Guiné é necessária.

planta caricara

Plante-a em sol pleno ou meia sombra
O cultivo da caricata é bem flexível, pois é necessário plantá-la em sol pleno ou meia sombra. O ideal é que essa planta seja cultivada em ambiente arejado, que tenha luz do sol infiltrada. Isso porque a caricata deve receber cerca de três horas de iluminação solar diariamente.

Portanto, escolha os melhores lugares do seu lar para plantá-la, considerando que a caricata precisa de iluminação solar todos os dias. Por fim, os climas perfeitos para plantar essa espécie são: equatorial, tropical e subtropical.

Realize a rega da caricata deve ser feita três vezes por semana
A rega da planta caricata deve ser realizada cerca de três vezes por semana. Apesar da alta frequência, você precisa tomar cuidado com o seguinte: essa espécie não tolera o encharcamento. Portanto, não exagere na quantidade de água!

Cultivo dessa planta no clima brasileiro!
Vale ressaltar que essa planta apresenta boa adaptação ao clima brasileiro, ou seja, o tropical. Portanto, você pode plantar a caricata na sua casa ou em qualquer ambiente externo, pois ela crescerá perfeitamente.

Você ainda pode cultivá-la em dois “locais” diferentes: vasos ou jardins. Fica à sua escolha!

Por fim, a propagação da caricata ocorre através de estacas.

lazer

orquídeas suspensas

Naturalmente, as orquídeas possuem raízes que precisam ficar, na maior parte do tempo, secas, para que não apodreçam.

Ainda assim, existem algumas poucas espécies que se adaptaram ao solo e se dão melhor com a terra. Dessa forma, as raízes expostas ao ar absorvem brevemente a água da rega e da chuva.

A absorção de nutrientes pelas orquídeas
Como a água passa muito rápido pelas raízes, devido à gravidade, as orquídeas não têm muito tempo para absorver os nutrientes no líquido.

Além disso, não têm acesso aos minerais disponíveis no solo. Assim, fica mais difícil conseguir repor os nutrientes para que a sua verdinha cresça de forma bela.

Nas florestas, água das chuvas provavelmente é mais rica em compostos que ajudam as orquídeas a se desenvolverem.

Lá, elas estão em um ambiente mais limpo, integrado e com mais microorganismos que podem assumir um papel importante na sua saúde. Entretanto, isso não acontece quando a cultiva em casa. Por isso, se torna importante adubar para prover algo que falta.

Conheça a adubação foliar
Uma outra forma de fazer a adubação das suas orquídeas é pelas folhas. Sim, apesar de não ser tão eficiente como a adubação terrena, é um dos modos possíveis de adubação. Afinal, se elas estão crescendo em um ambiente pobre, elas precisarão de nutrição para viver.

Mas, essa adubação não toma lugar da adubação pelas raízes. Afinal, as folhas grossas das orquídeas não conseguem absorver tanto quanto as raízes.

Para fazer a adubação foliar, misture água com a quantidade correta de fertilizante foliar (veja a caixa do produto), ponha a mistura em um borrifador e aplique sobre as folhas.

A frequência também varia, dependendo do produto e da concentração. Enfim, aplique sempre nos horários mais amenos do sol.

Bifrenaria Harrissoniae

Outra forma de adubar as suas orquídeas
A outra forma de adubação é por meio do basacote. Ele é um adubo em forma de pequenas bolas, encerado, que compõem vários minerais necessários para o metabolismo da planta.

Então, para fazer, coloque algumas bolinhas dentro de um saquinho permeável, pode ser um pano de filó improvisado e amarre em cima com um barbante.

Depois, amarre esse saco cerca de 10 cn acima do local onde suas orquídeas estão. Em seguida, faça a rega.

A água irá dissolver o adubo e o gotejamento irá fertilizar as raízes expostas da sua planta. Com isso, as suas orquídeas ficarão mais fortes e felizes!

janela-brisa