Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium-obesum

Hoje relativamente fácil de encontrar no comércio, essa planta nativa de ambientes áridos do norte da África e do Oriente Médio tornou-se – assim como as orquídeas ou roseiras comuns – um vício para muitos jardineiros.

O que é absolutamente compreensível: além da floração magnífica, em tons que variam do branco ao rosa e ao carmim metálico, a rosa-do-deserto é um vegetal muito singular. Mas, apesar de rústica, é cheia de manhas no cultivo e muitas dúvidas surgem de como cuidar dela.

Abaixo as dúvidas mais frequentes sobre como cultivar rosas do deserto. Confira as respostas!

Por que replantar a rosa do deserto?
De modo geral, as rosas do deserto cultivadas em vaso devem ser replantadas uma vez por ano, sempre na época de maior atividade vegetativa da planta, que é de setembro a março, favorecendo o surgimento de novas raízes capilares rapidamente.

A rosa do deserto pode ser replantada no mesmo vaso, uma vez que a finalidade desta etapa é levantar e engrossar ainda mais seu caudex. Assim, a cada replantio o tronco engrossa mais e toma formas maravilhosas.

Como polinizar rosa do deserto?
A polinização manual das rosas do deserto é muito simples e fácil. Porém, é importante ter cuidado, já que se trata de um procedimento bem delicado, em que os órgãos reprodutores da planta no interior de suas flores são manuseados.

Rosa do deserto com folhas amarelas: o que fazer?
Primeiramente, vale lembrar que a maioria das rosas do deserto tendem a diminuir seu metabolismo com temperaturas abaixo de 20ºC. O primeiro sinal que isso está acontecendo são folhas amareladas caindo, pois é uma planta caduca.

Se as folhas estiverem amareladas em pleno verão, pode ser um indicativo de ausência de algum nutriente. Nesses casos, recomendo duas ações: fazer a correção do substrato no qual está plantada e fazer uma adubação de manutenção na rosa do deserto.

adenium

Rosa do deserto com folhas enrugadas: o que fazer?
Na maioria das vezes, as folhas enrugadas são um indicativo de falta de nutrientes. Se o problema persistir após uma boa correção de solo seguida de adubação, é possível que a planta tenha sido afetada por algum tipo de ácaro ou vírus que gera esses sintomas.

O que fazer para a rosa do deserto crescer rápido?
O desenvolvimento depende muito dos replantios e podas. Para a rosa do deserto crescer rápido, basta seguir um calendário de cuidados, em que, uma vez por ano, no mínimo, haja um replantio, uma poda, de duas a três correções de solo e uma adubação em constância (seja foliar, farelado ou na irrigação). Assim, você terá uma linda planta em 3 anos, mesmo nos casos em que ela foi obtida a partir de sementes.

Nunca se esqueça de adicionar areia grossa no mix do seu substrato, vai ajudar muito no desenvolvimento de sua planta.

rosa do deserto

A rosa do deserto é tóxica?
A resina ou látex da rosa do deserto, se for fervida, se torna tóxica. Entretanto, para ocorrer um envenenamento somente pelo contato com a seiva, seria necessário uma grande quantidade, que, pela boca, seria impossível, mesmo que acidentalmente.

A seiva apresenta gosto muito amargo, que repele qualquer ser que tente morder ou ingerir.

janela6