Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Pleomele

A Pleomele parece uma mini-árvore e por isso é considerada uma planta arbustiva. A grande vantagem de tê-la em casa é sua elegância e altivez: seu caule ereto pode chegar a ter três metros de altura.

Seu uso na decoração causa bastante impacto no cômodo onde está e empresta um ar mais clássico e festivo. É um ótimo investimento para quem quer uma planta chamativa, mas informal dentro de casa.

Como Cuidar da Pleomele
Você vai encontrar a Pleomele geralmente em vasos já prontos para serem levados a sua casa. Quem pretende plantá-las em jardins, internos ou externos, precisa replantá-la com cuidado, preservando as raízes e as folhas.

A terra deve ter sido adubada e precisa estar sempre úmida para ajudar no desenvolvimento da planta. A Pleomele gosta da luz do Sol, mas também se dá bem em ambientes de meia luz.

Quando colocadas em um ambiente com ar condicionado, a Pleomele pode ter suas folhas ressecadas. Para que isso não ocorra, use um spray de água diretamente nas folhas pelo menos uma vez por semana.

Plantadas em jardins e podadas da forma correta, a Pleomele também pode funcionar como uma cerca viva. Em dias e noites muito frios, mantenha a sua planta dentro de ambientes fechados e mais quentes pois ela não se dá bem com baixas temperaturas.

Pleomele

Idéias para decorar usando a Pleomele
A Pleomele é altiva e possui uma exuberante folhagem. Suas folhas são verde no centro e brancas na beirada, resultando em efeito diferente. Isso e sua longa altura a fazem uma opção excelente para a decoração.

Algumas idéias de como você pode aproveitar essa planta em sua casa:
* Invista na forma clássica de se usar a Pleomele. Coloque-a em um grande vaso de cerâmica e finalize usando pedregulhos brancos para contrastar. É clássico e chique.

* Um jeito de modernizar o Pleomele é plantá-lo no centro de um grande vaso de vidro revestido com cascalhos que ficarão aparentes. Quem gosta de um estilo mais descolado pode experimentar cascalhos ou pedras coloridas para causar um efeito diferente.

* Use um conjunto de vasos grandes com Pleomele para enfeitar a varanda. O visual de vasos iguais fica bonito e moderno.

* O arbusto da Pleomele sozinho em um vaso causa um efeito chique. Para valorizar, você pode usar uma iluminação de chão que irá iluminar a planta por baixo.

* A planta também fica bem quando combinada com outras plantas de folhagens exuberantes. Coloque vasos iguais um ao lado do outro, com um tipo de planta em cada um.

pleomele-dracaena-reflexa

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. A Pleomele é tipicamente tropical, apreciando o calor e a umidade.

Apesar de crescerem sob sol pleno em regiões subtropicais, elas preferem condições de luz filtrada ou meia-sombra, principalmente quando cultivadas em regiões mais quentes e ensolaradas.

Ela deve ser fertilizada quinzenalmente durante a primavera e verão. É sensível ao frio intenso, a geadas e a salinidade de regiões litorâneas; e tolerante a curtos períodos de estiagem.

Quando mudada bruscamente de ambiente, ela pode se ressentir, perdendo parte das folhas. Sua multiplicação e feita facilmente por estaquia de ramos lenhosos, semi-lenhosos e ponteiros.

passaro

Asplenium antiquum

Uma prima distante da samambaia, a Asplênio é uma planta inimiga do sol pleno e perfeita para ser cultivada em ambientes com luz indireta, o que pode ser muito bom para quem não tem uma casa super iluminada, mas faz questão de ter plantinhas.

A Asplênio tem sido considerada inclusive como a “nova samambaia”, sendo uma ótima opção para quem não abre mão dos clássicos da jardinagem, mas que adora novidades e inovação.

Existem várias espécies e híbridos da planta, mas as mais conhecidas e encontradas por aqui são:

asplenium-nidus
*Asplenium nidus; a mais comum e que possui folhas que lembram folhas de bananeira, com nervura principal das folhas mais escura ou até preta;

Asplenium nidus 'crissie'

* Asplenium crissie, que tem folhas lisas e rígidas, além de ramificações nas extremidades das folhas;

asplenium-antiquum

* Asplenium antiquum, que também pode ser encontrada com o nome de asplênio crespo ou asplênio Osaka, justamente por possuir as folhas longas e crespas;

Asplenium_australasicum

* Asplenium australasicum, que tem folhas em formato de lança e com certa rugosidade no centro.

Onde e como cultivar
Geralmente, plantas que possuem um verde intenso e escuro, assim como a Asplênio, preferem ambientes sombreados e precisam de menos luz,

Essa planta não deve ser cultivada a pleno sol e sim com iluminação indireta. Mas é importante lembrar que nenhuma planta se desenvolve bem no escuro, no breu. Todas precisam de luz para realizar a fotossíntese plenamente.

Fã da umidade e calor, a Asplênio também não é muito indicada para regiões onde as temperaturas são muito baixas. Ela precisa de regas frequentes para manter a terra úmida, mas é preciso evitar encharcar.

Borrifar água nas folhas também é uma boa dica que vai ajudar a manter o clima mais fresco e deixar a asplênio mais bonita.

A asplênio é uma planta de crescimento lento, que não é exigente em adubação.

Podem ser usados adubos específicos para samambaias ou para folhagens. Ou ainda, adubos orgânicos como húmus de minhoca ou farinha de osso.

Na hora de adubar, é importante seguir as recomendações do fabricante e não exagerar na dose nem na frequência. Como é uma planta que se desenvolve lentamente, a adubação pode ser feita de 1 a 2 vezes por ano.

Asplenium Victoria

Planta resistente
Quem costuma matar as plantas acidentalmente pode encontra na Asplênio uma boa aliada para decorar a casa, pois ela é bem resiste.

Ela é pouco exigente e fácil de cuidar. Com seu crescimento lento, não ocupa muito espaço. Deixa ambientes internos mais aconchegantes, bonitos e com clima agradável.

Mas mesmo as plantas mais resistentes não estão livres de pragas e ácaros e cochonilhas também podem afetar a Asplênio.

Mas quando as infestações são descobertas logo no início, uma simples escova de dentes ou até um pano umedecido são suficientes para salvar a planta. Basta limpar a área afetada e ficar de olho para que os bichinhos não voltem.

Se essas pragas já tiverem se espalhado, a dica é borrifar uma solução de detergente neutro diluído em água ou usar inseticidas específicos que podem ser adquiridos em lojas de jardinagem.

É importante lembrar que uma planta nutrida e saudável é menos suscetível ao ataque de pragas e doenças. Por isso mantenha as adubações e cuidados em dia.

Para quem quer fazer mudas da planta, o mais indicado é através da separação das touceiras da planta mãe. Para isso, basta retirar a planta do vaso e separar em várias mudas menores.

O Asplênio não produz sementes. Sua estrutura de reprodução é chamada de esporo: são pequenas bolinhas amarronzadas que surgem no verso das folhas, assim como nas samambaias. O plantio através dos esporos é mais difícil, pois a germinação é lenta e a planta demora se desenvolver.

Asplenium

É importante lembrar que uma planta nutrida e saudável é menos suscetível ao ataque de pragas e doenças. Por isso mantenha as adubações e cuidados em dia.

Para quem quer fazer mudas da planta, o mais indicado é através da separação das touceiras da planta mãe. Para isso, basta retirar a planta do vaso e separar em várias mudas menores.

O Asplênio não produz sementes. Sua estrutura de reprodução é chamada de esporo: são pequenas bolinhas amarronzadas que surgem no verso das folhas, assim como nas samambaias.

O plantio através dos esporos é mais difícil, pois a germinação é lenta e a planta demora se desenvolver.

pingosnas folhas