Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




folhas amareladas

As plantas com seus variados tamanhos, formatos de folhas, com flores ou não, tem uma característica comum: as folhas verdes. Com algumas exceções, a grande maioria apresenta uma variedade de tons verdes que embelezam qualquer lugar.

Dessa forma, quando aquela plantinha verdinha começa a ficar com folhas amarelas, é sinal de algo não vai bem e precisa agir rápido para manter a saúde da sua plantas.

Então, anote as dicas do que você pode fazer para mudar essa situação.

Motivos que fez suas plantas ficar com folhas amarelas
* 1 – Falta de adubo
As plantas precisam de nutrientes que os adubos oferecem para que elas continuem desenvolvendo bem. E cada tipo de planta tem uma necessidade diferente. Sendo assim, verifique que tipo de adubo sua planta precisa e de quanto em quanto tempo colocar para que ela tenha os nutrientes necessários.

* 2 – Quantidade de rega
Algumas plantas precisam de agua todos os dias, outras uma vez por semana. Verifique se você não está fazendo de mais ou de menos. Isso é fator para que as folhas comecem a ficar amareladas.

Se a planta recebe agua de mais, apodrece a raiz, e as folhas vão ficando amarelas. Se recebe pouca agua, as folhas secam e caem.

O ideal é sempre colocar o dedo na terra para verificar se ela ainda está úmida ou já esta seca. Na segunda opção é um sinal que precisa de rega.

* 3 – Sol
Muito sol também faz para suas plantas. Se você perceber que ela toma sol de mais, e suas folhas estão amarelas, experimente troca-las de lugar. Além disso, vento muito forte também pode prejudicá-las. Observe suas plantas e faça as mudanças necessárias.

* 4 – Pragas
Se tudo a cima estiver correto, esses pequenos insetos destruidores de plantas podem ser o motivo das folhas amarelas. Investigue e busque inseticidas orgânicos para eliminá-los e resgatar a saúde da sua planta.

Folhas-Amarelas

* 5 – Vaso pequeno
Falta de espaço para crescer, pode levar as folhas ficarem amarelas. Então, se você tem em casa aquelas plantas que tem potencial de crescimento, avalie trocar para um vaso maior de tempos em tempos.

* 6- Envelhecimento
Essa é uma opção que podemos nos esquecer, mas que faz parte do processo. As plantas são seres vivos e como todo o resto, passam pelo processo de envelhecimento. Pode ser que as folhas da sua planta já tenham vivido tudo que era esperado e esteja na hora da troca.

Se tudo acima estiver em ordem, as folhas irão cair e novas nasceram e  continuara a florir o seu jardim!

Em conclusão, com alguns cuidados é possível recuperar as plantas e impedir que folhas amarelas sejam um sinal de que elas estão sofrendo.

montanhas

Você sabe qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa? Se você já ouviu falar nessas duas espécies, mas ainda tem dúvidas a respeito de como diferenciá-las, então esse é o momento de aprender.

Sabemos que qualquer tipo de planta fica bonita em casas e jardins. No entanto, existem várias espécies de plantas, cada uma com sua peculiaridade, agradando assim inúmeras pessoas. Hoje iremos falar um pouco sobre qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa.

Seja como for, qualquer das duas que você escolher, fica extremamente linda em qualquer ambiente, dando um toque da natureza e vivificando o espaço. Então, se você é amante destas plantas ou se não conhece fique conosco e iremos lhe mostrar um pouco sobre cada uma delas.

renda_portuguesa

Renda portuguesa
A renda portuguesa é semelhante a uma samambaia e possui suas folhagens bem grandes e com detalhes e cortes que chamam atenção, possuindo assim uma semelhança com uma renda.

Seus galhos são retorcidos e sua coloração marrom e apresentam felpas em seu corpo. Essa espécie utiliza outras plantas para seu desenvolvimento, ou seja, elas aproveitam outras espécies como apoio para continuar seu crescimento.

Se o seu cultivo ocorrer em vaso, pode-se notar que suas hastes irão sair do recipiente procurando outras plantas para se apoiar e continuar seu crescimento.

A renda portuguesa gosta bastante de calor e umidade. Além disso, outros cuidados devem ser tomados em relação a rega, tipos de solo e adubagem. Ficam lindas em qualquer ambiente que proporciona a planta um crescimento saudável.

renda-francesa

Renda francesa
Também pertence à família da samambaia. Essa planta nos faz lembrar do passado, pois eram bastante comuns nas casas de nossos avós. Sua aparência é de aspecto delicado e suas folhas parecem plumas recortadas e os detalhes podem ser vistos em toda a planta.

Ainda, dependendo do cuidado, muitas vezes podem gerar confusão com plantas artificiais devido a sua perfeição. Outro fato que chama atenção é suas raízes que ficam expostas no ar.

A renda francesa é grossa e fica em cima do substrato. Além disso, possui pelos brancos em toda a raiz, dano assim um melhor visual a planta. Seus cuidados são basicamente iguais a renda portuguesa.

Mas qual a diferença entre renda francesa e renda portuguesa?
A diferença apresentada entre ambas as plantas, fica basicamente no formato das folhas, que pode ser bastante diversa umas da outras.

Enquanto uma apresenta folhas grandes e recortes bastante presente, a outra vem com aspecto delicado e folhas menores. Com tudo o que vimos, podemos ter então a certeza de que, ambas as plantas ficaram lindas em jardins ou vasos.

marrevolto

sempre-viva

Saiba que a sempre-viva exige cuidados relativamente fáceis e pode embelezar ainda mais o seu jardim, dando um aspecto mais colorido.

Saiba mais sobre a sempre-viva
A princípio, essa é uma espécie de suculenta muito amada pelos brasileiros. Afinal, a sempre-viva é uma das variedades mais versáteis e altamente adaptáveis em qualquer ambiente. Pois, apesar de ser nativa de regiões montanhosas, elas se desenvolvem com facilidade em jardins.

Desde jardineiras especiais até vasos ou arranjos pendurados, essas plantas costumam ficar bem nesses recipientes.

A origem do nome Sempre-viva
Seu nome formal, em latim é Sempervivum tectorum, daí surgiu o nome Sempre-viva como conhecemos. Além disso, elas parecem mesmo viver para sempre.

Cada planta gera novas mudas, que por sua vez, formam raízes e criam versões de outras mães, criando o fenômeno “hens and chicks” que em inglês pode ser traduzido para galinha e pintinhos.

Veja como cultivar a sempre-viva
Finalmente, vamos aprender como cultivar essa planta interessante e que vai agregar muito valor ao seu jardim. Confira agora, como fazer o manejo adequado dessa planta.

Sempre_viva_branca

Vaso e solo ideal
Para saber como cultivar a Sempre-viva, primeiramente você deve entender que ela aceita qualquer vaso e até mesmo em potes ou outros recipientes que são usados para outras funções.

Em relação ao solo, essas plantas aceitam muito bem qualquer tipo. Além disso, elas crescem de maneira constante tanto em terra, quanto em substrato.

Por serem suculentas, elas não precisam de muita água. Em relação ao crescimento, ocorre de maneira rápida desde que haja uma boa iluminação indireta. Podendo levar em consideração o local em que o vaso irá permanecer.

Dicas sobre o plantio
Primeiramente, encha o vaso com terra ou solo arenoso e coloque adubo, cascalho e vermiculita para fortalecer sua planta.

Como dissemos, elas crescem em qualquer tipo de solo, desde que ele seja bem drenado, ou seja, em vasos que tenham furos para o escoamento da água do solo.

No entanto, caso esteja pensando em transplantar para outros vasos, o ideal é sempre molhar a terra com frequência e sem exageros.

Além disso, também é importante separar as mudas para que elas tenha um crescimento saudável. Afinal, a planta mãe e filha podem crescer juntas, mas algumas espécies necessitam de uma separação. Pois, as raízes de ambas podem se atrapalhar durante o crescimento.

sempre-viva

Importância da iluminação
Assim como outras plantas, a Sempre-viva precisa de iluminação constante. Portanto, o ideal é que o vaso fique sempre posicionado em um ambiente que receba bastante luz solar ou que seja em um solo que tenha muita incidência de raios solares para que essa planta tenha um desenvolvimento completo e muito saudável.

neve

violetas

A planta gosta de receber muita claridade, mas sem a incidência direta de sol. Delicadas e coloridas, as violetas decoram o parapeito da janela ou qualquer outro cantinho da casa.

Essa planta, tão popular entre os brasileiros, gera muitas dúvidas com relação ao seu cultivo, por isso criamos um guia completo de como cultivar violetas e ter flores na maior parte do ano.

A violeta, também conhecida como Violeta Africana, é uma planta de cultivo fácil e de rápida propagação. Essas características tornam o seu preço mais acessível em comparação com outras plantas.

A origem das violetas
A Violeta africana, como o próprio nome já diz, é originária da África, mais precisamente da Tanzânia. Ela pertence ao gênero botânico Saintpaulia. Esse nome científico é uma homenagem ao seu descobridor, o alemão Saint Paul-Illaire, que registrou informações sobre a espécie pela primeira vez no final do século XIX.

Depois de fazer a descoberta, Saint Paul-Illaire enviou sementes de violeta selvagem para o seu pai na Alemanha. Essa planta deu origem a uma variedade de cultivares.

De 1822 até hoje, a planta apresentou uma grande evolução e deu origem a mais de 6 mil variedades. No mercado brasileiro há 30 cultivares disponíveis, que variam com relação às cores e ao formato das pétalas.

violetas

O significado da violeta
Assim como outros tipos de flores, a violeta possui um significado especial. A plantinha, muito usada para presentear amigos e familiares, é sinônimo de lealdade, simplicidade e delicadeza. Surpreender uma pessoa querida com um vaso de violetas é um gesto de amor e sutileza.

Por causa das flores com cor roxa, o significado da violeta também está atrelado à espiritualidade. Além disso, ela faz parte da lista de plantas que melhoram a energia da casa.

Vale ressaltar que esse não é o único tom da planta, que também pode ser encontrada no rosa e branca. Outra questão interessante é que antigamente a planta era muito usada para rituais amorosos, para a produção de poções do amor e perfume afrodisíaco.

Características da violeta
A Violeta Africana é uma planta de pequeno porte, que possui caule tenro e folhas aveludadas. Além da clássica planta com pequenas flores de cor violeta, também é possível encontrar versões com flores brancas, brancas com bordas cor-de-rosa, lilás com pétalas dobradas, entre outras.

As violetas são cultivadas em vasinhos ou em jardins externos. No segundo caso, a recomendação é que o cultivo ocorra em grandes bacias embaixo das árvores, pois assim a plantinha terá acesso a uma luz solar filtrada e mais suave.

Em seu habitat natural, as violetas nascem em fundo de floresta, em áreas úmidas e sombreadas. Elas não crescem mais do que 30 cm.

Você pode ter violetas em qualquer lugar da sua casa, desde que área atenda as condições necessárias para a sobrevivência. Não é uma planta tóxica para cães, gatos e pessoas.

violetas

Propriedades medicinais da violeta
Desde o século XV, a violeta é usada na medicina natural, e sua infusão pode ajudar a curar dores de cabeça e insônia. A planta também é rica em propriedades expectorantes, combate à asma, catarro e tosses.

Então, além de estar muito presente nas floriculturas e nas essências de perfume, o consumo da violeta em infusões ou chás pode auxiliar em alguns tratamentos respiratórios.

Apesar de todos os benefícios, é fundamental ficar atento aos efeitos colaterais. As raízes da violeta também contém algumas substâncias tóxicas que podem desencadear vômitos e diarreias.

Já as folhas e flores, que são normalmente usadas para fins medicinais e gastronômicos, precisam ser consumidas em pequenas quantidades, pois a dosagem exagerada pode causar gastrite e até insuficiência cardíaca e respiratória.

Antes de começar qualquer tipo de tratamento natural é importante entrar em contato com o seu médico, e entender se essa opção faz sentido para você ou combina com a sua medicação convencional.

Como cultivar violetas?
Veja a seguir os fatores importantes para cultivar violetas em casa:

saintpaulia

Recipiente
Nos garden center, floriculturas e supermercados, as violetas são comercializadas em pequenos vasos. Ao ganhar uma plantinha, você deve observar as condições do recipiente antes de regar.

Em geral, violetas necessitam de um vaso com furos no fundo para que o excesso de água das regas possa escoar. Portanto, remova a embalagem de papel que envolve a planta antes de regá-la pela primeira vez.

Você também pode colocar o vasinho de violeta dentro de um cachepô, mas o uso dessa peça decorativa requer alguns cuidados. Após a rega, lembre-se de remover a água acumulada no fundo do recipiente para não causar o apodrecimento da planta.

Outra dica, ainda mais prática, é regar sua violeta fora do cachepô e esperar o vasinho escorrer toda a água antes de colocá-lo no cachepô novamente.

Luminosidade
Uma das principais necessidades dessa planta é a claridade, por isso ela costuma ser colocada com frequência no parapeito da janela, onde tem acesso fácil à luz solar.

As violetas gostam de receber claridade, mas nunca o sol direito. Quando os raios solares atingem diretamente a planta, as folhas e as flores amarelam e perdem a beleza.

Temperatura
As violetas se adaptam facilmente a diferentes temperaturas, por isso são cultivadas em todas as partes do mundo.

Quanto a temperatura do ambiente fica acima de 30°C, a planta apresenta um crescimento reduzido e não floresce com tanta facilidade. As temperaturas baixas, inferiores a 21°C, também comprometem o florescimento.

violetas-2

Regas
Violetas gostam de umidade moderada, portanto, não exagere na quantidade de água e nem na frequência de regas. Antes de regar a planta, verifique o solo e veja se ele ainda está úmido. Se estiver úmido, adie a rega para outro dia.

Tenha em mente que o solo da violeta deve ficar sempre úmido, mas nunca encharcado. Molhar demais é a principal causa de morte dessa espécie.

Durante os meses de outono e inverno, é importante prestar atenção na temperatura da água. Violetas não gostam de água gelada e preferem irrigação em temperatura ambiente (25°C).

As folhas “peludinhas” da violeta são responsáveis por fazer uma reserva de umidade e garantir a sobrevivência em tempos de seca. Você pode molhá-las em épocas de calor, não há problema quanto a isso. O grande problema, na verdade, é molhar as flores da violeta. Esse hábito reduz a durabilidade da floração e favorece a proliferação de fungos.

Ao molhar as folhas, você corre o risco de molhar as flores. Portanto, a melhor forma de remover a poeira acumulada na folhagem é utilizando um pincel macio.

Para manter a planta bonita e saudável, regue apenas o substrato, de cima para baixo.

Florescimento
Embora seja uma planta perene, a violeta não floresce o ano inteiro. Chegará um momento em que ela ficará totalmente sem flores. A floração ocorre com mais frequência durante o verão.

Solo
Quando você compra um vasinho de violeta, ele tem nutrientes o bastante para sobreviver por até quatro meses. Após esse período, você precisa adubar a planta para que ela possa permanecer forte e saudável.

A frequência da adubação é fundamental para que a violeta volte a florescer. A planta gosta de um solo rico em matéria orgânica (húmus de minhoca ou esterco curtido) e adubo NPK (que possui em sua fórmula nitrogênio, fósforo e potássio). Outra sugestão é o Bokashi (composto por produtos de origem vegetal ou animal).

Se você utilizar apenas adubo natural na sua violeta, você pode aproveitar as flores para preparar saladas com um leve toque adocicado.

Poda

violeta


Após cada florada, remova as flores mortas. Você também deve podar as folhas danificadas para que a planta possa se desenvolver com mais saúde.

Sinais de alerta
* Folhas murchas: geralmente sinalizam falta de água. No entanto, se você tocar a terra e ela estiver úmida, provavelmente a planta está reclamando de excesso de água. Suspenda as regas por um tempo e espere o substrato secar.

* Folhas amareladas, opacas e com caule alongado: a planta adquire essas características quando o seu cultivo ocorre em um local com pouca (ou nenhuma) luminosidade.

* Folhas amarelas: sinalizam falta de adubação.

* Folhas e flores mofadas: você está borrifando a planta diretamente. Ela não gosta disso.

* Folhas com manchas marrom: a água utilizada na irrigação está muito gelada. Opte por água em temperatura ambiente.

Como fazer mudas de violeta?
Para multiplicar a violeta, retire uma folha com cabinho e espete-a em uma vasinho com substrato rico em matéria orgânica. Outra forma de fazer mudas é através da divisão de touceiras.

Escolha uma planta bem saudável e com folhas firmes para tirar mudas de violeta.

janel174