Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium obesum

Apesar de acostumada a solos com escassez de nutrientes, as rosas do deserto são provenientes de um bioma não existente em nosso país. Por isso é necessário preparar um adubo líquido para auxiliar no seu cultivo e no surgimento de mais flores.

Conhecidas como rosas do deserto no Brasil, seu nome já indica o tipo de região que as originam e cuja a planta está acostumada.

Sabendo disso já podemos imaginar que o seu cuidado requer uma maior atenção e como toda planta para se desenvolver necessita de fertilização, nada melhor do que aprender como fazer um adubo líquido incrível para rosas do deserto e aplica-lo em suas plantas.

Provenientes da África e da Arábia, as rosas do deserto tem ao longo dos últimos anos se popularizado devido a sua beleza. Habituada com o deserto, o cultivo dessa planta irá exigir um ambiente que se assemelhe ao mesmo, sendo necessária uma exposição solar de no mínimo 4 horas diárias.

Um substrato mais arenoso e bastante água, porém com um excelente sistema de drenagem, visto que de forma alguma as rosas do deserto podem ficar encharcadas. A fertilização da sua rosa do deserto irá ajudar em seu florescimento.

Porém é preciso muito cuidado e atenção com esse processo ou você pode acabar prejudicando o cultivo da sua plantinha. Para que isso não aconteça, lembre-se de antes de adubar a sua planta observar se o seu solo não está totalmente seco e não fertilize diretamente as suas raízes, pois isso pode queimá-las ou as fazer cair.

rosa do deserto

Adubação líquida com húmus de minhoca
A adubação com húmus de minhoca é rica em nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, além de muitos outros micro nutrientes que irão auxiliar no desenvolvimento da sua rosa do deserto.

Para preparar o fertilizante, adicione uma quantidade de 20% de húmus de minhoca para 1L de água em uma garrafa. Então deixe o líquido na garrafa descansar por 3 dias em local longe do Sol, agitando-o uma vez ao dia para ajudar na liberação dos nutrientes. Portanto após esse período você já poderá coar o seu fertilizante e aplica-lo na sua rosa do deserto.

Adubação líquida com borra de café
O processo de preparação do fertilizante com borra de café será idêntico ao adubo líquido de húmus de minhoca. Sendo diferença entre ambos a composição de nutrientes que possuem. A borra de café contém nitrogênio, magnésio e potássio, no entanto possui pouco fósforo e cálcio, além de deixar o solo mais ácido.

Então, caso opte por fazer o seu adubo líquido com a borra de café procure fertilizar a sua rosa do deserto também com casca do ovo diluída para diminuir a acidez e a nutrir com o cálcio que é muito importante para essa planta.

rosadodesertp

Adubação líquida com torta de mamona
Outra opção de fertilizante repleto de nitrogênio e que irá ajudar no crescimento, floração e desenvolvimento da sua rosa do deserto é a adubação com torta de mamona.

Ademais para fazer esse adubo líquido basta repetir o mesmo processo dos anteriores, substituindo o húmus de minhoca e a borra de café, por torta de mamona.

Independente do componente vai utilizar, sem dúvida terá um adubo líquido incrível para a rosa do deserto. Deixando ela mais forte e capaz de gerar mais flores.

Cuidados especiais com o cultivo de rosa do deserto
A rosa do deserto requer cuidados específicos para que se desenvolva de maneira saudável. Mas além desse cuidado especial também necessitamos tomar cuidado em seu manuseio. Pois sua seiva é extremamente tóxica, então mantenha a sua planta fora do alcance de crianças e animais.

agua xzO

botões de flores

Quando há botões em uma planta, são flores em desenvolvimento que necessitam de proteção para poder crescer e se tornar uma flor madura. Esse processo, pode demorar horas ou até dias, o que pode variar muito de planta para planta.

No entanto, quando os botões caem e não viram flores é importante atentar-se para os motivos do abortamento da planta, afinal a queda dos botões sinaliza que algo está errado. Sendo necessário, tomar as medidas corretas para a saúde da planta.

Botões que não viram flores
O potássio exerce uma função de suma importância para as plantas. Considerado, um nutriente que auxilia no crescimento de forma saudável. Muitos botões caem justamente por falta desse nutriente.

Se esse for o caso, o problema de abortamento da sua planta será fácil de ser resolvido. Para isso, basta alguns cuidados com o adubo no solo. Assim como, com aqueles nutrientes que a planta absorve do sol e uma boa irrigação, dependendo da planta.

botões de orquídeas

Falta de luz
A luz auxilia no bom desenvolvimento da planta e sua ausência pode causar o enfraquecimento e ocasionar a queda dos botões. Além disso, saibas que a luz fortalece a planta, principalmente nos períodos mais frios.

Porém, quando ocorre o excesso de luz solar em altas temperaturas do dia, isso pode desidratar a planta e com isso, os botões não conseguirem a quantidade de água suficiente para se abrir e acabam se queimando.

Espaço inadequado
As raízes são responsáveis por absorver nutrientes. Por isso, é importante um espaço adequado para que ela se desenvolva a fim de abastecer a planta com os nutrientes necessários para o seu crescimento e fortalecimento de forma saudável.

Além disso, os botões também sofrem por exposição ao etileno de fontes externas, como fumaças de indústrias, cigarros e leveduras como fungos e bactérias, os quais também ocasionam o abortamento dos botões.

botões_3

Solo e o composto NPK
Botões que não viram flores necessitam de um cuidado especial. Para isso, é recomendado utilizar o adubo NPK que é um conjunto de 3 elementos que são uma verdadeira fonte de saúde para as plantas: Nitrogênio(N), Fósforo(P), Potássio(K).

Dessa maneira, um solo bem cuidado proporcionará saúde à planta. Assim como, também é necessário ficar atento aos nutrientes existentes no solo e quando é necessário adicioná-los de forma artificial a fim de que sua planta cresça saudável e os botões floresçam.

banconolago