Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




onze_horas

Se você quer conhecer os segredos para onze-horas desenvolver bem no vaso, então está no lugar certo. Em resumo, vamos te ensinar alguns truques usados por especialistas. Sendo assim, alcançará ótimos resultados com essas lindas flores.

Afinal, sabe-se que ela é muito amante da luz solar. Por isso, quando existe maior incidência de raios solares, ela mostra suas flores. Dessa maneira, ela ganhou o nome de onze-horas no Brasil, quando é o horário de almoço e o sol está quase no centro do céu.

Fácil de cultivar, vamos conhecer os segredos para onze-horas desenvolver bem no vaso agora mesmo.

Conheça os 3 segredos para onze-horas desenvolver bem no vaso
Perfeita para ser usada em floreiras e vasos, essa flor é indicada para ambientes externos. Afinal, ela depende muito do sol para demonstrar suas belas pétalas delicadas.

Plantio correto é um dos segredos
O ciclo dessa planta deve ser realizado todos os anos no verão, em solo fértil com terra e areia em proporções iguais. Aliás, o ideal é que ela tenha uma exposição solar direta e forte durante 4 horas diárias, no mínimo.

Dessa maneira, mantendo o banho de sol, certamente terá um ótimo resultado em seu plantio.

Apesar de ser amante do sol, a onze-horas tolera geadas. Por isso não se preocupe com as fases frias do inverno, pois sua planta irá resistir até o verão para voltar a florescer.

Portulaca-grandiflora

Adubação e rega ideal
Apesar de ser pouco exigente durante seu cultivo, a onze-horas precisa de adubação e rega como todas as outras plantas de nossa flora brasileira.

O ideal é adubar com matéria orgânica, sendo que o húmus de minhoca é o mais indicado para essa espécie. Além disso, esta etapa deve ser feita a cada trimestre para que não haja excesso, mas também não falte adubo.

A rega deve ser feita três vezes durante a semana. No entanto, deve acontecer de acordo com a incidência solar que a planta recebe diariamente. Porém, deve-se evitar os excessos com a umidade.

onze-horas

Propagação
Quando você aprende os segredos para onze-horas desenvolver bem no vaso, é natural que queira expandir o cultivo dessa espécie pelo seu jardim. Isso é possível de duas maneiras: por estaquia ou por sementes.

E, para que você propague essas espécies por outros vasos, basta seguir as dicas listadas acima. Além disso, sempre considerar o uso de vasos que tenham o tamanho ideal para cada planta.

neve_1

orelha-de-shrek

A espécie Crassula Ovata Gollum, conhecida também por Gollum Jade e Finger Jade, É uma planta bem famosa entre as suculentas, principalmente pelo seu visual bastante diferente, com folhas em forma de trombetas, a suculenta tem folhas tubulares e mais grossas, que lembra bastante as orelhas do personagem da Disney do filme Shrek.

Essa suculenta pode chegar a 90 cm de altura e ela também tem crescimento lateral podendo atingir 60 cm de largura, como uma pequena árvore. Sua origem é africana.

Vamos saber como cultivá-la?
Luminosidade
A suculenta orelha de Shrek, gosta de bastante sol, então ela seria uma suculenta de sol pleno ou meia sombra.

Quando ela recebe bastante luz e sol, ela fica com as bordas das folhas vermelhas, deixando seu visual ainda mais interessante. Em ambientes de meia sombra ela fica mais verdinha.

orelha-shrek

Regas
Pelo fato de suas folhas serem mais grossas, essa parte da planta demonstra acumular bastante água dentro dela, ou seja, para regar a suculenta orelha de Shrek corretamente o ideal é que você espere o substrato secar para regar novamente, assim você evita excesso de água na rega o que pode danificar as raízes da sua suculenta.

Se as folhas estiverem murchas é sinal de que precisa fazer a rega de forma mais frequente.

Substrato
O recomendado é que seja um substrato com boa drenagem e bem arenoso, isso vai permitir que a água escorra melhor e que não acumule água nas raízes da planta.

Você pode comprar um substrato para suculentas pronto em garden centers e na internet ou se preferir uma opção mais barata, pode fazer seu substrato para suculenta.

Adubação
Pode-se adubar a planta com húmus de minhoca e bokashi ou adubo sintético de proporção NPK 10-10-10. A Adubação dessa planta deve ser espaçada, de 3-4 meses de intervalo.

suculenta-orelha-shrek

Como fazer mudas de orelha de Shrek?
Para fazer mudas da orelha de shrek e propagar sua suculenta, existem duas possibilidades:

1 – Mudas a partir das folhas da orelha de Shrek
A partir das folhas é como fazer mudas de 90% das suculentas, você deve selecionar uma ffolha saudável da planta removê-la do caule principal e manter essa folha num substrato para suculentas, sem regar por 4 dias para que a planta comece a criar raízes.

2 – Mudas a partir de galhos da orelha de Shrek
Para fazer mudas da suculenta orelha de shrek a partir de galhos/ do caule, você deve cortar um dos galhos do caule, passar canela no local na planta original para ajudar na cicatrização da planta original.

Com a muda em mãos plante-a no substrato para suculentas e regue sempre que o substrato estiver seco.

Como fazer a orelha de Shrek dar flores?
Essa suculenta pode das flores, geralmente entre o outono e inverno. Suas flores são brancas, rosadas e pequenas. Para que sua suculenta orelha de shrek tenha mais chances de dar flores, o principal é que a sua suculenta esteja em um local que pegue bastante sol.

folha-orelha-fionaorelha de Fiona

folha-orelha-shrekorelha se Shrek

Como diferenciar a suculenta orelha de Shrek e orelha de Fiona?
Apesar da semelhança as duas suculentas tem algumas diferenças chaves. A orelha de fiona tem folhas mais largas e alongadas e a orelha de shrek as folhas são mais curta e geralmente mais finas, além de ter diferença nas folhas que estão nascendo, que são com o topo quase reto.

janel427

O agapanthus é natural do Sul da África, possui folhas na forma de “lâminas” e suas flores podem ser brancas, em tons de violeta ou azul.

O significado da palavra “agapanto” é flor do amor e deriva do seu nome científico. Neste artigo explicamos tudo o que você precisa saber para cultivá-la. Confira!

Gênero Agapanthus
As espécies mais comuns do gênero Agapanthus para cultivo são a Agapanthus inapertus e Agapanthus praecox.

Agapanthus inapertusAgapanthus inapertus

Agnthus_praecox_brancoapaAgapanthus praecox

Um fato curioso é que muitas plantas de jardim que são identificadas como Agapanthus africanus são, na verdade, Agapanthus praecox ou híbridos, sendo maioria entre as espécies cultivadas em jardins.

Como plantar e cuidar da agapanthus?
Solo: os agapanthus gostam de solos bem drenados, leves, férteis e rico em matéria orgânica. Se o plantio for feito em vasos, observe se a água está escoando com facilidade. A retenção no fundo pode prejudicar o desenvolvimento da planta.

Clima: a preferência é por temperaturas acima de 18°C, se desenvolvendo melhor em climas quentes, embora suporte temperaturas mais baixas.

Iluminação: precisam de bastante luz solar direta. Também toleram sombra parcial, mas poucos agapanthos florescem quando cultivados nessas condições.

Irrigação: mantenha o solo do canteiro ou dos vasos sempre úmido, mas nunca encharcado. Quando o agapanto está bem desenvolvido, já em sua fase adulta, suporta tranquilamente curtos períodos de seca.

Quanto tempo o agapanthus leva para florescer?
As flores dos agapanthus surgem no final da primavera e durante o verão. Como elas são plantas perenes, devem ser divididas e replantadas a cada quatro anos, aproximadamente.

Se a planta for cultivada à meia-sombra, é provável que ela não dê flores, já se desenvolve melhor quando exposta à luz solar direta diariamente.

Quando plantadas em grupos, dão um charme muito especial ao jardim, principalmente porque suas folhagens chamam atenção, criando um belo efeito nos canteiros.

Propagação
A propagação do agapanthus é feita por mudas ou plantio de bulbos. Plantas bem desenvolvidas, com alguns anos, podem ser divididas.

A divisão é o método essencial para obter plantas idênticas às plantas-mãe e proporciona um crescimento e florescimento mais rápido quando comparado ao plantio por mudas ou sementes.

agapanthus-flor

Como plantar bulbos de agapanthus azul?
O lírio africano, muito conhecido como agapanthus azul, deixa qualquer jardim cheio de vida! Essa variedade pode ser cultivada durante o ano todo, se adaptando bem aos canteiros e também aos vasos do tipo jardineira.

Para plantar o agapanthus azul, prepare um solo rico em matéria orgânica, que ofereça uma boa retenção da umidade. A profundidade recomendada para colocar o bulbo é de 8 centímetros, com espaçamento de 15cm x 15cm.

A germinação leva de 20 a 30 dias, o lírio africano pode chegar a 80 centímetros e o florescimento acontece de outubro a dezembro.

janela6

Senecio_rowleyanus

A espécie Senecio rowleyanus, conhecida também por ervilha-da-sorte e rosário, é uma planta que se tornou uma queridinha da decoração com plantas, por ter um visual bastante diferente entra as suculentas pendentes e ser linda para decoração.

A origem dela é africana. Ela pode atingir até 1 m de comprimento e pode dar flores na cor branca e suas bolinhas na verdade são as folhas da planta.

Como cultivar
A suculenta colar de pérolas não gosta de sol direto, mas gosta muito de ambientes bastante iluminados.

Então o ambiente ideal para essa suculenta é um ambiente de meia sombra. Essa planta também não gosta de ambientes com muito vento.

Apesar de ser uma suculenta, a rega da colar de pérolas deve ser realizada com frequência e em abundância (até que escorra água no fundo do vaso) sempre que o substrato estiver seco, então vai variar muito de acordo com a temperatura ou estação do ano.

Para não erras na rega, avalie sempre o substrato com a ponta dos dedos, se sair seco pode regar em abundância, se sair molhado aguarde mais alguns dias para realizar a rega.

colar-de-perolas

Substrato ideal para a colar de pérolas
O substrato ideal é o mesmo substrato para suculentas e cactos. Então o mais recomendado é que seja um substrato com boa drenagem, isso vai permitir que a água escorra melhor e que não acumule água nas raízes da planta.

Como adubar a colar de pérolas
Você pode adubar sua suculenta com húmus de minhoca e bokashi, 1 vez por mês. Além disso realizar podas de tempos em tempos, ajuda a fortalecer a planta e distribuir melhor os nutrientes.

Como fazer mudas da suculenta colar de pérolas
Para fazer mudas da colar de pérolas, você vai precisar de pelo menos 10 cm das estacas das pontas dos ramos, então conte a partir das pontas da planta e faça o corte.

Depois que você selecionar a estaca, deve plantar no substrato para suculentas a parte que recebeu o corte, após 1 semana você conseguirá ver as raízes começarem a aparecer.

Dica importante: Se possível, seleciona uma parte onde já existam raízes aparentes, isso vai facilitar o enraizamento e desenvolvimento da planta.

Senecio_rowleyanus

Como fazer a colar de pérolas dar flores?
Para que sua suculenta dê as famosas flores brancas com cheiro de canela, ela precisa receber luz do sol, isso vai aumentar as chances de sua planta criar as flores e florescer durante o inverno.

janelabuterflay10