Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Echeveria

A echeveria é uma das plantas suculentas mais populares que existe. Conhecida também como rosa do deserto, a echeveria é de fácil cultivo e pode ser comprada até mesmo em supermercados.

A echeveria é um tipo de planta suculenta que pertence a família Crassulaceae, a mesma dos cactos e outras espécies de suculentas.

Natural do México e de algumas regiões da América do Sul, a echeveria atualmente é cultivada em todo o mundo. Só para você ter uma ideia são mais de 170 tipos diferentes de echeveria catalogadas até o momento.

A principal característica dessa espécie são as folhas carnudas, simétricas e que crescem em formato de flor, muito similar, inclusive, com uma rosa aberta, daí o nome.

Com o passar do tempo, a echeveria cresce verticalmente, abandonando o solo e se lançando para cima. No entanto, essa característica faz com que a planta passe a apresentar um caule desprovido de folhas, o que não a torna esteticamente interessante.

Em razão disso, muitos cultivadores preferem cortá-la rente a base, mantendo apenas cerca de três centímetros de caule e, em seguida, enterrá-la novamente no solo.

Outra característica da planta são suas pequenas e delicadas flores que crescem em uma haste comprida. Apesar de não possuir o mesmo valor ornamental das folhas, elas complementam a beleza exótica da echeveria.

Echeverias

Como cuidar da Echeveria
Os cuidados com a echeveria são praticamente os mesmos que se deve ter com qualquer outra espécie de suculenta. Ou seja, pouca água e muita luz. Veja as dicas:

Pouca água
Redobre a atenção no momento das regas da echeveria. Isso porque essa planta possui uma capacidade ainda maior de reter água em suas folhas, reduzindo significativamente a necessidade de água.

No momento da rega evite molhar as folhas, umedecendo apenas o substrato. Isso evita que a planta prolifere mofo e bolor.

Também é importante checar se o vaso está fazendo a drenagem adequadamente. As raízes podem apodrecer com o excesso de água. Caso note que as folhas estão murchando e ficando escuras, suspenda as regas.

Ao contrário do que muita gente pode pensar, esse aspecto murcho indica que a planta está recebendo mais água do que deveria.

Echeveria_elegans

Muita luz e calor
Em compensação, cuide da luminosidade. A echeveria ama o sol. Quanto mais luz solar direta as folhas receberem mais bonita a planta fica.

Lembre-se que a echeveria é uma planta típica de locais desérticos, portanto, ela está acostumada com o sol e o calor, podendo suportar até temperaturas na casa dos 40ºC.

E apesar de ser uma planta de locais quentes, a echeveria se dá muito bem em ambientes mais frios. Essa verdinha consegue sobreviver em temperaturas baixas, beirando os 5ºC. Mas, mesmo sob baixas temperaturas, é fundamental que a echeveria receba luz direta. A baixa luminosidade provoca o estiolamento das folhas.

Isso significa que a planta irá crescer com as folhas espaçadas e com comprimento anormal, um mecanismo de auto regulação da planta em busca da luz.

Adubação
Outro cuidado que você precisa ter com a echeveria diz respeito a adubação.  A planta adora solos ricos em matéria orgânica.

Por isso, é sempre importante manter a fertilização em dia. Use adubos orgânicos, como húmus de minhoca, por exemplo, ou adubos sintéticos do tipo NPK 10-10-10.

Como fazer mudas de echeveria
É muito simples multiplicar novas echeverias. A própria planta faz isso por você. Basta reparar ao redor da flor principal. De tempos em tempos, a echeveria solta mudas, basta retirá-las com cuidado e plantá-las em um novo vaso.

Outra forma de propagar mudas de echeveria é por meio da estaquia das folhas. Retire uma folha saudável da planta mãe e coloque-a no solo preparado com um pouco de areia. Molhe delicadamente e aguarde até que os novos brotos comecem a surgir.

Tipos de Echeveria

echeveria-elegans
Echeveria elegans –
Essa é uma das espécies de echeveria mais conhecidas. Apesar de ser considerada como uma planta de pequeno porte, ela ramifica brotos capazes de cobrir todo um vaso ou canteiro.

echeveria lilacina

Echeveria lilacina – Muito popular, a variedade lilaciana, como o próprio nome indica, possui folhas em tonalidades que vão do cinza azulado ao lilás.

Echeveria runyonii

Echeveria runyonii – A principal característica dessa espécie de echeveria são suas folhas em formato cilíndrico, semelhantes a pequenos bastões. O tom acinzentado é outro destaque.

echeveria-lauii

Echeveria lauii – Com folhas arredondadas e bem carnudas, a variedade lauii ainda se destaca pela floração que acontece ao longo de todo o ano.

Echeveria pulidonis 1

Echeveria pulidonis – O destaque dessa espécie de echeveria vai para suas folhas verdes delicadamente coloridas de vermelho na base. Na primavera, ela solta flores amarelas e delicadas.

Echeveria agavoides

Echeveria agavoides – A variedade agavoides se destaca pelo tom verde intenso e brilhante das folhas, além de contar com folhas em um formato alongado e pontiagudo, bem diferente das demais.

Echeveria peacockii

Echeveria peacockii – Com folhas cinza azuladas, a variedade peacockii é uma das mais fáceis de ser cultivadas, já que exige o mínimo de irrigação e pode ser deixada em qualquer cantinho bem ensolarado do quintal.

Echeveria setosa

Echeveria setosa – Se você deseja uma echeveria para cultivar dentro de casa, essa variedade é perfeita. Ela não suporta variações de temperatura e, por isso mesmo, se adapta bem a ambientes internos, mais protegidos e seguros.

janel427