Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




rabo-de-burro

A Rabo de Burro, também conhecida pelo seu nome científico Sedum morganianum, é uma das suculentas pendentes mais conhecidas entre os brasileiros!

Isso acontece porque o clima tropical aqui do Brasil é perfeito para o cultivo dessa espécie, já que ela necessita de sol pleno para crescer forte, bonita e saudável.

Vamos conferir informações e dicas de cultivo da suculenta Rabo-de-burro e fique ainda mais encantado com essa espécie, confira!

Principais características da Sedum morganianum
A Rabo-de-burro é uma suculenta pendente que quando cultivada em ambientes ideais, pode alcançar até 1,5 ms de comprimento.

Suas folhas são pequenas, parecidas com pequenos rabos de burro (daí seu nome popular), de cor verde-azulada, carnuda e ponteada e que juntas formam um lindo cacho bem comprido.

Essa suculenta é nativa do México e da Honduras, mas agora pode ser encontrada em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil.

rabo de burro

Como cultivar a suculenta Rabo-de-burro?
Luminosidade:
A Sedum morganianum se desenvolve muito bem ao sol pleno, por isso, deixe a suculenta exposta ao sol por pelo menos 4 horas ao dia.

Nos dias mais quentes, evite expor a suculenta ao sol nos horários mais quentes do dia, principalmente entre às 11 e às 14 horas.

Já nos dias de frio, é importante tomar cuidado, pois a Rabo-de-burro não suporta geadas e temperaturas abaixo de zero!

Regas e umidade:
As regas da suculenta Rabo-de-burro são similares às demais! Por isso, molhe a Sedum morganianum a cada uma semana ou quando perceber que a terra estiver muito seca (nos dias mais quentes, por exemplo, talvez seja necessário regar com mais frequência).

Importante: evite deixar o vaso da suculenta com excesso de água, quando perceber que isso está acontecendo, coloque a planta ao sol imediatamente! A umidade pode apodrecer as raízes da planta e prejudicar o seu desenvolvimento.

Solo e substrato:
O solo da suculenta Rabo-de-burro deve ser bem drenável, assim como falamos no parágrafo acima, ela é bem sensível ao excesso de umidade. Por isso, além da terra adubada, misture um substrato que permita esse escoamento de água.

rabo de burro

Como fazer muda da suculenta Rabo-de-burro?
Fazer mudas da Sedum morganianum é bem simples! Confira a seguir os três melhores métodos de propagação:
* Cortar parte do caule e replantar: Isso vai fazer a parte que foi cortada gerar raízes e a outra parte crescer em outra direção.

* Retirada manual das folhas: As folhas retiradas podem ser cultivadas em um berçário de suculentas, até começarem a brotar.

* Esperar as folhas caírem: No crescimento da suculenta, é natural as folhas mais velhas caírem. Você pode aproveitar essas folhas para gerar novos brotos, colocando-as em um berçário de suculentas.

rio sob ponte