Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




hibisco-colibri-malvaviscus-arboreus

O Hibisco colibri é uma planta arbustiva, ramificada que pode chegar a até 4 m de altura! Também conhecido por Malvavisco, nome um tanto engraçado, é originário do México e parte norte da América do Sul.

Em relação aos climas adaptáveis, o Hibisco colibri se adapta bem ao tropical e subtropical, ambos muito presentes no Brasil.

É uma planta bem rústica de fácil cuidado, o que a torna uma opção muito tentadora para quem deseja construir cercas vivas ou arbustos maciços, sem muito tempo para a manutenção diária.

hibisco colibri rosa

Características do Hibisco colibri
Primeiramente, como o próprio já aponta, é uma planta parente do hibisco. As folhas são bem características da espécie, exibindo um tom esverdeado, em formato de gota, com leves dentições macias na borda.

Entretanto, a sua flor não abre tanto quanto a da sua parente. Assim, fica semi-fechada quase que por toda a sua vida e exala tons avermelhados ou rosados, dependendo da variedade.

Necessidades e preferências do Hibisco colibri
Então, chegamos no ponto em que falaremos sobre as necessidades de luminosidade, solo, rega e adubação. Em primeiro lugar, a espécie não é muito exigente em relação ao substrato em que é plantada.

Ainda assim, ela se beneficia e responde muito bem com uma mistura de terra rica em matéria orgânica.

Além disso, para o melhor florescimento, o Hibisco colibri deve ser plantado em um local que bata Sol direto por pelo menos 4 ou 6 horas diárias!

Você sabia que o Sol influencia diretamente na floração de muitas espécies? Por fim, sua floração acontece durante o ano todo.

Hibisco-Colibri

Enfim, as regas devem ser frequentes somente nos períodos em que o Hibisco colibri ainda é uma muda ou está plantada em um vaso de pequeno porte. Isso porque nesse estágio, a planta vai precisar de mais água e umidade para o seu desenvolvimento pleno.

Entretanto, quando a espécie já está grande, se desenvolvendo bem e está plantada em solo aberto, a rega não deve ser uma grande preocupação. Regue quando perceber que o solo está extremamente seco e já não chove há alguns dias.

passarinho_1

orelha de elefante

Se você nunca teve uma planta e quer entrar nesse universo, as suculentas são excelentes opções. Afinal, elas se adaptam facilmente a diferentes ambientes e não são tão difíceis de cuidar. Assim, que tal começar pelas suculentas orelha-de-elefante?

Além da aparência mais rústica, o que chama a atenção são as bordas coloridas, que contrastam com o verde do resto das folhas. Não é à toa que é uma excelente opção de decoração de casas, escritórios e até espaços comerciais.

Inclusive, se você planeja colocá-las no seu jardim junto de outras plantas, não precisa se preocupar com a composição da decoração, já que elas se dão bem com diferentes espécies, como girassóis, azaleias e rosas.

Gostou da idéia de plantar suculentas orelha-de-elefante em casa? Então, não deixe de ler o conteúdo abaixo! A seguir, algumas dicas para você cultivá-las e mantê-las saudáveis. Confira.

Fique atento à rega das suculentas
Assim como outras espécies de suculentas, a planta orelha-de-elefante não pode ter as raízes secas. Por isso, se planeja plantar uma muda em casa, lembre-se que a rega deve ser periódica e nunca esquecida.

Também vale lembrar que a irrigação precisa ser profunda, ou seja, é necessário molhar a terra até a água sair pelos orifícios de drenagem para fazer o cultivo de suculentas com sucesso.

Outra dica importante para cuidar da suculenta orelha-de-elefante é optar por um solo leve, mas não argiloso, para a água passar com facilidade pelas raízes da planta.

orelha-de-elefante

Pense com cuidado no lugar do plantio
Quando for plantar a sua suculenta orelha-de-elefante, é essencial planejar o lugar adequado. Isso porque o ambiente deve oferecer todos os requisitos essenciais para o crescimento saudável da plantinha.

A orelha-de-elefante é resistente ao frio — até -5ºC —, o que não restringe os lugares que você pode cultivá-la no Brasil. Porém, se você vive em uma área com temperaturas menores, é melhor ter uma estufa ou um espaço mais quente.

Além disso, mesmo que ela sobreviva a locais em que a sombra é constante, o ideal é que ela seja exposta aos raios solares todo dia por seis horas, no mínimo. Afinal, em ambientes sem luz solar, o crescimento é mais lento.

Inclusive, escolher um lugar com sol para plantar as suas suculentas serve como um incentivo a mais, já que aquele vermelho tão característico delas só aparece com a exposição ao sol.

Orelha de elefante

Não precisa comprar mudas para ter mais suculentas
Sabia que você consegue ter várias suculentas orelha-de-elefante em casa ao plantar apenas uma? É possível cultivar mudas a partir das folhas, colocando-as em estacas na terra.

Porém, vale um aviso. Ao contrário de outras espécies de suculentas, a orelha-de-elefante é um pouco mais difícil quando o assunto é fazer mudas, por isso não desanime se não conseguir de primeira.

Atente-se às pragas do seu jardim
Depois de alguns meses com a sua orelha-de-elefante, você vai perceber que pulgões e cochonilhas vão querer se alimentar das folhas, por isso uma recomendação é aplicar inseticida para eles não machucarem nem matarem as mudas.

Vale lembrar que, mesmo que os insetos desapareçam depois da aplicação, é importante continuar borrifando por mais uma semana. Isso porque, provavelmente, os ovos ainda não morreram, e as pragas podem voltar.

orelha-de-elefante

Plante em um solo arenoso
Caso não tenha um jardim em casa e vai realizar o plantio em vasos, lembre-se de que a escolha da terra que envolve as raízes é fundamental.

Além do solo arenoso, é essencial comprar um tipo de cobertura, como casca de pinus ou pedriscos, evitando que solo receba sol direto.

Existe uma fórmula para ajudar nas proporções dos materiais: use três frações de solo, duas de areia grossa e uma de perlita. Mexa e ponha no vaso. Lembre-se de que é preciso mais de uma camada de pedras por cima de tudo.

orelha de elefante

Faça a manutenção da sua plantação
Para aprender como cuidar de suculenta, não se esqueça de fazer a manutenção das suculentas orelha-de-elefante. Isso inclui desde trocá-las por um vaso maior a cada ano até retirar as folhas mortas que aparecem com o tempo.

Dessa forma, você deixa a sua planta bonita e forte para continuar crescendo durante anos. Então, tenha os materiais adequados para essa manutenção periódica.

mar