Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunia-4

As petúnias são plantas muito utilizadas em jardins, tanto em canteiros, quanto em vasos e jardineiras. Suas cores podem ser diversas e por isso enfeitam o local deixando um colorido muito bonito.

Petúnias são plantas de crescimento muito rápido e praticamente tomam conta do local onde são plantadas em pouco tempo.

Atualmente a maioria das petúnias vendidas são híbridas, ou seja, são misturas de espécies, onde é possível encontra-las com folhas simples ou dobradas, cor única ou com duas cores na mesma flor, pétalas lisas ou enrugadas etc.

Origem
A petúnia é uma planta nativa da América do Sul, mas foi introduzida em diversos outros locais como México, Cuba, Índia, Porto Rico e outros locais.

Como cultivar petúnias

Iluminação
No Brasil as petúnias se desenvolvem muito bem no sol pleno, porém se possível deixe a planta pegar algum sombreamento durante o dia. O mínimo de iluminação diária exigida pelas petúnias é de 6 horas. A iluminação faz com que a planta floresça melhor.

petúnias

Solo Ideal
As petúnias gostam do solo mais ácido, o que corresponde a maior parte dos solos brasileiros, visto que a maior parte deles são latossolos.

Os latossolos são muito antigos e sofreram intenso intemperismo físico e químico (simplificadamente é a degradação avançada de rochas). Eles são geralmente bem drenantes, ácidos e de baixa fertilidade.

Por esse motivo, quando plantar petúnias em seu jardim, acrescente matéria orgânica para melhorar a fertilidade do solo. Pode ser estercos, bokashi, ou misturar outros compostos orgânicos como o húmus de minhoca.

Temperatura
A temperatura ideal para cultivar essa planta deve ser maior do que 15 ºC durante o dia, apesar de tolerarem temperaturas menores que isso, não é o ideal para essa planta.

Geadas podem danificar e matar as petúnias, portanto, pessoas que moram em regiões frias e com geadas devem evitar ter essa planta.

Irrigação
As petúnias não devem ficar sem irrigação por longos períodos, mas preferem solos bem drenados para que não fiquem encharcadas.

O encharcamento pode causar vários problemas, como apodrecimento de raízes, caules longos e poucas flores.

Não há uma “receita” para irrigação, visto que depende muito da região em que a pessoa vive e da época do ano. Em vasos essa planta pode precisar ser irrigada com mais frequência.

petunias

Espaçamento de plantio
Esse é um dos principais fatores a se atentar para ter um belo cultivo em seu jardim. Acredite, eu mesmo cometi esse erro quando fui plantar em minha casa.

Algumas espécies de petúnia se espalham muito lateralmente (ou horizontalmente). Se plantá-las muito próximas uma das outras você terá dificuldade em dar manutenções, os galhos vão se entrelaçar um no outro.

Plantas entrelaçadas deixam um aspecto colorido no canteiro, visto que se plantar petúnias de diferentes cores umas próximas as outras, as flores vão se misturar, e ficarão um visual bonito:

Apesar disso, a manutenção fica prejudicada, as plantas sofrem mais ataques de pragas, uma planta atrapalha a outra a se desenvolver.

Portanto, para melhor administração de suas plantas, deixe um espaçamento de aproximadamente 30-35 cm entre as plantas de petúnia.

Tudo que foi dito anteriormente dependerá da variedade de sua petúnia, algumas delas possuem um crescimento mais compacto, sendo assim o espaçamento pode ser menor.

Como plantar sementes de petúnia
A propagação por sementes é o método mais tradicional para adquirir petúnias. É muito fácil e não demora muito para as sementes germinarem. Comece pegando uma bandeja de plantio e preenchendo com terra bem leve.

Tente colocar um a duas sementes em cada célula e não enterre muito as sementes, apenas uma fina camada de substrato servirá.

Obs: as sementes são muito pequenas, portanto cuidado ao manuseá-las.

Você pode envolver a bandeja com um plástico para fazer uma estufa, ou simplesmente deixar sem, a germinação ocorrerá em aproximadamente 10 dias.

Se as sementes não forem colocadas em bandeja de germinação e forem plantadas muito próximas umas das outras, você poderá perder mais plantas no processo, visto que você precisará afastá-las umas das outras e as pequenas raízes acabam sendo danificadas no processo.

Lembre-se que a bandeja com as sementes devem ficar em um local sombreado, com bastante luz indireta, além disso, é necessário que fiquem quase sempre úmidas (mas não encharcadas).

Quando as mudinhas tiverem 3 folhas verdadeiras, já será possível o replantio no local definitivo.

petúnias

Como podar e limpar petúnias
Quer que suas petúnias durem mais e fiquem mais bonitas em seu jardim? Além dos cuidados com a iluminação e irrigação, esse é outro segredo.

Retirar os botões florais mortos estende o tempo em que as flores surgirão e também aumentará o número de flores na planta. Além disso, remover as flores mortas ou secando impedirá a maturação de sementes.

Semanalmente retire os botões florais onde as pétalas secaram ou que tenham cápsulas de sementes.

vagalumes-1