Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




zamioculcas-zamiifolia

Vamos conhecer então quais são os cuidados essenciais com a Zamioculca. Também conhecida como a planta da fortuna, a planta esbanja beleza com suas folhas verdes e exuberantes.

A Zamioculca é uma planta de origem africana, mas que se adapta facilmente ao clima tropical. Ela pertence à família das Aráceas e também é conhecida pelo nome científico Zamioculcas zamiifolia. Quando cultivada em vaso cresce até 70 centímetros, no máximo.

Ela tem folhas verdes escuras na forma de lança e possui ciclo de vida longo. Os caules, que são carnudos, atuam como reservatórios de água. Por esse motivo, essa planta é bastante resistente à seca, mas precisa de cuidados.

Então, confira nas próximas linhas recomendações de como cuidar dessa planta:

A resistência da Zamioculcas já é uma grande vantagem, pois seu cultivo extremamente fácil. Ela pode ficar em ambientes claros ou escuros, com um pouco de água e fertilização. Nos tópicos seguintes estão detalhados todos os cuidados ideais para essa planta. Veja!

zamioculca

Colocando a zamioculca no vaso
O vaso precisa ter uma boa drenagem. Os que têm furos no fundo, são, portanto, ideais para isso. Se quiser, colocar areia no fundo do vaso também é uma ótima opção para auxiliar no processo de drenagem.

Iluminação ideal para Zamioculca
A Zamioculca consegue viver em um espaço com pouca luz solar. No entanto, ela não produz novos brotos e nem consegue se desenvolver sem iluminação adequada. Um fato curioso é que ela também é capaz de usar a luz artificial para realizar suas funções vegetais (fotossíntese).

Assim sendo, o ideal é que essa planta receba iluminação indireta e forte. Além disso, num espaço claro a beleza das folhas verdes escuras fica mais encantadora, principalmente pelos contrastes que gera em ambientes com paredes brancas.

Os melhores lugares da casa para alocar a Zamioculca
A estação do ano é o que define qual o local mais adequado para ela ficar. No período do verão, a Zamioculca, graças às folhas verdes escuras e marcantes, ganha destaque em ambientes bem iluminados como em varandas ou próximo a janelas. Evidentemente, é uma combinação perfeita que traz mais encanto a qualquer recinto.

No inverno e outono, contudo, é aconselhável deixar o vaso em um local protegido, pois ela não tolera bem o clima frio. O tamanho dessa planta se adapta facilmente a apartamentos pequenos. Portanto, você pode colocar em um local arejado e em temperatura ambiente.

Temperatura ideal para Zamioculca
A Zamioculca gosta de ambientes frescos e você não precisa temer pela vida dela nos meses de verão. Ela suporta tranquilamente temperaturas acima de 15º C. Por outro lado, não se pode dizer o mesmo em relação ao frio. Quando os termômetros marcam abaixo de 15° C o bem-estar dessa planta fica comprometido.

Além disso, ela nunca deve ser exposta a temperaturas menores que 5° C, que aparecem em alguns dias de inverno. Então, quando começar a esfriar deixe a Zamioculca em cômodo com temperatura ambiente não terá com o que se preocupar.

zamioculca-1

Rega da Zamioculca
A quantidade de água que pode ser dada a essa planta depende do quanto ela recebe de luz. Se o local onde o vaso está posicionado é bem iluminado, é aconselhável regar generosamente. Entretanto, tenha cuidado para não exagerar. Se a Zamioculca for receber muita água, as folhas ficarão amareladas.

Espere secar superficialmente o solo para realizar a nova rega. O mesmo cuidado deve ser concedido se ela estiver à sombra, porém a frequência da irrigação é menor. Nesse caso, a terra permanece mais tempo molhada, uma vez que a atividade vegetativa também diminui. Também não precisa borrifar água nas folhas em clima seco.

Solo ideal para Zamioculca
A Zamioculca se acomoda em qualquer solo. Apesar disso, uma terra leve, macia e bem drenada é a sua favorita e com húmus, fica ainda melhor. Contudo, é comum o cultivo com substrato universal ou para plantas verdes. Em qualquer um dos casos, ela se desenvolverá sem problemas. O importante é que esse chão tenha uma boa drenagem.

Embora a Zamioculca não perca a vida em ambientes secos, a falta de irrigação frequente do solo afeta o crescimento. Portanto, é aconselhável enterrar um pouco o dedo na terra e ver se retém umidade, caso você perceba que está enxuta regue, deixando-a apenas úmida.

Adubos e substratos para Zamioculca
Nos meses de primavera e verão, para potencializar o crescimento da planta, é recomendado que você acrescente no solo do vaso da Zamioculca uma dose de fertilizante líquido para as plantas verdes que contenha:
- Macroelementos: nitrogênio, fósforo e potássio.
- Microelementos: magnésio, manganês, ferro, cobre, boro, molibdênio e zinco.
A zamioculca também adora adubos a base de casca de árvore e carvão moído. Você pode comprar pronto ou produzir em casa.

Todos esses elementos são importantes para você ter, com o passar dos anos, uma planta saudável. Dilua o fertilizante na água de irrigação. Uma dose mensal já é suficiente para ajudar essa planta a crescer, mesmo que ela fique em um espaço com pouca luz.

zamioculca

Manutenção da Zamioculca
Você não precisa podar a Zamioculca. Para manter sua aparência viva e encantadora, apenas retire as folhas que gradativamente vão ficando secas ou que apresentem partes amareladas ou enegrecidas. Simplesmente, fazendo isso é possível evitar que parasitas tentem se aproximar dessa planta.

Também é importante cortar os galhos que estiverem ressecados e interferem no formato na base. Ao remover esses componentes defeituosos, utilize uma tesoura limpa e esterilizada no fogo. Assim, você previne também que uma infecção afete os tecidos.

Vasos para plantar Zamioculca
A cada 2 ou 3 anos, deve-se trocar a Zamioculca de recipiente. Geralmente, as raízes grossas indicam que a planta já precisa de um vaso novo, um pouco maior. Essa mudança terá de ser feita com extremo cuidado. Apenas dessa forma será possível garantir que ela continue com seu desenvolvimento.

A troca é perfeita na primavera. Então, para fazer isso, afaste o solo das bordas do vaso e retire toda a planta junto com a terra. No novo recipiente acomode as raízes e acrescente mais terra para que permaneça firme. Por fim, molhe levemente.

Pragas e doenças da Zamioculca
Com bons cuidados, é bastante improvável que a Zamioculca sofra com qualquer praga. A única que pode aparecer, se a planta não estiver saudável, é a cochonilha-do-algodão. Um visitante perigoso que deve ser exterminado no momento em que você detectar, com um inseticida específico.

A cochonilha-do-algodão é uma das pragas mais frequentes em qualquer horta ou jardim. Esse parasita costuma atacar plantas fracas, com baixo vigor. São insetos que sugam a seiva e os sucos da Zamioculca. Quando há presença dessa praga a planta para de progredir e as folhas mudam de cor, ficando amareladas.

Propagação da Zamioculca
É possível reproduzir essa planta de diferentes maneiras. Os métodos menos usados, devido à propagação ser lenta, são por semente e por folha. Por outro lado, a forma mais rápida para semear novas Zamioculcas consiste na divisão de bulbos (grandes esferas semelhantes a batata nas raízes).

Então, basta retirar delicadamente a Zamioculca do vaso com as mãos, não use pás, facas ou outras ferramentas de metal, pois podem causar danos. Pegue 3 bulbos e replante em um recipiente diferente. A melhor época para a propagação é no outono.

orquidea