Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vaso-suculentas

Você sabe como escolher os vasos para suculentas ideais? As suculentas estão em alta, são as favoritas no momento para paisagismo, além de serem as mais procuradas por quem não tem muito tempo para cuidar de plantas, já que necessitam de cuidados considerados simples se comparados com outras espécies.

Mas para ficar ainda mais fácil e bonito, nós preparamos algumas dicas para você escolher os vasos para suculentas de forma correta e permitir que a sua planta cresça saudável.

Vasos para suculentas
As suculentas são conhecidas por ter suas folhagens grossas. Essa característica se deve por ela armazenar muito mais água do que as outras espécies, isso significa que pode ficar mais tempo sem precisar de cuidados.

Por isso, as suculentas conseguem sobreviver muito bem em climas secos e áridos e até mesmo em desertos.

Por conta do acúmulo de água, os vasos para suculentas se tornam primordiais, pois os materiais podem ditar também a quantidade da rega, além do clima em que elas estão.

Tipos de materiais de vasos para suculentas
O material do seu vaso irá ajudar a saber como regar suas suculentas e, assim, mantê-las mais saudáveis. Separamos alguns tipos de vasos em diferentes materiais, confira:

vaso de barro

Vaso de barro
Em geral, os vasos de barro são os melhores para as plantas, isso inclui também as suculentas. Eles dão à planta a sensação de estar plantada no chão.

vaso-suculentas

Vaso de cerâmica
São muito comuns e podem ser encontrados em diversos formatos e tamanhos. Eles retêm mais umidade, mantendo a terra fresca e úmida por mais tempo. Assim, a rega pode ser feita em quantidade maior e com menos frequência.

vaso cimento

Vaso de cimento
Vasos de cimento podem ser encontrados de diversos tamanhos e formatos também. Essa opção tem boa absorção de água, porém tende a reter calor, o que pode ser prejudicial, por isso a rega deve ser em menor quantidade e mais frequente.

vaso-de-vidro-suculentas

Vaso de vidro
Os vasos de vidro têm aspecto moderno e possuem diferentes formatos, além de muita elegância. Eles não retêm água e armazenam calor – seu uso deve ser feito em ambientes frescos e a rega pede menos água e mais frequência.

vasos-para-suculentas-de-plastico

Vaso de plástico
Leves, baratos e disponíveis em diversos tamanhos e formatos, podem servir de base para vasos de vidro ou madeira, ou ser utilizados sozinhos. Porém, tendem a esquentar demais quando expostos ao sol – esse calor é facilmente transferido ao solo, o que pode prejudicar a planta. Assim, é necessário ter mais frequência nas regas.

vaso_de_porcelana

Vaso de porcelana
Apesar de mais caros, os vasos de porcelanas podem ter diferentes formatos e tamanhos. Ficam lindos em qualquer decoração, mas é preciso estar atento ao ambiente, pois eles podem também reter calor. Assim, a rega precisa de menos água em maior frequência.

Uma dica para escolher os melhores vasos é considerar o estilo decorativo do espaço. Por exemplo: industrial, moderno, minimalista, retrô, rústico, romântico, clean, entre outros. A combinação irá gerar um ambiente bem harmonioso, elegante e charmoso.

Além disso, você pode brincar e inserir vasos para suculentas em objetos como aparadores, mesas centrais e outros, em nichos e prateleiras em paredes e ainda utilizar opções que estão na moda, como vasos suspensos ou em formatos personalizados.

Charme e estilo para sua composição
Os vasos pendentes estão na moda atualmente. Eles são suspensos por cordas ou cordões de aço presos no teto e conseguem dar fluidez à decoração, por isso pode ser uma boa ideia para compor seu jardim externo, de inverno ou então do lado interno de sua casa.

Eles são excelentes para ambientes pequenos, pois não ocupam espaço do chão e nem nas paredes. É um tipo de jardim que propõe decorar com mais leveza.

Os formatos de bonecos também ganham espaço. Podem ser feitos de variadas maneiras, até mesmo artesanalmente com biscuit ou cerâmica.

Os mais usados nas decorações são bonecos minimalistas e conceituais, podem ser de apenas uma cor ou característicos de um personagem. Qualquer que seja o tipo pode deixar a decoração alegre.

vaso de suculentas

Sem limites para a criatividade
As suculentas são plantas lindas, de diversos formatos, tamanhos e milhares de espécies. Você pode ser amante dessas plantas e ter algumas ou até colecionar, o que você precisa estar atento é na saúde dessas plantas.

Os vasos para suculentas são essenciais para que você mantenha essas plantinhas lindas e saudáveis. Agora você sabe os materiais de vasos que combinam melhor com seu clima e espaço, além de diversas ideias e possibilidades que podem ser usadas.

passarinho_1