Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




opuntia

O cacto Opuntia, mais conhecido como Figo da Índia ou Pera-espinhosa, é uma suculenta nativa da América do Norte. Possuem ramificações achatadas e largas, com flores roxas, amarelas, vermelhas ou laranjas.

Os cactos Opuntia são muito utilizados na culinária mexicana e também cultivados no Brasil. Podem atingir 30 cm de altura e 45 de largura. Seus caules são divididos em segmentos planos parecidos com uma pá plana de uns 12 cm de comprimento. Dá flores amarelas brilhantes no verão.

Prefere climas secos e sol pleno (pelo menos seis horas de sol direto por dia), mas suporta sombra parcial desde que o clima seja bastante quente. Deixe em local que pegue bastante luz solar.

Tem que ser plantado em solo bem drenado com areia ou pedra-pome. Dê preferência para solo rico em matéria orgânica. Se quiser compre mistura própria para cactos e suculentas.

Normalmente não precisa podar, mas caso deseje, os ramos podem ser cortados. Você pode remover ramos individuais para manter o formato e tamanho que deseja.

Remove utilizando pinças e faca, cortando onde os ramos se conectam. Não pegue com as mãos, pois possui espinhos que penetram na pele e incomodam.

Dicas para cuidar de cacto Opuntia
Podem ser cultivados a partir de sementes (mas leva uns 3 a 4 anos), ou a partir de um ramo de um cacto existente (com pelo menos 6 meses de crescimento). Ao podar o Opuntia você pode plantar a extremidade cortada na mistura de solo.

Coloque uma estaca para apoiar, até ele criar raízes. Para saber se está com raiz, tente puxar delicadamente o ramo depois de um mês, se ficar preso é porque já deu raiz. Se ainda não deu, aguarde mais um tempo.

A colheita pode ser realizada de quatro a seis vezes ao ano, normalmente no meio da manhã.

Quantidade de água e umidade para o cacto Opuntia
Prefere a seca do que o excesso de água, portanto não regue demais seu cacto opuntia. Deixe sempre o solo secar antes de regar. Quando regar, regue até que a água saia pelos buracos do fundo e pare.

Opuntia_microdasys

Não deixe prato no fundo do vaso, ou remova a água que ficar no prato, senão irá apodrecer a raiz!!

No inverno reduza muito esta rega, ela costuma murchar nesta época do ano, é normal, voltam a crescer na primavera.

Não gosta de muita umidade, lembre-se, é um cacto, portanto gosta de clima seco e quente.

Poderá ser necessário utilizar fertilizante rico em nitrogênio uma vez na primavera e uma vez no verão. Isso promove o crescimento dos ramos, principalmente quando cultivado no vaso.

margarida8

portulacaria afra

Conhecida como arbusto-de-elefante, planta-de-jade-anã e porco-espinho. É uma suculenta de pequenas folhas encontrada na África do Sul. Geralmente têm um caule avermelhado e folhas verdes.

É um arbusto ou pequena árvore vertical de madeira macia, semi perene, geralmente 2,5 a 4,5 m de altura.

Resistente à seca e ao fogo, ele suportará o sol e o calor do deserto uma vez estabelecido. As estacas enraízam-se facilmente na maioria dos meios de envasamento.

A espécie pode ser plantada em vasos, jardineiras e canteiros no jardim, sendo que o mais comum é o cultivo em vasos de plástico ou barro.

No de plástico o substrato fica úmido por mais tempo, já o barro absorve a umidade e impede que sua planta morra por excesso de água.

De pequeno porte, a Portucalaria afra pode passar de 1 m de altura, caso mantida direto no jardim, ou alcançar os 40 cm quando em vaso.

Como pode ser imaginado em razão de sua origem, o clima ideal para cultivo da planta é quente e seco. Quando criada em climas frios e úmidos, é importante diminuir as regas para evitar o apodrecimento de suas raízes.

portulacaria

Além disso, a espécie gosta bastante de espaços bem iluminados. Por isso, é melhor dar preferência para o seu cultivo em ambientes de sol pleno, como quintais e outras áreas externas.

Mas, caso ela fique de casa, escolha colocá-la perto de janelas ou portas de vidro, de modo que receba luz direta por uma parte do dia.

E já que estamos falando de uma suculenta, é claro que seu cultivo também se mostra fácil quando falamos da frequência de rega.

Uma Portucalaria afra pode ser molhada apenas uma vez por semana, nas estações mais quentes, ou uma vez a cada 10 ou 15 dias, no outono e no inverno.

Para um crescimento ainda mais saudável, recomendo também que seja feita adubação a cada dois meses com NPK 10.10.10, e cada três meses com o adubo orgânico bokashi.

ouvindo-a-chuva20