Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




echeveria

Um dos tipos de suculentas mais adoradas para jardins e vasos decorativos, a rosa de pedra é um fenômeno atual entre as plantas. Seu formato semelhante a uma rosa tradicional e de coloração exótica, faz com que ela seja ainda mais chamativa.

A pequena planta chega de 10 a 15 cm de altura, com cores está entre o verde-escuro indo para o mais claro e roxo indo para o lilás

Necessitando de poucos cuidados, ela tem uma alta capacidade de armazenamento de água e suporta diferentes picos de temperatura, que podem ir dos de 40ºC até -5ºC. Com excelente adaptação na região Sul do Brasil e em outras de maior altitude, o nome científico dado a essa pequena plantinha é Echeveria.

A planta e suas características
A espécie tem uma alta capacidade de armazenamento de água e suporta diferentes picos de temperatura, que podem ir dos de 40ºC até -5ºC.

A rosa de pedra é uma planta baixa. Chega de 10 a 15 cm de altura. Sua paleta de cores está entre o verde-escuro indo para o mais claro e roxo indo para o lilás. A espécie floresce nos meses mais quentes do ano, entre a primavera e, principalmente, o verão.

A Echeveria não é muito resistente aos cortes, logo, tentar podá-la após ela ter crescido verticalmente, poderá resultar na sua morte.

Echeveria elegans

Dicas de cultivo
A rosa de pedra deve ser cultivada com vista certa para sol, nada de meia-sombra ou claridade.

Do calor extremo ao clima mediterrâneo, a rosa de pedra deve ser cultivada com vista certa para sol, nada de meia-sombra ou claridade. Como é uma planta bem resistente, o ideal é que o solo seja rico em matéria orgânica, areia e bem drenável. Ela se adapta bem aos canteiros e vasos.

Para plantar a  Echeveria é necessário usar uma terra adubada em uma mistura com areia e brita. O plantio deve ser feito com cuidado para não quebrar suas rosetas (folhas).

Depois, abra um pequeno orifício na terra e coloque a planta sem aprofundá-la demais. Em seguida, regue abundantemente e coloque a muda em um local bem iluminado e que bata sol direto na planta pelo tempo mínimo de 5 horas por dia.

Essas regas deverão ser feitas a cada 15 dias, sempre de forma abundante, evitando-se molhar demais as folhas.

Seja no vaso, seja no chão, o segredo de mantê-la saudável está em prestar atenção no solo e na irrigação. Porém, possuem um charme único em vasos pequenos.

rosa-de-pedra

A planta é tóxica?
A Echeverias se ingeridas, podem chegar a ser fatal. Evite deixá-las próximo de crianças e pets.

janel427

onze horas

Originária da América do Sul, a Onze-horas é uma planta que carrega esse nome devido aos seus botões que só se abrem em horários com maior incidência solar.

Muitos não sabem, mas a Onze-horas é uma planta da espécie suculenta e com isso não requer tanto cuidado para ser cultivada. Além de ser fácil de cultivar, a flor chama atenção para sua beleza, suas flores podem ter uma grande variedade de cores, dando oportunidade de criar um jardim incrível.

Como cultivar a flor Onze-horas
A Onze-horas é uma planta de fácil adaptação, sendo da espécie suculenta, ela precisa ter contato direto com o sol, sendo assim, certifique-se de plantar em locais externos e abertos.

O solo é uma das partes mais importantes para o desenvolvimento da Onze-horas. Sendo assim, procure deixar o solo nutrido e úmido.

Ainda sobre o solo, é importante que a terra tenha uma boa drenagem, sendo assim, opte por colocar areia e terra juntos, com algumas pedras para colaborar na drenagem. É indicado o uso de materiais orgânicos para o tratamento do solo, em casos de adubos orgânicos devem ser usados a cada 3 meses.

Água e Sol
Por ser uma suculenta, como citado, a quantidade de incidência solar que essa flor precisa ter é de no mínimo 4 horas, ciente disso, se atente ao local.

A sua rega deve ocorrer de duas ou três vezes na semana, dependendo das condições do solo, se estiver com aspecto seco, deve ser molhada, mas cuidado para não encharcar. A rega tem que ser feita diretamente no solo, molhando as flores pode acontecer de ter uma má formação e está propenso a ter mofo.

Período ideal
O período ideal para se plantar a Onze-horas é no verão, com a presença de solo fértil e com uma boa drenagem. Planta-se também em vasos ou jardineiras, mas é mais ideal ser em jardins, canteiros. Pois é uma planta que tende a ter um grande enraizamento.

portulacas-2

Para evitar competição de nutrientes, é indicado plantar a Onze-Horas em vasos ou locais independentes. As flores saem todos os anos, mas é mais predominante nos meses mais quentes, sendo primavera e verão.

Vale ressaltar que a Onze-Hora é uma planta tóxica para animais, sendo assim, cuidado com a presença de animais domésticos no seu jardim.

Popularmente conhecida como Onze-horas, a Portulaca tem esse nome porque suas flores geralmente abrem no meio do dia. Além de sua beleza exuberante, essa plantinha não demanda de cuidados muito elaborados para se desenvolver, tornando-a uma flor de fácil cultivo.

Preparando a terra
Para preparar o solo em que sua plantinha irá ficar, é ideal misturar uma parte de terra vegetal, uma parte de terra comum e duas partes de areia. Importante também ressaltar que a onze-horas prefere solos irrigados e de fácil absorção de água, ou seja, poroso.

Além disso, seu plantio deve ser realizado durante o verão, uma vez que, essas plantas preferem climas mais quentes.

Onde plantar a onze-horas?
O local onde plantar é o segredo para sua plantinha se desenvolver de forma saudável, a onze-horas ama a luz solar, por isso, o ideal é que o lugar onde ela for plantada tenha, pelo menos, quatro horas de exposição solar por dia. Além disso, a adubação do solo deve ser feita a cada 3 meses.

Sendo assim, deixamos aqui uma dica de onde plantar sua florzinha: hortas suspensas feitas de garrafa pet! Além de baratas, sua reutilização ajuda o meio ambiente.

Quando começam a florescer?
As sementes dessa planta começam a germinar de dez a quinze dias após plantadas. Ademais, começam a dar flores cerca de um mês após o desenvolvimento completo do broto. Seu florescimento acontece mais na primavera e no verão, é só manter o solo fertilizado.

mais de 100 espécies dessa planta, em sua maioria muito usadas para decoração de jardins externos, mas também existem variações que são comestíveis.

Aqui no Brasil, há três espécies facilmente encontradas: A Portulaca Oleracea, a Portulaca Umbraticola e a Portulaca grandiflora. A mais comum, é a grandiflora, muito utilizada como planta ornamental.

janela-flor24

violeta-pendente

A violeta pendente é uma planta fácil de cuidar e ideal para ambientes externos. Também é conhecida como violeta-de-corda ou de-cordão, é uma planta que chama a atenção por suas lindas flores, que tem um padrão de pétalas bem próximo ao das flores das violetas tradicionais.

Assim como suas “parentes” (ambas são da família Gesneriaceae), esta espécie é de fácil cultivo e pode ser um bom investimento até mesmo para aqueles que não tem muita experiência em cuidar das verdinhas….

A planta é perene, originária nas Américas, herbácea e que dá origem a flores de várias cores como a branca, azul, rosa e roxa..Embora não seja muito conhecida, é uma planta de fácil cultivo, pois suas exigências quanto à iluminação e regas são bem simples.

A planta se adapta bem a locais com luz filtrada ou difusa e regas moderadas, sempre conferindo a umidade do solo para evitar o encharcamento do mesmo. Na dúvida, a dica é optar pelo bom e velho teste do dedo.

Recomenda-se evitar molhar as folhas com frequência, por serem bem aveludadas e “gordinhas”. Na hora de escolher o substrato, opte por um mais arenoso, fértil e bem drenável, o que vai evitar o apodrecimento dos seus rizomas.

streptocarpus-saxorum

Onde acomodar os vasos
O melhor lugar para acomodar os vasos de violetas-pendentes em casa é em varandas ou sacadas, onde ela poderá receber os primeiros raios solares da manhã (somente até as 8 horas, dependendo da região).

O sol em horários mais quentes pode queimar suas folhas e flores. A iluminação adequada vai ser o fator principal para a quantidade de flores.

O material do vaso não irá influenciar muito no desenvolvimento da planta, pois ela se adapta às condições de qualquer tipo de material, desde que tenha furos embaixo para a drenagem da água.

A única ressalva é que, se plantada em vaso de barro, por ser um material que absorve a água do substrato, ela irá precisar de mais regas.

Aceita podas radicais por ser uma planta que entra em dormência no inverno, é recomendado que as podas sejam feitas no final do outono ou começo da estação mais fria. Já durante o restante do ano, podem ser feitas apenas podas de limpeza de flores e folhas secas e feias.

No período de dormência, também é necessário diminuir as regas.

violeta-pendente-streptocarpus-saxorum

É indicado fazer a separação dos rizomas no inverno, quando a planta está em processo de estagnação vegetativa,

A adubação correta para a violeta-pendente deve ser fosfatada, utilizando adubos orgânicos, como esterco bovino e farinha de ossos na hora da montagem do substrato. Além de uma adubação mensal com NPK04.14.08 sempre seguindo as recomendações de dosagens do fabricante do fertilizante.

A adubação rica em Fósforo (P) faz com que a planta produza uma enorme quantidade de flores. Se mantida em dia, a planta terá uma floração magnífica.

No paisagismo usamos a planta em vasos suspensos ou jardineiras em varandas. Por ser uma planta pendente fica linda em jardins verticais.

banconolago