Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




farinha-de-osso-para-adubo

A farinha de osso é um adubo muito utilizado em todo o mundo, que pode ser uma grande aliada das suas plantas. No artigo abaixo há a explicação do que é, para que serve, como aplicar, e quando vale ou não a pena usar. Ela não é sempre segura, portanto, leia este artigo até o final para entender melhor.

O que é a farinha de osso?
É o osso triturado de animais, usado como adubo orgânico. Normalmente é autoclavado, ou seja, cozido em altas temperaturas. Ele parece um pó com pedacinhos misturados, tendo um cheiro forte, que pode acabar impregnando no seu armário. Por isso, guarde distante dos seus alimentos.

O quem tem nela?
Ela é fonte de Cálcio e Fósforo, podendo até ter um pouco de nitrogênio. Mas o maior uso na agricultura é para suprir a necessidade de Fósforo nas plantas mesmo.

O Fósforo é essencial para a planta fazer fotossíntese, e logo produzir seu próprio alimento, e também é necessário para a formação de raízes e florescimento.

Já o Cálcio, a planta precisa em quantidades menores, mas ele é essencial na formação de células, para os nutrientes irem de uma parte para outra da planta.

Um detalhe: Normalmente a terra do jardim e dos vasos já tem Fósforo e Cálcio suficientes. Mas às vezes, a gente pode precisar adicionar esses nutrientes por adubação, sendo bem interessante pensarmos na farinha de osso.

farinha-de-osso1

Como aplicar em vasos?
Vou te dar algumas dosagens aproximadas, mas o melhor é você seguir as recomendações do fabricante, ou aplicar um pouco menos.
* Em vasos pequenos, menores que 15 cm de diâmetro, pode aplicar 1 colher de sopa rasa.
* Em vasos médios (entre 15 e 25 cm), pode aplicar 2 colheres de sopa rasas.
* Em vasos grandes (mais que 25 cm ), pode aplicar 3 a 5 colheres de sopa rasas.

Aplique a cada 30 dias, espalhando bem na superfície da terra, regando em seguida.

Como aplicar em canteiros de hortas ou flores?
– Aplique 10 colheres de sopa por metro quadrado, a cada 30 dias. Misture com a terra e regue bem em seguida.

Quando a planta não se beneficia.
Cada planta precisa de certa quantidade de nutrientes para poder crescer bem. Se você aplicar mais do que o necessário, a planta não ficará super forte, ou crescerá super rápido.

Provavelmente, nada mudará no seu jardim com a aplicação, se nada estiver faltando. Mas se a planta não estiver encontrando todo o Cálcio (Ca) e Fósforo (P) que ela precisa na terra (solo), ela se beneficiará bastante e responderá muito bem ao adubo. Nutriente em excesso não é um estimulante.

Se você exagerar, o problema pode ser grave, pois o fósforo em excesso pode atrapalhar o crescimento de fungos benéficos do solo, chamados de fungos micorrízicos, atrapalhando a ação das raízes.

Se você exagerar, também pode atrapalhar a produção de clorofila, o que atrapalha a fotossíntese e deixa as folhas amareladas.

Em geral, o Fósforo falta com mais frequência só em terras agrícolas, ou em substratos de vasos que nunca foram adubados, como é o caso das orquídeas e bonsais. Isso porque com a colheita, acabamos retirando muito Fósforo da terra.

Já nos jardins, a quantidade necessária tende a ser um pouco menor, podendo não gerar muita diferença perceptível no desempenho das plantas.

farinha-de-osso-1

Há pontos excelentes:
Os nutrientes são liberados lentamente, à medida que a planta vai precisando, ao contrário da maioria dos adubos químicos. O excesso dificilmente consegue queimar as folhas da planta. Ao menos, é muito mais difícil do que com um adubo químico, que é mais concentrado e solta os nutrientes muito rapidamente.

Há pontos contra.
A farinha de osso pode atrair cães, gatos, e até mesmo gambás para o seu jardim, que podem cavar no seu jardim pensando ter um osso enterrado por lá. E se seu cão encontrar o saco e resolver comer o pó, ele pode passar muito mal, pois a farinha de osso forma um “bloquinho” duro no estômago dele, podendo até mesmo matar.

Jamais faça misturas loucas sem conhecer!
Na tentativa de fazer um NPK orgânico, muita gente mistura a farinha de osso com torta de mamona, que é rica em nitrogênio.

O problema disso é que se você tem cães em casa, ele provavelmente tentará comer a mistura, devido ao cheiro de ossos, mas a torta de mamona tem um componente muito tóxico, chamado ricina. Isso pode facilmente matar o seu cão.

Dá pra fazer em casa?
Sim, é possível, mas não recomendo para quem não mora em sítios, pois você precisa queimar o osso. O osso cru não deve ser usado, pois além de poder apodrecer e atrair animais e insetos, a sua planta vai demorar muito para conseguir usar uma pequena quantidade do adubo.

Enfim, é um excelente adubo orgânico, principalmente na agricultura. No jardim ou nos vasos ela fará a diferença se sua planta não estiver encontrando o nutriente na terra.

liquen

singônio

Para quem gosta da natureza, nada melhor do que ter um espaço bem verde em casa, não é? E para isso não é necessário ter um grande jardim.

Existem algumas plantas que se dão super bem em ambientes internos, até para quem mora em apartamento! Por isso, confira uma das plantas mais queridinhas para a decoração, o singônio!

Principais características do Singônio
Primeiramente, é importante dizer que essa planta de folhagem esverdeada e com nervuras brancas é uma das mais populares do país, sendo encontrada em praças e parques.

Ela é muito resistente e oferece um crescimento rápido, além de não precisar de manutenção frequente e raramente ficar doente.

O singônio é uma das folhagens mais resilientes à iluminação, pois consegue aguentar tanto o sol forte quanto ambientes de luz artificial ou de muita sombra.

Saiba que ela é uma planta que pode ser cultivada como uma forração ou ainda ser uma trepadeira e escalar colunas e muros.

Essa planta é usada nos jardins para forragem, como um tapete de folhas normalmente posicionado sob as árvores, cobrindo a terra adubada.

Além disso, uma grande vantagem dessa planta é que suas raízes se apegam com força ao tronco das espécies maiores, sem sugar os nutrientes delas. Isso significa que ela não é uma folhagem parasita.

singonio_1

Como cultivar a planta dentro de casa
O Singônio gosta de claridade. Quanto mais luz, mais suas folhas irão se desenvolver, porém mesmo suportando bem o sol, é importante não exagerar ao deixá-lo exposto à luz direta.

Sobretudo, é importante saber que essa planta também cresce perfeitamente em ambientes de luz artificial, como banheiros e escritórios.

Como regar
Quando cultivado em vasos, a rega será bastante importante. Ele precisa ser regado de forma que a terra esteja sempre úmida. Sendo assim, é melhor analisar com o dedo, se estiver seca, é preciso molhar.

O intervalo irá depender do tamanho do vaso. Quanto menor o vaso, menor a frequência das regas. Lembrando que excesso de água pode prejudicar seu desenvolvimento.

Porém, é importante não deixá-la em lugares muito frios, pois a baixa temperatura pode matá-la. Em ambientes internos, é preferível que ela seja cultivada em cômodos que não possuam ar condicionado.

singônio

Como utilizar o Singônio na decoração
Já em relação à decoração, o Singônio pode ter seu crescimento para cima ou para baixo. É possível plantá-lo em um vaso ou no chão, e, assim, o crescimento será para cima.

Caso você decida plantar perto de colunas ou muros, ele irá crescer como uma trepadeira. E, como falamos anteriormente, existe a opção de pendurá-lo em um lugar alto, assim as folhagens irão crescer em direção ao chão.

Lembre-se que a planta pode ser colocada em qualquer cômodos: quem prefere investir em um estilo clássico, é possível plantar o Singônio em vasos de cerâmica ou barro.

Entretanto, se a ideia é deixar a casa moderna, cultive a planta em outros vasos, como de madeira, vidro, aço ou cachepôs coloridos.

Porém, é importante tomar algumas precauções! A seiva leitosa do Singônio contém cristais de oxalato de cálcio e é tóxica para animais de estimação.

Por fim, caso você tenha algum bichinho em casa, coloque a planta em um lugar mais alto, onde o pet não pegue. Já que, como falamos anteriormente, essa mudança de local não é um problema para o Singônio, pois a planta é versátil e ficará linda em qualquer lugar.

floresta

onze-horas-portulaca-grandiflora.

A Portulaca Grandiflora é uma pequena planta nativa da América do Sul, encontrada principalmente no Brasil, Uruguai e Argentina. O nome popular se deve à floração, que ocorre apenas quando o sol está muito quente, geralmente por volta das 11h.

Aprendendo como cultivar onze-horas
Quando se aprende como cultivar onze-horas, descobre-se que ela é uma flor de crescimento rápido com um ciclo de crescimento anual muito fácil de manter em vasos e jardineiras.

Pode ser utilizado em paisagismo de diversas formas: é adequado para jardins de pedras e apreciado para formar tapetes de flores em áreas ajardinadas.

O cultivo da flor onze horas pode acontecer através de sementes, que necessitam ficar na superfície do solo. Afinal, elas demandam luz para que a germinação ocorra de fato.

Recomenda-se colocar as sementes no máximo 0,5 cm sobre o substrato, espalhando uma fina camada de terra devidamente peneirada ou então um pouco de serragem por cima.

Além disso, vale dizer que as sementes dessa flor levam cerca de 2 semanas para poderem germinar. Uma alternativa é plantá-la por intermédio de estacas, utilizando pedaços de galhos da planta que estejam em boas condições, uma vez que que criam raízes quando alguém os planta em terra úmida.

Nesse contexto, o espaço que se recomenda entre as plantas para o plantio em solo é entre 10 a 40 cm.

Planta-Onze-Horas

Necessidade de água
A onze-horas, também chamada de portulaca, é sempre a favorita entre os amantes de jardinagem, paisagistas locais plantariam híbridos de portulaca em grutas feitas pelo homem.

Além disso, está presente em recipientes de cimento, potes de terracota, recipientes de plástico para refrigerantes e como potes pendurados. Nos Estados Unidos, Canadá e América Latina, as portulacas têm uso, então, como sebes e plantadas em massa.

Muita luz solar
As portulacas precisam de seis a dez horas de sol para atingir seu potencial de floração. Se você tentar cultivar portulaca em uma área sombreada, portanto, seu crescimento será limitado. Por isso, terá alguma dificuldade em produzir flores.

Pode-se, então, notar também que as flores são mínimas e fecham no início da tarde e em dias nublados.

Solo
Os preferidos são uma combinação de 30% de solo franco e o restante, portanto, inclui uma combinação de composto, areia, pedra-pomes, estrume de vaca envelhecido, casca de arroz envelhecida, pedaços de carvão vegetal e coco de coco.

Temperatura e umidade
Nativa do Brasil, Uruguai e Argentina, a portulaca gosta do calor e pode tolerar condições de seca. É comumente usado para plantas suspensas, sebes ou como ponto focal em jardins de bolso.

Nas Filipinas, isso é popular em muitas hortas comunitárias, escolas públicas, jardins de bolso, jardins verticais e plantas de sebe.

flor-chuva