Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




lezpedeza

A lespedeza é um arbusto florífero, de ramagem arqueada e textura semilenhosa, nativo da China e Japão. Pertencente à família das Fabaceae, ele pode ser decíduo ou perenifólio, dependendo do clima onde esteja sendo cultivado.

Em locais de clima temperado, ele perde suas folhas durante o inverno, voltando a rebrotar na primavera. Caso a planta venha a morrer, será necessário fazer um novo plantio.

Em regiões de clima subtropical, ela tem ciclo de vida perene e apenas reduz seu crescimento vegetativo no inverno. Pode atingir cerca de 2 metros de altura e 3 metros de diâmetro, sendo considerada de rápido crescimento.

Seus ramos são longos e arqueados, dando ao conjunto com um aspecto de cascata. As folhas são trifoliadas (em três) e alternas, arranjadas de forma espiralada sobre os ramos, com folíolos verde-azulados, elípticos a lanceolados.

As inflorescências de coloração rosa-escuro surgem no final do verão e início do outono. Elas são panículas de rácemos, com flores que parecem muito com as de ervilhas.

Alguns exemplos de cultivares são a ‘Edo Shibori‘, de flores bicolores, a ‘VA-70‘ e ‘Amquail‘, selecionadas por sua resistência e para servir de abrigo e alimento à vida silvestre, a ‘White Fountain‘, de flores brancas, e ‘Gibraltar‘, de flores cor-de-rosa.

As flores produzem abundante néctar e são bastante atrativas para abelhas e borboletas. O fruto é do tipo legume, com sementes pretas.

lespedeza-thunbergii

A lespedeza no paisagismo
No jardim, a lespedeza deve ter seu formato em cascata valorizado, de modo que é ideal para ser plantada isolada ou em renques. Desta forma, ela será o destaque, coroando muros e pérgolas ou em composição com outras espécies, principalmente em jardins de estilo inglês ou cottage.

A textura fina da folhagem, a forma incomum e as flores em profusão, que surgem depois que a maioria das espécies já floresceu, tornam essa espécie bastante interessante no paisagismo.

Funciona muito bem em taludes, assim como para embelezar canteiros centrais de avenidas.

Por conta de seu tamanho, é necessário que ela seja estabelecia em espaços amplos. Exige pouca manutenção, somente podas drásticas no final do inverno e adubação no período de crescimento e floração.

lespedeza ‘White Fountain'

O cultivo da lespedeza
A lespedeza deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solos férteis, bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente, especialmente no primeiro ano de implantação.

Após bem estabelecida, torna-se resistente a curtos períodos de estiagem. Tolera o frio e geadas leves, além de ser resistente a pragas e doenças.

Multiplica-se por sementes, estaquia, mergulhia e por separação das mudas naturalmente formadas entorno da planta mãe, devido aos ramos que tocam no solo e enraizam.

Mas fiquem atentos, pois esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

chuvas-2