Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Stenochlaenatenuifolia

A samambaia trepadeira é uma espécie exuberante, grande e versátil que se adapta a várias condições de ambiente. Embora seja uma planta com folhas verdes lindíssimas, que aceita tanto sombra como sol, ela ainda é pouco conhecida no Brasil.

Nativa da África, Malásia e Polinésia, pertence à família Blechnaceae. Seu nome científico Stenochlaena tenuifolia e recebeu o nome popular de Samambaia trepadeira.

É uma samambaia grande, Ela cresce em florestas costeiras pantanosas ou não, em seu habitat de origem. A planta se propaga muito facilmente como planta de cobertura de solo, cobrindo bem rápido grandes áreas.

Além disso, a samambaia trepadeira possui características epífitas, ou sela, usa outras espécies como suporte para o seu progresso, porém, sem que ocorra parasitismo.

Em alguns países, a extração da sua seiva serve como planta medicinal. Aliás, ela também é uma planta alimentícia não convencional. Sendo comum o consumo das suas folhas jovens em países como Madagascar.

A Samambaia trepadeira é rizomatosa com folhas verdes brilhantes e longas, coriáceas e pinadas que atingem cerca de 180 cm de comprimento. As bordas são levemente serrilhadas, e assim como todas as samambaias, ela não floresce.

samambaia-trepadeira

Como cuidar
Assim como em seu habitat normal, a samambaia trepadeira evolui muito bem à sombra de outras árvores. Nesse sentido, é excelente sua utilização como cobertura e forração de solo e jardim.

Ademais, é uma espécie que aceita o cultivo tanto em vasos e jardineiras, como também em vasos suspensos onde suas folhas ficarão pendentes.

Porém, como é uma planta grande, deve-se preparar um suporte nos vasos para que a planta possa se apoiar.

Stenochlaena Tenuifolia

Embora prefira os ambientes de sombra, adequa-se ao cultivo à meia sombra e ao sol, com um solo que esteja umedecido a maior parte do tempo.

Apesar de ser uma planta rústica e firme, ela não se adapta bem do frio. Desse modo, o melhor é cultivá-la em regiões de clima tropical. As regas devem ser frequentes e o ambiente úmido.

A Stenochlaena tenuifolia se propaga mais facilmente por divisão de rizomas, no formato de estacas. Contudo, algumas de suas folhas produzem esporos pelos quais se multiplica.

passarinho