Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Maranta-Tricolor

A Maranta Tricolor é uma planta que se acredita ser existem cerca de 25 espécies, planta que pertence ao gênero da família Marantácea, grupo de plantas que deve o nome ao italiano Bartolomé Maranta, botânico de Venosa.

Existem diversas plantas consideradas exóticas e chamativas. Entretanto, a maranta-tricolor consegue fazer parte de plantas comuns e, ao mesmo tempo, chamativas e diferentes.

Entretanto, ter uma planta como essa requer alguns cuidados importantes e agora vamos te mostrar como cuidar dela. Sendo assim, veja mais esse artigo que pode te ajudar com dicas de jardinagem para iniciantes.

Essas variedades renomadas de plantas  são nativos das florestas tropicais da América do Sul, especificamente do Brasil.

Esta planta surge no início do verão fazendo com que pareçam discretos, são as folhas ovais, que atingem até 15 cm de comprimento e eles são diferenciados por uma coloração particular, como listras e manchas de várias cores em um fundo verde claro ou escuro.

Esta planta também é conhecida como a planta dos 10 mandamentos e popularmente como a flor da Oração.

Quando maranta tricolor é jovem, rasteja pela superfície e à medida que cresce não é feito nenhum aparamento e as suas folhas podem ser rosa a vermelho ou verde azulado, enquanto a parte superior pode ser do verde claro ao quase preto.

Cuidando da Maranta tricolor Esta planta é extremamente delicada, a rega frequente é importante e deve seguir um regime de rega adequado.

maranta

No verão, regar deve ocorrer a cada três a quatro dias, sem deixá-los murchar. No inverno, a planta é regada com água morna, quando a terra seca. É preciso certificar-se muito bem de que o solo não secou muito, devendo a água ser morna com um pH de 4 a 5,5, evitando o excesso de água no substrato, mas evitando que o solo seque.

Esta planta deve ser borrifada com água e frequentemente entre maio e setembro, mais especialmente de setembro a fevereiro.

Esta planta aceita bem a luz solar, mas seria muito melhor tê-los na meia sombra. Em um lado escuro ou entre o sol e a sombra.

Você precisa de um temperatura que é quente à noite.

Para realizar um transplante, isso deve ser feito na primavera.

Essa planta é algo sujeito a doenças. Portanto, se você quer uma planta Maranta Tricolor que não esteja doente, você não pode deixar a planta secar muito e estar totalmente ciente da rega, do solo e dos nutrientes.

A planta também deve ser fertilizada pela primeira vez da primavera ao verão com um fertilizante líquido a cada 15_20 dias e trocando a panela uma vez por ano, sendo a forma mais rápida e adequada para a multiplicação da maranta tricolor.

Como vocês podem ver, é uma planta que deve ser cuidada e muito mimada, podendo dizer que é uma planta bastante caprichosa, mas se você cuidar bem dela, ela irá deliciá-lo com sua aparência doce e maravilhosa.

Maranta-Tricolor

Características da Maranta tricolor
Trata-se de uma planta tropical perene, de baixo crescimento e que está formando aglomerados.

É caracterizada por sua bela folhagem e geralmente cresce até 12-15 cm de altura e largura, com folhas elipsóides a ovais, predominantemente verdes e até 5 centímetros de comprimento, com padrões, linhas, manchas e sombras marcantes.

A parte inferior da folha é verde-acinzentada a verde-púrpura, sendo como dissemos anteriormente uma planta nativa do Brasil.

As folhas fecham-se à noite de maneira semelhante às mãos que oram, daí o nome comum da planta Prayer.

As flores brancas de dois lábios com manchas roxas geralmente florescem em pontas delgadas no final da primavera até o início do verão, mas aparecem raramente em plantas de interior e as flores pequenas são um tanto atraentes, mas ornamentais insignificantes.

beijaflor

enterolobium contortisiliquum01

O tamboril é uma árvore decídua e frondosa, pertencente à família das Fabaceae. De porte grande, costuma alcançar de 20 a 35 m de altura, e de 80 a 160 cm de diâmetro de tronco.

Ocorre naturalmente em florestas pluviais e semidecíduas do norte ao sul do Brasil. Suas folhas são alternas, bipinadas (recompostas), com 3 a 7 pares de pequenos folíolos oblongos. Apresenta copa ampla, com ramificação cimosa e raízes longas e calibrosas.

As inflorescências globosas e do tipo capítulo despontam no verão, com cerca de 10 a 20 flores brancas. Os frutos são do tipo vagem, recurvadas e semilenhosas, em formato de rim ou de orelha, o que rendeu a esta espécie diversos nomes populares.

Eles surgem verdes e se tornam pretos entre os meses de junho e julho, quando amadurecem. Cada fruto pode conter de 2 a 12 sementes, brilhantes e de coloração marrom.

O tamboril no paisagismo
O tamboril é uma árvore que fornece boa sombra na primavera e verão, e no inverno perde as suas folhas, deixando a luz do sol passar. É, portanto, bastante apropriada para arborização de regiões com estações bem marcadas.

É uma espécie pioneira, de rápido crescimento inicial e muito rústica, apropriada para áreas de reflorestamento.

Sua madeira é leve, macia, pouco resistente e utilizada na fabricação de canoas, caixotaria em geral, brinquedos, compensados, entre outros. As saponinas encontradas nos frutos e na casca são aproveitadas para produção de sabões.

inflorescências

O cultivo do tamboril
O tamboril deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil, preferencialmente úmido e irrigado no primeiro ano de implantação. Multiplica-se por sementes.

Após a quebra da dormência com desponte, escarificação, ácido sulfúrico ou água, as sementes germinam em 10 a 20 dias. Elas devem ser semeadas em saquinhos preparados com solo adubado. As mudas já podem ser plantadas em definitivo depois de 4 meses em viveiros sob meia-sombra.

enterolobium contortisiliquum03

Alerta
Os frutos contém saponinas responsáveis por sérias intoxicações em herbívoros, que ocorrem geralmente durante a escassez de alimentos. Evitar plantar em pastagens.

brisa_5