Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




renda-portuguesa

As folhas desta samambaia contêm detalhes e recortes que parecem ter sido bordados à mão. Por isso, ela ficou popularmente conhecida como renda portuguesa ou samambaia-pé-de-coelho.

Além do mais, por ser um vegetal de origem equatorial, esta planta se adaptou bem ao clima tropical do nosso país. Assim, tanto pela beleza, quanto pela facilidade de cultivo, ela é uma ótima alternativa para ornamentar ambientes internos.

Como cultivar a renda portuguesa
A Davallia fejeensis (seu nome científico) é uma espécie do tipo epífita, ou seja, ela utiliza raízes ou troncos de outras plantas para se desenvolver. Desse modo, quando ela é plantada em vaso, seus rizomas crescem para fora do recipiente, à procura de novos espaços para se expandir.

Entretanto, isso não atrapalha em nada o seu cultivo. Sendo assim, vamos ver agora o que deve ser feito para a planta se desenvolver.

renda portuguesa

Qual é o solo ideal para a renda portuguesa?
A renda portuguesa alguns cuidados em relação ao solo. Portanto, se você quer manter as suas folhas sempre verdinhas, utilize terra vegetal e adicione 40% de fertilizante. Além disso, suas raízes se desenvolvem melhor quando são plantadas em cachepots, pois haverá maior oxigenação para elas.

Pode encharcar a terra?
De forma alguma. Se o solo for mantido encharcado, as raízes da samambaia apodrecerão. Desse modo, faça a rega apenas por necessidade.

Além disso, você pode adicionar substrato e areia à terra, para melhorar o escoamento de água. Todavia, não utilize vasos pequenos demais, escolha um recipiente com no mínimo 30 cm de profundidade.

renda_portuguesa

Folhas amareladas, o que pode ser?
No inverno, as folhas da renda portuguesa ficam amareladas mesmo. Aliás, esta é a hora de realizar a poda completa. Por isso, corte todos os ramos que perderam a cor, para estimular a planta a soltar novos brotos.

Se os galhos estão amarelando fora desta estação, pode ser uma questão de solo encharcado, falta de luz ou terra pobre em nutrientes.

Desse modo, faça a rega de forma correta, e utilize um fertilizante ou adubo orgânico para resolver o problema. Além disso, mantenha a renda portuguesa em ambiente bem iluminado ou próximo a janelas.

janela-brisa

peonia

A Peônia é a prova de que a natureza mostra sua perfeição em detalhes. Flores majestosas e robustas associadas ao seu perfume suave trazem a tona uma identidade repleta de charme e elegância.

Cultivada em diversos países e podendo ser encontrada em diferentes cores, uma coisa é certa: as Peônias não passam despercebidas no jardim e na decoração de ambientes.

Muito utilizada pela alta perfumaria, em virtude do seu cheiro doce e delicado, a peônia é também uma das flores mais belas para se ter em jardins. Ademais, ela pode ser cultivada tanto em canteiros quanto em vasos..

Entretanto, seu cultivo no Brasil ainda é pouco desenvolvido, o que faz com que o preço da flor para arranjos e decorações fique bem salgado. Assim, confira as dicas para ter seu próprio plantio de peônias em casa!

peonia-rosa-2

Conheça suas características e formas de cultivo
A peônia é uma flor que cria uma atmosfera de elegância e sofisticação em qualquer ambiente.

Além disso, sua baixa adesão no Brasil faz com que ela encareça. Dessa forma, fazer seu cultivo em casa pode ser uma ótima opção para evitar gastos ou mesmo para investir na venda das flores.

Passo a passo para o plantio das peônias
Temperatura e local ideais
A peônia é uma flor que se desenvolve melhor em climas frios ou amenos. Assim, caso esse não seja o seu caso, considere cultivá-la dentro de casa, em vasos próprios para o plantio.

Ademais, caso o plantio seja feito em canteiro, escolha um local com exposição solar mediana e protegido de ventos fortes.

Assim, o ideal é que a peônia seja cultivada perto de árvores maiores, com distância entre elas de 6 metros. Além disso, o solo deve ser adubado com matéria orgânica.

Peonias-vermelhas

Plantio correto
Plante as mudas de peônia com cerca de 100cm de distância entre si, no substrato orgânico escolhido. Ademais, verifique com o vendedor das mudas qual a profundidade ideal para a subespécie que você escolher.

Por fim, a terra deve ser compactada nas raízes da muda, de forma que não de desenvolvam bolsões de ar. Em seguida, basta regar o local, sem encharcar.

Cuidados com a planta
A peônia é uma planta bem resistente, e não precisa de muita rega. Assim, faça a irrigação do solo 1 vez na semana durante o verão e a primavera.

No outono e inverno, a rega é de 1 vez a cada 15 dias. Outra dica é remover as folhas mortas, para que as flores cresçam viçosas.

flores-abrindo-gig11

Vanda-Sanderana-Alba

As orquídeas Vandas são muito distintas e algumas dessas espécies enfrentam muita dificuldade para que sejam soltas mudas, ou também os chamados keikes. Com um crescimento vertical, elas precisam ter pelo menos 25 cm de raiz para que sobrevivam de forma saudável.

Como fazer a orquídea Vanda florir
Por mais que sejam espécies de fácil cultivo, é essencial que se tenha alguns cuidados para que a Vanda possa florir de forma correta, evitando ações que prejudiquem o seu desenvolvimento.

Para que as flores dessa orquídea comecem a florir, é necessário que sejam regadas ao notar uma raiz de cor acinzentada.

Precisam ser mantidas em temperaturas amenas, não borrifar água nos botões florais com constância em, por fim, o replantio pode ser algo que com o tempo venha a prejudicar a planta. Mantê-las penduradas em árvores e evitar substratos é a melhor forma de garantir uma floração bonita.

Quando realizar o replantio?
O replantio não é necessário para a maioria das espécies de Vanda. Pode ser feito, mas não é preciso para o bom desenvolvimento da espécie. A necessidade dessa prática está associada somente a problemas, como doenças e invasores.

Isso é ainda mais reforçado se a planta tiver sido pendurada em algum local ou caso esteja fixada em uma árvore.

Dessa forma, não é necessário que seja feito o replantio porque ela estará recebendo os cuidados e os nutrientes necessários para crescer de modo saudável. Caso seja feito o replantio por algum motivo, corte somente as raízes mortas.

Vanda-Dearei

Multiplicação da orquídea Vanda
Outro caso no qual pode ser feito o replantio após notar que a planta está com algum problema e não tem se desenvolvido de forma saudável, é arrancando as raízes mortas de cores acinzentadas e em seguida dividindo a planta em duas para que seja plantada novamente.

Essa técnica é chamada de multiplicação da orquídea. Nesse caso, ela será divida em duas partes que sejam plantadas em vasos separados para que assim se desenvolvam duas plantas saudáveis e que serão totalmente idênticas. Esse procedimento não é essencial, mas pode ser feito nos casos citados. ]

Como usar a orquídea Vanda na decoração
As orquídeas Vanda podem ser usadas de várias formas como decoração, visto que contam com uma resistência muito grande e adaptação positiva para permanecer em ambientes internos, desde que haja condições climáticas e também de luminosidade para isso. Para decoração é comum que se veja as plantas em cultivo suspenso, em vasos pendurados ou fixadas.

Também podem ser colocadas em painéis de madeira e cultivos em vaso, que são menos comuns visto que a planta fornece muito mais possibilidades. Outra opção muito utilizada são os jardins verticais, uma vez que as orquídeas se adaptam muito bem a esse tipo de cultivo.

Vandopsis1

Traga beleza e sofisticação no seu ambiente com a orquídea Vanda!
As variedades em cores e formatos das orquídeas Vanda trazem muito mais estilo para qualquer tipo de ambiente. Como podem ser cultivadas tanto em ambientes internos quanto externos, essas espécies garantem um espaço alegre e cheio de cor.

Utilize essas orquídeas para criar vasos transparentes com água para mesas de centro ou até mesmo dê um ar mais moderno com o plantio vertical, pendurando-as em vasos diferentes e até mesmo discretos para garantir um ar de sofisticação.

As suas cores intensas chamam a atenção e podem beneficiar a decoração de salas, dando a impressão de um ambiente muito mais iluminado.

janel427

As orquídeas Vanda são muito usadas em arranjos e decorações devido às suas cores e beleza, que beneficiam qualquer tipo de ambiente.

Também são vistas em projetos de paisagismo pelo mesmo motivo. Suas variedades são incríveis e vale muito a pena investir no seu cultivo.

Vanda coerulea

Vanda coerulea
A Vanda coerulea é uma das espécies mais belas de orquídeas e pode ser encontrada em diversos países, como China, Tailândia, Nepal e Índia. O seu cultivo é muito simples, mas é necessário que haja alguns cuidados específicos em relação à região que estas serão plantadas porque se adaptam melhor aos locais frios.

Essa espécie de orquídea se desenvolve em árvores ou até mesmo em cestos pendurados. Mas na natureza se adaptam melhor em associação com árvores. Para que cresça de forma saudável, a Vanda coerulea precisa de muita luz, mas essa deve ser indireta.

vanda cristata

Vanda cristata
A variação Vanda cristata tem a sua origem no Himalaia, mas pode ser encontrada de forma muito comum em outras localidades como China e Nepal, por exemplo.

O cultivo dessa espécie pode ser considerado como relativamente fácil e elas podem ser plantadas em vários tipos de substratos e se adaptam a vasos de barro e plástico.

A floração ocorre ao final da primavera e também no verão. O habitat natural para essas flores se desenvolverem são as florestas subtropicais e tropicais.

A expectativa é que essas plantas, ao serem cultivadas através de sementes, desenvolvam flores após 2 anos de plantio.

Vanda_denisoniana

Vanda denisoniana
A Vanda denisoniana é uma espécie que se desenvolve muito melhor em locais com climas quentes e é originária de países asiáticos.

A floração pode acontecer mais de uma vez no ano com os cuidados adequados, mas se mostra mais viçosa em períodos quentes.

O nível de cultivo dessa espécie é tido como médio e ela não exige cuidados muitos extremos. Para que possam se desenvolver positivamente, é necessário que o ambiente conte com uma umidade de média para alta. O tempo para floração após seu plantio é de cerca de 30 dias.

vanda-lamellata

Vanda lamellata
A origem da espécie Vanda lamellata é nas Filipinas, mas também podem ser encontradas de forma bastante comum em vários países asiáticos.

A preferência delas é por climas quentes, nos quais conseguem se desenvolver e crescer. Em geral, as suas flores são pequenas e atingem cerca de 4 cm.

Para que possam se desenvolver de uma forma positiva, essas espécies precisam de um ambiente que lhes forneça luminosidade alta.

Não é indicado que recebam raios solares diretos, pois podem acabar sendo prejudicadas pelo excesso. São de fácil cultivo e se adaptam a ambientes internos.

Vanda_tricolor_var.

Vanda tricolor
A Vanda tricolor é encontrada na natureza em florestas de altitude acima de 800 metros. São muito comuns em localidades como Laos e Sri Lanka, sendo encontradas de forma muito abundante nessas áreas que as favorecem porque há muita umidade no ar devido à altura.

A floração da Vanda tricolor acontece ao longo do outono e inverno e elas chegam a produzir até 15 flores de uma só vez, que atingem no máximo 7 cm de diâmetro.

As suas flores contam com um perfume único e são muito indicadas para ambientes internos.

Vanda-teres

Vanda teres
A Vanda teres é comum de localidades como Butão, China, Índia e Nepal. Chegam a atingir cerca de 2m e as condições ideais para o seu crescimento e desenvolvimento saudável são locais que possuam muita luminosidade, mas sem influência de sol direto, que pode prejudicar as suas folhas e flores. As suas flores são em formato de borboletas.

As flores dessa espécie aparecem na primavera e possuem um perfume muito distinto. São de cor rosa pálido e possuem o centro na cor amarela. Também existem algumas espécies menos comuns na cor branca.

barquinho22