Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




curculigo_recurvata

O Capim palmeira é uma herbácea, pertence à família Amarylidaceae, nativa da Ásia tropical, perene, rizomatosa, entoucerada e de 40-50 cm de altura.

A planta tem uma folhagem rizomatosa tipicamente tropical apresentando touceiras bonitas, com suas folhas verdes, grandes, largas e plissadas, que lembram um pouco as folhas das palmeiras.

As inflorescências são ocasionais curtas, formando pequenos buquês de flores amarelas que ficam escondidas sob a folhagem, tornando-se assim de pouca importância ornamental.

Dada a sua rusticidade, o capim palmeira é indicado para jardins de baixa manutenção, onde pode ser cultivado como forração, ou como bordadura, ao longo de canteiros, caminhos e muros.

Devem ser cultivados à meia-sombra ou sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares.

capim palmeira

Aprecia a umidade. Pode se tornar daninha, devido ao crescimento do seu rizoma para além das áreas delimitadas. Sua multiplicação é feita por divisão da touceira.

Sua atração principal são as folhas, é adequada para áreas de sombra peneirada, o que a torna ideal para preencher espaços vazios sob árvores.

Usada na decoração de jardins formando maciços; como bordaduras ao longo de caminhos ou margeando canteiros; também se desenvolvem bem em vasos.

Deve ser cultivado à meia-sombra ou sombra. Não toleram luz direta do sol nas horas mais quente do dia (10h00 as 17h00). Aprecia solo mantido sempre úmido, mas não encharcado.

Planta rústica não necessita de adubo, porém pode-se adubar na primavera-verão com NPK 10-10-10, seguindo a orientação do fabricante.

Devido a emissão de rizomas vigorosos, escapa da área destinada a ela, desenvolvendo rapidamente grande touceira, podendo abafar outras plantas devido ao seu caráter invasivo.

curculito

Em gramado é aconselhável usar separador de grama para delimitar seu crescimento.

Recomenda-se uma fazer uma poda drástica bianual de toda parte aérea da planta, para estimular a renovação da folhagem.

É aconselhável após 2 a 3 anos, efetuar uma  poda radical de toda parte aérea da planta, de forma a estimular novas brotações e revitalização.

neve

Propagação
Multiplica-se facilmente pela divisão de touceiras em qualquer época do ano, deixando um espaço de 50 cm entre mudas.