Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Você sabe qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa? Se você já ouviu falar nessas duas espécies, mas ainda tem dúvidas a respeito de como diferenciá-las, então esse é o momento de aprender.

Sabemos que qualquer tipo de planta fica bonita em casas e jardins. No entanto, existem várias espécies de plantas, cada uma com sua peculiaridade, agradando assim inúmeras pessoas. Hoje iremos falar um pouco sobre qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa.

Seja como for, qualquer das duas que você escolher, fica extremamente linda em qualquer ambiente, dando um toque da natureza e vivificando o espaço. Então, se você é amante destas plantas ou se não conhece fique conosco e iremos lhe mostrar um pouco sobre cada uma delas.

renda_portuguesa

Renda portuguesa
A renda portuguesa é semelhante a uma samambaia e possui suas folhagens bem grandes e com detalhes e cortes que chamam atenção, possuindo assim uma semelhança com uma renda.

Seus galhos são retorcidos e sua coloração marrom e apresentam felpas em seu corpo. Essa espécie utiliza outras plantas para seu desenvolvimento, ou seja, elas aproveitam outras espécies como apoio para continuar seu crescimento.

Se o seu cultivo ocorrer em vaso, pode-se notar que suas hastes irão sair do recipiente procurando outras plantas para se apoiar e continuar seu crescimento.

A renda portuguesa gosta bastante de calor e umidade. Além disso, outros cuidados devem ser tomados em relação a rega, tipos de solo e adubagem. Ficam lindas em qualquer ambiente que proporciona a planta um crescimento saudável.

renda-francesa

Renda francesa
Também pertence à família da samambaia. Essa planta nos faz lembrar do passado, pois eram bastante comuns nas casas de nossos avós. Sua aparência é de aspecto delicado e suas folhas parecem plumas recortadas e os detalhes podem ser vistos em toda a planta.

Ainda, dependendo do cuidado, muitas vezes podem gerar confusão com plantas artificiais devido a sua perfeição. Outro fato que chama atenção é suas raízes que ficam expostas no ar.

A renda francesa é grossa e fica em cima do substrato. Além disso, possui pelos brancos em toda a raiz, dano assim um melhor visual a planta. Seus cuidados são basicamente iguais a renda portuguesa.

Mas qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa?
A diferença apresentada entre ambas as plantas, fica basicamente no formato das folhas, que pode ser bastante diversa umas da outras.

Enquanto uma apresenta folhas grandes e recortes bastante presente, a outra vem com aspecto delicado e folhas menores. Com tudo o que vimos, podemos ter então a certeza de que, ambas as plantas ficaram lindas em jardins ou vasos.

marrevolto

sempre-viva

Saiba que a sempre-viva exige cuidados relativamente fáceis e pode embelezar ainda mais o seu jardim, dando um aspecto mais colorido.

Saiba mais sobre a sempre-viva
A princípio, essa é uma espécie de suculenta muito amada pelos brasileiros. Afinal, a sempre-viva é uma das variedades mais versáteis e altamente adaptáveis em qualquer ambiente. Pois, apesar de ser nativa de regiões montanhosas, elas se desenvolvem com facilidade em jardins.

Desde jardineiras especiais até vasos ou arranjos pendurados, essas plantas costumam ficar bem nesses recipientes.

A origem do nome Sempre-viva
Seu nome formal, em latim é Sempervivum tectorum, daí surgiu o nome Sempre-viva como conhecemos. Além disso, elas parecem mesmo viver para sempre.

Cada planta gera novas mudas, que por sua vez, formam raízes e criam versões de outras mães, criando o fenômeno “hens and chicks” que em inglês pode ser traduzido para galinha e pintinhos.

Veja como cultivar a sempre-viva
Finalmente, vamos aprender como cultivar essa planta interessante e que vai agregar muito valor ao seu jardim. Confira agora, como fazer o manejo adequado dessa planta.

Sempre_viva_branca

Vaso e solo ideal
Para saber como cultivar a Sempre-viva, primeiramente você deve entender que ela aceita qualquer vaso e até mesmo em potes ou outros recipientes que são usados para outras funções.

Em relação ao solo, essas plantas aceitam muito bem qualquer tipo. Além disso, elas crescem de maneira constante tanto em terra, quanto em substrato.

Por serem suculentas, elas não precisam de muita água. Em relação ao crescimento, ocorre de maneira rápida desde que haja uma boa iluminação indireta. Podendo levar em consideração o local em que o vaso irá permanecer.

Dicas sobre o plantio
Primeiramente, encha o vaso com terra ou solo arenoso e coloque adubo, cascalho e vermiculita para fortalecer sua planta.

Como dissemos, elas crescem em qualquer tipo de solo, desde que ele seja bem drenado, ou seja, em vasos que tenham furos para o escoamento da água do solo.

No entanto, caso esteja pensando em transplantar para outros vasos, o ideal é sempre molhar a terra com frequência e sem exageros.

Além disso, também é importante separar as mudas para que elas tenha um crescimento saudável. Afinal, a planta mãe e filha podem crescer juntas, mas algumas espécies necessitam de uma separação. Pois, as raízes de ambas podem se atrapalhar durante o crescimento.

sempre-viva

Importância da iluminação
Assim como outras plantas, a Sempre-viva precisa de iluminação constante. Portanto, o ideal é que o vaso fique sempre posicionado em um ambiente que receba bastante luz solar ou que seja em um solo que tenha muita incidência de raios solares para que essa planta tenha um desenvolvimento completo e muito saudável.

neve