Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




regar1

Planta não precisa ser regada diariamente, mas sempre pinta aquela dúvida quando precisamos ficar ausentes por alguns dias. Vai ficar fora um final de semana? Conseguiu esticar mais alguns dias?

3 dias fora: regar em abundância
Ficar fora de casa por três dias é possível pra quase todos os mortais. Quem nunca pegou um fim de semana pra viajar?

Pra casos assim, uma rega em abundância é o suficiente pra garantir que suas verdinhas fiquem hidratadas na sua ausência.

Molhe sem dó o substrato e coloque um prato plástico embaixo dos vasos ajudará a evitar que o excedente de água escoe pela casa e ainda garante um extra de umidade pras plantas. Se achar necessário, faça antes uma imersão.

5 dias: junte as plantas
Pra quem fica até cinco dias fora, ainda dá pra usar o mesmo truque anterior, mas agora, com um reforço: junte o máximo de plantas que puder e crie um maciço verde – isso garante que uma planta fornece umidade pra sua vizinha, como se fosse uma micro floresta tropical.

Quem já deixou uma toalha embolada depois do banho sabe que ela seca muito lentamente e esse é o mesmo processo que acontece aqui.

rega

7 dias: use pedras
Sete dias fora? Uma semana de ausência precisa de algumas medidas adicionais pra manter as plantas úmidas por tanto tempo. Além dos dois truques anteriores, pegue um prato bem grande ou uma bandeja e cubra com pedrinhas como seixo de rio ou brita (só não vale argila expandida).

Apoie todos os vasos nesse prato, regue as plantas e complete com água o fundo onde já estão as pedrinhas. Essa lâmina de água vai evaporar aos poucos e manterá toda a turma verde úmida por mais tempo.

Pra evitar que os mosquitos façam a festa, uma tampinha de água sanitária pra cada um litro de água já resolve a parada.

regar

10 dias: saco plástico transparente
Dez dias de ausência são quase férias, então é preciso garantir que a umidade não deixe as plantas. Um saco bem grande, daqueles que as lavanderias entregam a roupa de cama ou um vestido, é o truque que você terá na manga pra esses dias de mini férias.

Molhe bastante as plantas, agrupe-as, coloque o prato com pedras e, faça uma estufa improvisada com o saco. O vapor vai circular por ali mas não encontrará saída.

É exatamente o que acontece em um terrário. Ah, o saco plástico precisa ser transparente pras plantas receberem a claridade.

Curta seu passeio e na volta, encontrará suas plantas hidratadas, saudáveis e, no máximo, com saudade de você.

Se for ficar mais de dez dias fora de casa, um vizinho, amigo ou alguém de confiança que possa passar pra regar suas plantas é uma ótima opção! As palhinhas protetoras também ajudam a manter o substrato úmido por mais tempo.

janel159