Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cactos

Cactos dão flores e são lindas. Mesmo com aquela aparência durona e com espinhos, essas plantas gordinhas mostram toda sua delicadeza e beleza na hora de atrair polinizadores com suas florações.

Sol, adubo e rega
Por serem plantas de origem de locais desérticos, os cactos precisam de certas condições climáticas. Além disso, a planta precisa atingir a idade certa pra começar a florir.

E, mesmo sendo uma planta que se desenvolveu por milênios em locais com poucos recursos, dar uma forcinha nos nutrientes é uma forma de criar as condições idéias pro cacto ficar feliz e dar flores. Vamos às três dicas!

* 1- Ofereça Sol o dia todo
Se num deserto existe muito Sol no dia, ao cair da noite o frio chega de uma forma brutal. Essa diferença de temperatura entre o dia e a noite é chamada de amplitude térmica.

Como a grande maioria dos cactos ornamentais são originários das regiões desérticas da América Central, oferecer o máximo de Sol pra sua planta vai deixá-la bem contente. Locais sombreados, centro de mesas da sala e, pior, um lavabo escuro, não é o melhor ambiente pro seu cacto.

Se ele está sem ver a luz do Sol por muitos meses, vá mexendo a cada semana o vaso pra um lugar mais ensolarado, até que ele se habitue à receber luz solar o dia todo.

cacto florido

* 2 – Adube com fósforo
Esse macronutriente estimula a floração. As plantas precisam, em média, de vinte nutrientes pra se desenvolverem saudáveis mas, o fósforo é o mais importante pra que as verdinhas, incluindo aí os cactos, floresçam.

Verifique o rótulo do seu adubo e veja se o fósforo está presente. Em adubos como NPK, o fósforo sempre existe (é o P da sigla) mas ele não é a única fonte desse nutriente. Adubos orgânicos possuem fósforo e é encontrado no Bokashi e nas farinhas de osso, peixe e de sangue.

cacto

* 3 – Estimule o estresse hídrico
Pode  parecer estranho mas, fazer seus cactos passarem por um período sem regas é uma forma de incentivar a planta a florescer.

Isso acontece na natureza, até porque no deserto, existem chuvas pesadas e elas ocorrem em intervalos gigantescos entre uma e outra. A estrutura de um cacto é um reservatório natural de líquido, então ela não sofre com períodos longos de estiagem.

Seguindo essas três dicas, seu cacto vai florir. Mas, só funciona com os três truques, não vale aplicar um ou dois. Logo surgirão flores nos seus cactos e será a hora de você fotografar e se encantar com a delicadeza das pétalas dessas flores.

Como toda flor, ela dura um período curto, mas você certamente irá curtir muito essa fase do seu cacto!

Fadinha

Chamada popularmente de mãe-de-milhares, a Kalanchoe daigremontiana é uma planta suculenta, que ganhou este apelido por ter uma característica muito particular. Da ponta de suas folhas, brotam inúmeros bulbos que rapidamente transformam-se em novas mudas.

Além de ser uma planta de fácil cultivo, ela pode sobreviver a condições secas e quentes, e mesmo assim se espalhar com facilidade.

Mãe-de-milhares não é um nome muito conhecido, mas é uma suculenta que se prolifera muito rápido e em grande quantidade. Essa planta possui grandes folhas azuis-esverdeadas e longas.

Apesar da bela aparência, algumas pessoas têm dificuldade em cultivá-la por elas ser uma espécie muito invasora. Além de ser uma planta de fácil cultivo, ela pode sobreviver a condições srcas e quentes, e mesmo assim se espalhar com facilidade.

Com alguns cuidados especiais e essas dicas você pode cultivar a mãe-de-milhares em casa sem problemas e garantir uma bela decoração.

mãe de milhares

Como cultivar a mãe-de-milhares
Por ser uma planta bem resistente não precisa de muitos cuidados além dos habituais do cultivo convencional.

Solo
O solo não precisa ser necessariamente rico em nutrientes, quanto menos drenagem tiver o substrato, mais facilitado será o crescimento das raízes.

Luz
Essa suculenta assim como as outras adora sol, então precisa receber o máximo de tempo de luz solar direta que o seu ambiente puder oferecer.

Rega
Mantenha o solo úmido, o substrato não pode ficar seco nem encharcado, isso pode fazer as raízes apodrecerem.

Kalanchoe daigremontiana

Vaso
Como essa é uma planta que se propaga muito rápido e sem controle, o mais indicado é que o cultivo seja feito em vaso ao invés de solo, para ser mais controlado.

Cuidados
A Mãe-de-milhares de espalha com muita facilidade.

Cuidado porque essa planta é tóxica para animais de estimação, evite deixá-la em locais de fácil acesso para os pets.

Mantenha a mãe-de-milhares longe de outras plantas. Fora da estação quando a planta mãe morre, suas flores caem, e onde ficam produzem várias outras pequenas mudas, que invadem e crescem em outras plantações.

Essa  suculenta demora poucas semanas para crescer saudável  após o seu plantio, é perfeita para quem tem pressa em deixar a casa mais verde, e o único cuidado, como o nome já diz, é que ela se espalhe muito e produza milhares de outras.

agua xzO

lezpedeza

A lespedeza é um arbusto florífero, de ramagem arqueada e textura semilenhosa, nativo da China e Japão. Pertencente à família das Fabaceae, ele pode ser decíduo ou perenifólio, dependendo do clima onde esteja sendo cultivado.

Em locais de clima temperado, ele perde suas folhas durante o inverno, voltando a rebrotar na primavera. Caso a planta venha a morrer, será necessário fazer um novo plantio.

Em regiões de clima subtropical, ela tem ciclo de vida perene e apenas reduz seu crescimento vegetativo no inverno. Pode atingir cerca de 2 metros de altura e 3 metros de diâmetro, sendo considerada de rápido crescimento.

Seus ramos são longos e arqueados, dando ao conjunto com um aspecto de cascata. As folhas são trifoliadas (em três) e alternas, arranjadas de forma espiralada sobre os ramos, com folíolos verde-azulados, elípticos a lanceolados.

As inflorescências de coloração rosa-escuro surgem no final do verão e início do outono. Elas são panículas de rácemos, com flores que parecem muito com as de ervilhas.

Alguns exemplos de cultivares são a ‘Edo Shibori‘, de flores bicolores, a ‘VA-70‘ e ‘Amquail‘, selecionadas por sua resistência e para servir de abrigo e alimento à vida silvestre, a ‘White Fountain‘, de flores brancas, e ‘Gibraltar‘, de flores cor-de-rosa.

As flores produzem abundante néctar e são bastante atrativas para abelhas e borboletas. O fruto é do tipo legume, com sementes pretas.

lespedeza-thunbergii

A lespedeza no paisagismo
No jardim, a lespedeza deve ter seu formato em cascata valorizado, de modo que é ideal para ser plantada isolada ou em renques. Desta forma, ela será o destaque, coroando muros e pérgolas ou em composição com outras espécies, principalmente em jardins de estilo inglês ou cottage.

A textura fina da folhagem, a forma incomum e as flores em profusão, que surgem depois que a maioria das espécies já floresceu, tornam essa espécie bastante interessante no paisagismo.

Funciona muito bem em taludes, assim como para embelezar canteiros centrais de avenidas.

Por conta de seu tamanho, é necessário que ela seja estabelecia em espaços amplos. Exige pouca manutenção, somente podas drásticas no final do inverno e adubação no período de crescimento e floração.

lespedeza ‘White Fountain'

O cultivo da lespedeza
A lespedeza deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solos férteis, bem drenáveis, enriquecidos com matéria orgânica e irrigados regularmente, especialmente no primeiro ano de implantação.

Após bem estabelecida, torna-se resistente a curtos períodos de estiagem. Tolera o frio e geadas leves, além de ser resistente a pragas e doenças.

Multiplica-se por sementes, estaquia, mergulhia e por separação das mudas naturalmente formadas entorno da planta mãe, devido aos ramos que tocam no solo e enraizam.

Mas fiquem atentos, pois esta espécie pode se tornar invasiva em determinadas situações.

chuvas-2

regar1

Planta não precisa ser regada diariamente, mas sempre pinta aquela dúvida quando precisamos ficar ausentes por alguns dias. Vai ficar fora um final de semana? Conseguiu esticar mais alguns dias?

3 dias fora: regar em abundância
Ficar fora de casa por três dias é possível pra quase todos os mortais. Quem nunca pegou um fim de semana pra viajar?

Pra casos assim, uma rega em abundância é o suficiente pra garantir que suas verdinhas fiquem hidratadas na sua ausência.

Molhe sem dó o substrato e coloque um prato plástico embaixo dos vasos ajudará a evitar que o excedente de água escoe pela casa e ainda garante um extra de umidade pras plantas. Se achar necessário, faça antes uma imersão.

5 dias: junte as plantas
Pra quem fica até cinco dias fora, ainda dá pra usar o mesmo truque anterior, mas agora, com um reforço: junte o máximo de plantas que puder e crie um maciço verde – isso garante que uma planta fornece umidade pra sua vizinha, como se fosse uma micro floresta tropical.

Quem já deixou uma toalha embolada depois do banho sabe que ela seca muito lentamente e esse é o mesmo processo que acontece aqui.

rega

7 dias: use pedras
Sete dias fora? Uma semana de ausência precisa de algumas medidas adicionais pra manter as plantas úmidas por tanto tempo. Além dos dois truques anteriores, pegue um prato bem grande ou uma bandeja e cubra com pedrinhas como seixo de rio ou brita (só não vale argila expandida).

Apoie todos os vasos nesse prato, regue as plantas e complete com água o fundo onde já estão as pedrinhas. Essa lâmina de água vai evaporar aos poucos e manterá toda a turma verde úmida por mais tempo.

Pra evitar que os mosquitos façam a festa, uma tampinha de água sanitária pra cada um litro de água já resolve a parada.

regar

10 dias: saco plástico transparente
Dez dias de ausência são quase férias, então é preciso garantir que a umidade não deixe as plantas. Um saco bem grande, daqueles que as lavanderias entregam a roupa de cama ou um vestido, é o truque que você terá na manga pra esses dias de mini férias.

Molhe bastante as plantas, agrupe-as, coloque o prato com pedras e, faça uma estufa improvisada com o saco. O vapor vai circular por ali mas não encontrará saída.

É exatamente o que acontece em um terrário. Ah, o saco plástico precisa ser transparente pras plantas receberem a claridade.

Curta seu passeio e na volta, encontrará suas plantas hidratadas, saudáveis e, no máximo, com saudade de você.

Se for ficar mais de dez dias fora de casa, um vizinho, amigo ou alguém de confiança que possa passar pra regar suas plantas é uma ótima opção! As palhinhas protetoras também ajudam a manter o substrato úmido por mais tempo.

janel159