Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




 petrea volubilis

A flor-de-são-miguel é uma trepadeira muito florífera e ornamental, frequentemente utilizada para cobrir pergolados, telas, grades ou ainda se apoiando em muros.

Pertence a família Verbenaceae e sua origem é da América Latina. Possui crescimento vigoroso e caule lenhoso, sendo possível também o cultivo e condução como arbusto grande, mas precisam de tutoramento em quaisquer forma.

As flores se formam em cachos grandes, com mais de 30 cm de comprimento, podendo apresentar coloração azul-arroxeado (mais comum) o até uma variedade com flores brancas.

Prefere o cultivo a pleno sol, mas tolera e se desenvolve de maneira satisfatória a meia sombra.

Também conhecida como viuvinha, a flor de São Miguel pode ser plantada de um jeito super simples e fácil, basta prestar bastante atenção as dicas.

Antes de mais nada, você precisa saber que para fazer a muda de São Miguel você vai precisar de um bom substrato, que pode ser feito em casa mesmo.

Nesse contexto, o substrato deve ser feito com terra e algum composto orgânico simples, como húmus de minhoca.

dlor de são miguel

Assim, depois de misturar esses ingredientes para fazer as mudas, você deve colocar tanto na terra, quanto em um vaso. Mas vale lembrar que independente do lugar, as mudas devem ser plantadas sempre em um local que tenha contato direto do sol.

Como adubar essa planta?
Adubo para Plantio – Na aplicação direto no solo, independente da espécie recomendamos usar 200 gramas para cada um metro quadrado. Se for aplicar o adubo misturado na terra para um vaso ou jardineira, a dose é de 5 gramas para cada um litro de terra.

E quando a aplicação é na cova de plantio recomendamos a dosagem conforme o tamanho da cova: 30×30x30 cm seria 150 gramas; 40×40x40 cm seria 300 gramas; Espalhar sobre a terra e regar em seguida, ou misturar o produto junto da terra/solo de plantio, revolvendo-a para que o adubo se misture bem. Manutenção: Adubo para Flores

flor de são miguel branca

Para plantas em vasos, jardineiras e forrações a recomendação é diluir 10 gramas em 1 litro de água e regar. E para flores em canteiros no solo recomendamos 50 gramas (1 copo plástico de café) para cada 1 m quadrado. Para vasos, jardineiras e forrações a frequencia é semanal. E para os canteiros de flores a aplicação é a cada 15 dias.

As regas devem ser regulares nos primeiros meses após o plantio, depois de estabelecida, podem ser mais esparsas.

Pode ser cultivada em quase todas as regiões do Brasil, preferindo climas quentes com chuvas bem distribuídas.

Aceita poda?
Sim, pode ser feita a poda dos ramos para adquirir o porte desejado, retirada de ramos secos, utilizando as técnicas e ferramentas corretas de poda.

janela-flor24