Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cotyledon-tomentosa

O nome da planta pode gerar certa curiosidade. E ele lhe faz jus ao nome, já que as folhas da planta são gordinhas e realmente lembram uma pegada de urso.

São lindas, fáceis de cuidar e podem dar um brilho no seu cantinho de suculentas, como nunca viu.

Essa espécie não alcança grandes alturas como algumas suculentas, mas se bem cuidada, podem chegar até a 30 cm.

Geralmente na primavera, período em que a Cotyledon tomentosa desenvolve haste floral, apresenta lindas flores alaranjadas em forma de sino, fica realmente linda.

Apesar da Pata de urso ser uma espécie de fácil cultivo, suas folhas são frágeis, então devemos cuidar ao manusear essa espécie.

Veja em seguidas algumas dicas incríveis para você criar a sua plantinha o mais saudável possível.

Substrato para a planta
Assim como a maioria das suculentas, a pata de urso não precisa ter um substrato cheio de nutrientes para ser forte e cheia de vida.

Elas são perfeitamente capazes de resistir em um solo pobre. Porém, você deve se atentar a drenar e deixar o solo o mais arenoso possível. Se quiser, opte por adubar bastante com substratos próprios para cactos e suculentas.

pata de urso

Iluminação
Assim como os cactos, você deve saber que as suculentas adoram sol. Por isso, ao colocar a sua muda num vaso adequado e com os substratos necessários, coloque-a em um local bem iluminado pela luz natural.

Mas, tome cuidado com a luz direta do sol. Pelo menos, nos primeiros dias, quando ela ainda estiver em processo de enraizamento.

Tempo de rega
A rega da suculenta pata de urso não é muito diferente das outras espécies. Por terem as folhas gordinhas e peludinhas, elas acabam por armazenarem água em seu caule.

Por esse mesmo motivo, não precisam ser regadas com muita frequência. Sempre fique atento ao solo, fazendo a rega somente quando perceber que ele está seco.

Tome bastante cuidado no verão, pois, como é mais quente, a água evapora com mais facilidade. Nesse período, é importante fazer a rega a cada quatro ou cinco dias, de acordo com a necessidade que você notar na sua suculenta.

Cotyledon_tomentosa

Vasos
Sabemos que os vasos de cerâmica são lindos em qualquer decoração, mas eles podem se tornar um problema na hora da rega. Isso porque, por possuírem superfície absorvível, podem sequestrar água das suas plantas.

Preste atenção que você pode notar o solo seco com mais frequência ao colocar a suculenta em um vaso de cerâmica. Por outro lado, os vasos de plásticos não absorvem a água. Dessa maneira, pode ser mais propício para suas plantas que escolha os vasinhos de plástico.

Eles retêm água por mais tempo e deixam o solo sempre úmido para não ficar secas com facilidade.

pata-de-urso

Cuidando com as pragas em sua Cotyledon tomentosa
Assim como a maioria das plantas da sua espécie, as folhas da Pata de Urso são uma grande atração para as pragas, em especial as cochonilhas.

Para manter sua Cotyledon sempre linda e bem cuidada, faça inspeções com frequência, e com atenção, pois as cochonilhas se escondem muito bem nas folhas felpudas!!

Para acabar com as cochonilhas não é muito difícil, mas devemos pegar o problema logo no início, se não ele se espalha por tudo e vira um caos!

E lembre-se! Se você encontrou uma cochonilha em sua plantinha, faça um pente fino em todas as outras suculentas que estavam próximas, elas também podem precisar de ajuda!

banquinho