Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Alocasia_cucullata

A planta Alocásia cucullata ou mais conhecida como coração-de-boi, é uma planta grande, ornamental e de médio porte. Além disso, ela pode chegar até 1 metro de altura. Entretanto, depende do tamanho do vaso que você a cultiva. É uma planta que não exige muitas manutenções

Existem mais de 70 variedades diferentes da Alocásia. É importante deixar essa planta em um local com luminosidade. Ela gosta bastante de luz.

Entretanto, deve ser uma luz difusa e não no sol pleno. Sem luz solar direta para não haver queima das folhas por exposição solar.

Essa planta adora climas quentes, úmidos e com bastante luz natural. Vai muito bem em casas e apartamentos, porque não precisa de luz solar direta para desenvolver.

alocasia-cucullata

Pode ser cultivada na sombra ou meia-sombra e não é muito exigente com regas e manutenções. As regas variam de 1 a 2 vezes por semana e as adubações podem ser feitas a cada três meses com húmus de minhoca ou bokashi e a cada seis meses com o Osmocote 14.14.14 ou 15.09.12.

Para que suas folhas fiquem sempre bonitas e com muito brilho, faça a limpeza usando um pano úmido com água para remover a camada de poeira que fica na superfície da planta. Além de ficar com mais brilho, ainda ajuda na respiração da planta.

luar_21

raízes secas

Abaixo três dicas de ouro que vão te ajudar a recuperar sua orquídea com raízes podres e quase morta! São 3 dicas simples que qualquer cultivador iniciante consegue colocar em prática.Como Salvar Orquídeas com Raízes Podres: 2 Motivos

A sua orquídea pode ficar com raízes podres por dois motivos
*
Por doenças;
* Ou erro no cultivo.

A principal doença que causa o apodrecimento das raízes é a podridão negra, uma doença provocada por fungos ou bactérias.

Os principais sintomas da podridão negra são manchas pretas nas folhas e o apodrecimento causado por essa doença é difícil de ser identificado, sabe por que?

Porque quando as manchas são percebidas nas folhas isso significa que a doença já atingiu caules, pseudobulbos e as raízes.

Então é difícil de notar o apodrecimento das raízes na fase inicial. Porém é possível evitar essa doença.

Para isso basta não deixar o substrato encharcado de água, principalmente não regue sua orquídea durante a noite.

Basta se lembrar, a sua orquídea não pode virar a noite com o substrato molhado.

brassavola_flagellaris_x_cattleya_amethystoglossa1

Agora eu vou te dar 3 dicas ou estratégias fundamentais para você salvar orquídeas com raízes podres.

1 dica: Regue sua orquídea pela manhã
Muitos cultivadores iniciantes perdem suas orquídeas porque erram na hora de regar a sua plantinha.

O principal erro é regar durante a noite! Isso porque as orquídeas que passam a noite com o substrato molhado. Podem contrair a podridão negra, uma doença provocada por bactérias e fungos.

Essa doença provoca manchas pretas nas folhas e o apodrecimento das raízes. O problema é que quando notamos as manchas pretas nas folhas, as raízes já estão afetadas, já estão apodrecidas.

Para evitar a podridão negra precisamos regar a orquídea pela manhã. Isso porque a orquídea não pode virar a noite com o substrato molhado, então regue sua orquídea entre 6 e 9 horas da manhã!

Regue bem. Deixe a água escorrer pelo fundo do vaso. Então essa dica não salva, porém evita, previne que sua orquídea fique com raízes podres. Isso porque é sempre melhor prevenir do que remediar!

2 dica: Salvando sua orquídea no Carvão
Quando a orquídea se encontra com as folhas enrugadas e os pseudobulbos murchos. Ela com certeza já vai estar com as raízes apodrecidas, danificadas e quando as raízes estão comprometidas,

A orquídea não consegue absorver água do substrato. Nesse caso recomendam-se usar o carvão vegetal como substrato para sua orquídea que estão com as raízes podres e quase morta.

Potinara_1

O carvão vegetal:
*
Tem propriedades regenerativas;
* Afasta insetos;
* E é um ótimo bactericida.

Você pode comprar em qualquer loja de jardinagem ou horto.

Basta colocar o carvão vegetal no fundo do vaso da sua orquídea e por cima, você pode completar com uma mistura de casca de coco e casca de pinus.

3 dica: Adube sua orquídea
A orquídea com qualquer outra planta precisa estar bem adubada, ou seja, precisa de nutrientes específicos para que se desenvolva bem.

Então se você deseja que a sua orquídea cresça forte e desenvolva raízes saudáveis, você vai precisar adubar corretamente.

Orquídeas bem adubadas são resistentes a doenças. Existem vários tipos de adubos que são divididos em orgânicos e inorgânicos….

3 exemplos que você pode aplicar na sua orquídea:
* Adubos foliar Forth manutenção;
* Farinha de ossos;
* Torta de mamona.

Sophronitis acuensis

O adubo foliar Forth manutenção é uma composição equilibrada de NPK nas concentrações 30-30-30.

Esse adubo é ideal para cultivadores iniciantes porque já vem pronto para uso, ou seja, não precisa diluir em água.

Não tem erro! Basta pulverizar sobre as raízes de 15 em 15 dias!

Já a farinha de ossos e a torta de mamona são adubos orgânicos poderosos!

A farinha de ossos é rica em Fósforo, elemento muito importante para estimular a floração.

E a torta de mamona possui Nitrogênio, componente que vai estimular o desenvolvimento das raízes.

lago