Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Opuntia microdasys

De aparência felpuda do cacto ‘Opuntia microdasys’ é formada por espinhos finos, geralmente amarelos ou brancos.

A planta também pode ser chamada de orelha-de-Mickey, já que os segmentos com espinhos podem lembrar as orelhas do famoso personagem da Disney

Originária do México, a planta tem segmentos compridos e arredondados que realmente lembram as orelhinhas do animal.

Mas não se deixe enganar pelo aspecto fofo: a espécie contêm espinhos finos que grudam facilmente ao toque e causam incômodo por serem de difícil remoção.

Os espinhos surgem em tufos, que podem ocorrer em cores diferentes conforme a variedade da planta. Os tons amarelados ou brancos são os mais comuns.

Sem ultrapassar os 60 cm de altura, o cacto pode ser cultivado em vasos ou em composição com outras suculentas. O cacto mickey se dá bem em ambientes internos, mas prefere locais de sol pleno.

Para verificar se a luminosidade está adequada para a espécie, basta observar seu crescimento e aparência. Caso os segmentos estejam crescendo muito finos, pode ser um sinal de que a planta precisa de mais luz.

Quanto às regas, é importante tomar cuidado para não afogar a planta. A orientação é hidratá-la somente quando o substrato estiver bastante seco. Em geral, recomenda-se regas espaçadas, principalmente no inverno.

Essa planta precisa de bastante luminosidade natural para crescer. Quanto mais ela receber, mais bela ficará. Então, quer saber mais estratégias de cultivo para deixar o cacto mickey perfeito.

Opuntia_microdasys_var

Cultive a cacto mickey em substrato adubado com areia
O cacto mickey precisa ser cultivado em solo com substrato adubado – com mistura de areia e terra, sendo 50% cada um. Além disso, o seu solo precisa de uma excelente drenagem. Essas são as principais “regras” para deixar o seu cultivo perfeito.

Regue esse cacto uma vez por semana
Essa planta precisa ser regada em períodos espaçados. O ideal é regar essa suculenta cerca de uma vez por semana – principalmente na época do inverno.

Por fim, os especialistas recomendam que a sua rega seja feita somente quando a sua terra estiver completamente seca, pois o excesso pode levar à morte do cacto.

Cultive essa suculenta em ambiente de luz solar direta
Indicamos que essa suculenta seja cultivada em um local que receba luz solar direta, pois a sua espécie é de pleno sol. Além disso, ela tolera muito bem os climas secos e quentes, podendo ser plantada em diversas regiões brasileiras.

Diante disso, se você quiser cultivá-la em apartamentos e casas, indicamos que a coloque em um ambiente com proximidade da janela. Por fim, os climas mais indicados para essa suculenta são: tropical, equatorial, subtropical, oceânico e semi-árido.

opuntia-microdasys

Uma curiosidade é que essa planta também possui um outro apelido muito chamativo: orelha de coelho. Além disso, ela consegue ter boa adaptação às regiões mais frias. Por fim, a sua propagação é bem eficiente e rápida.

Enfim, gostaríamos de recomendar que o cacto mickey deve ficar protegido das crianças, visto que contém espinhos. Aliás, essa espécie conta com flores amarelas, que dificilmente aparecem na sua estrutura.

janela-café

hibisco

O hibisco, de nome científico Hibiscus sabdariffa, é uma planta super comum no Brasil e que tem cada vez mais ganhado fama entre as pessoas.

Isso se deve, em grande parte, ao uso do hibisco na área medicinal, principalmente com relação aos chás que auxiliam no processo de emagrecimento.

No entanto, há muitos outros benefícios oferecidos pelo hibisco, visto que a planta é rica em diversos nutrientes e também apresenta uma oferta interessante de vitaminas, como os tipos A e C.

Tendo isso em vista, qual o melhor lugar para plantar hibiscos? Você saberá disso na sequência; confira dicas de cultivo dessa planta incrível!

Solo
O solo ideal para plantar hibisco deve ser fértil, ter um bom sistema de drenagem e o mais importante: ter um pH elevado, entre 6,0 e 7,0.

hibisco-amarelo-hibiscus-sinensis

Iluminação
Outro ponto de suma importância em se tratando de cultivar hibisco é com relação à iluminação. Embora essa planta possa ser cultivada em qualquer lugar do país (e é bastante comum), até em lugares frios, ela requer de bastante iluminação.

Isso mesmo, é importante plantar o hibisco em um local com bastante incidência de luz solar, pois a iluminação é decisiva para que a planta cresça saudável, forte e para que floresça adequadamente.

Rega
O hibisco necessita de regas equilibradas, sem exageros e sem que o solo fique encharcado. Em regiões com clima mais quente durante boa parte do ano, a frequência das regas pode ser maior.

hibisco21

Como plantar hibisco
O plantio do hibisco deve ser feito por meio de enxertos que possam se reproduzir. Eles são facilmente encontrados em lojas de jardinagem.

É importante seguir as orientações ao adquirir o enxerto e plantar o hibisco num solo enriquecido com matéria orgânica. Lembre-se ainda que é super importante adubar a planta com frequência.

Poda
Com relação à poda do hibisco não há nenhum segredo: deve-se retirar galhos secos, folhas amareladas e outras partes quebradiças da planta. Essa manutenção certamente vai ajudar a planta a crescer saudável e aumentar de tamanho.

Após o plantio, se o cultivo for adequado, o hibisco floresce cerca de seis a oito meses.

janelabuterflay10