Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




adenium obesum

A Rosa do deserto pertence à família Apocynaceae e seu nome científico é Adenium obesum. A planta, que pode ser encontrada na Tailândia, desertos e na África, se adapta facilmente ao clima seco e quente e consegue viver bem em lugares ensolarados, como é o caso do Brasil.

O cultivo de rosas do deserto desperta muitas dúvidas. Aprenda nesse artigo como plantar, regar, adaptar, polinizar, trocar de vaso, enxertar, podar, adubar e várias outras dicas para cultivar a rosa do deserto com sucesso!

Como plantar rosa do deserto em vasos
O primeiro passo para o plantio da rosa do deserto em vasos é preparar uma receita com substratos que ofereçam uma excelente drenagem. Além de opções prontas, você pode fazer um mix com 40% de areia grossa + 40% de substrato Carolina + 20% de carvão moído.

A areia grossa é indispensável em qualquer que seja o mix, totalizando 40% da mistura, assim como os 20% de carvão, mas o terceiro elemento pode variar.

Por que optar pelo vaso bacia/concha?
A estética e o tipo do tronco (caudex) da rosa do deserto se adapta muito bem aos vasos que sejam de bordas baixas, seja ele quadrado, redondo ou cuia. Esses formatos de vasos contribuem com a oxigenação do sistema radicular da planta, favorecendo o caudex, que engrossa mais rápido do que se estivesse em um vaso profundo.

Além disso, mesmo quando a muda é nova a aparência já é grossa e robusta, passando a impressão de “planta bonsai”, o que é ótimo para uso ornamental na decoração de casas ou ambientes corporativos.

A rosa do deserto pode ser plantada no chão?
Sim! E fica tão linda quanto as que são cultivadas em um vaso, mas a diferença é que as raízes terão mais espaço para crescer e, dessa forma, o caudex não vai engrossar tão rápido.

Nesse caso, a recomendação é fazer o replantio e o levantamento de caudex, para ter uma rosa do deserto bem desenvolvida e com maravilhosos caudex externos.

O transplante de uma rosa do deserto plantada no chão exige mais atenção: cave com cautela e, de preferência, utilizando as mãos, para não cortar raízes grossas ou com belos formatos.

adenium

A rosa do deserto gosta de sol?
Sim, de forma geral, as rosas do deserto amam o sol pleno. Porém, é necessário fazer a aclimatação da planta para viver nestas condições, principalmente quando a muda foi adquirida em garden centers ou com cultivadores que vendem em escala comercial e utilizam um substrato extremamente drenante e sistema de regas constantes.

Para esses casos, ao adquirir uma planta em um bom porte, por exemplo, em um vaso número 15 (pote 15) o ideal é replantá-la.

Depois disso, coloque-a em um local que receba o sol do período da manhã até meio dia, por até 3 meses. Depois desse tempo de adaptação, você poderá movê-la para o sol pleno.

Mesmo com a preferência pelo sol pleno, isso não quer dizer que a rosa do deserto não vai bem em jardins de inverno. É importante que o ambiente receba de duas a três horas de sol por dia e claridade constante. Nessas condições, a rosa do deserto costuma se adaptar bem, ao contrário de áreas internas sem iluminação alguma.

Cultivo
As rosas do deserto podem ser cultivadas por sementes ou estacas. Os troncos grossos com a característica parecida com os grandes Baobás, só podem ser obtidos através do cultivo de sementes.

Um dos segredos para deixar a base do caule interessante é levantar um pouco a planta, deixando a parte superior das raízes exposta a cada replantio, que deve ser realizado a cada 2 ou 3 anos. A planta enraizará normalmente.

Podas de formação devem ser criteriosas para não formar deformidades não naturais e cicatrizes na planta. Use luvas nas podas e manuseio da rosa do deserto, pois a seiva é tóxica.

Ambiente adequado
A planta, assim como os cactos, exige um local ensolarado e com temperatura mínima de 10°C. A rosa do deserto, como o próprio nome sugere, se adapta muito bem às condições de baixa umidade.

Adenium-obesum

Como regar a rosa do deserto?
O termo “deserto” no nome acaba causando confusão quando o assunto são as regas!

A rosa do deserto cultivada em vaso pode ser regada diariamente, desde que o substrato no qual ela está plantada tenha uma alta capacidade de drenagem. Isso significa que em dois segundos a água deve começar a baixar, até vazar pelo fundo do vaso.

A importância do carvão
Devido a necessidade de alta drenagem, costuma-se usar carvão na composição do substrato da rosa do deserto. Esse composto ajuda a segurar fertilizantes colocados no vaso, seja farelado ou fertirrigação, que podem escorrer junto à água.

Regue somente quando o substrato secar totalmente e nunca jogue água nas folhas, botões ou flores, pois pode afetar a floração e deixa o ambiente propício para pragas.

A rosa do deserto pode ficar na chuva?
Em semanas mais chuvosas, a recomendação é retirar as rosas do deserto da chuva, principalmente quando ocorrem por mais de 5 dias seguidos. Nestas situações, faça regas somente quando o substrato estiver totalmente seco.

Como adubar a rosa do deserto
A adubação com bons fertilizantes é necessária para o cultivo das rosas do deserto, a fim de alcançar um bom diâmetro de tronco e floração abundante.

Mas, atenção: os fertilizantes não devem ser aplicados diretamente nas raízes ou quando o substrato estiver completamente seco. Sempre regue antes para evitar queimaduras das raízes e a queda de folhas.

rosa do deserto

O que é osmocote para rosa do deserto?
O osmocote é um adubo de liberação lenta em formato de bolinhas, que lembra muito uma semente peletizada e também ovos de caramujos. Como esse tipo de adubo de liberação lenta não é tão conhecido, muitas pessoas adquirem a rosa do deserto ou outras plantas e realmente confundem com ovinhos de bichos.

Hoje as cores mais comuns de osmocote são: amarelo, verde escuro, verde claro, cinza e azul escuro.

O mix de micros e ou micros e macros nutrientes que compõem as bolinhas são liberados lentamente quando misturados por cima do substrato da rosa do deserto, que pode seguir a recomendação de 3 a 5 meses de adubação, com uma única dose (lembre-se de respeitar a dose recomendada por cada fabricante).

Como fazer a rosa do deserto florir?
Para fazer a rosa do deserto florir, primeiramente devemos verificar ou fazer uma boa correção de solo, de 3 a 6 meses antes de uma adubação para floração.

Ele explica que a planta costuma dar muitas flores, portanto, exige muito fósforo e potássio na adubação, que podem ser encontrados, por exemplo, no Forth Equilíbrio ou em qualquer corretor de solo.

A rosa do deserto precisa dos micronutrientes da mesma forma que os macros, porém, em quantidades menores.

Os fertilizantes de formulação que podem estimular e auxiliar na floração da rosa do deserto são os: 04 14 08, 09 45 15 , 15 09 12. Além deles, elas também amam bokashi e esterco de galinha.

rosa do deserto

Por que não floresce?
Há inúmeros fatores que podem prejudicar a floração em uma rosa do deserto. Os principais motivos são: falta de poda, adubação em excesso sem correção de solo e até mesmo falta de irrigação, visto que muitos cultivadores ainda acreditam que não é preciso regá-la com frequência.

Quando podar a rosa do deserto?
A poda da rosa do deserto pode ser feita uma vez por ano, seguindo alguns princípios do replantio, sobretudo quanto à época mais ativa da planta, que é de setembro a março e também ao uso da canela em pó ou pasta selante após a poda, para evitar contaminação.

Lembre-se que esta etapa é tão importante para boa formação e abundância de flores quanto o replantio.

Como podar a rosa do deserto?
Deve-se retirar, no mínimo, 40% das hastes principais da planta e também os galhos mais finos e ou indesejados que surgiram depois, mantendo, assim, sua forma com galhos na mesma espessura.

Depois da cicatrização da parte superior onde foi feito o corte, surgem duas ou três gemas em cada galho. Eles geram até três novos galhos para dar flores, ao invés de somente um, como estava antes da poda e assim sucessivamente.

adenium-obesum

Como cuidar da rosa do deserto doente?
São vários os fatores que podem levar a rosa do deserto a adoecer e até morrer. O mais comum é a podridão da planta, que acontece, inicialmente, nas raízes ou na parte interna e afótica do caudex.

A parte mais difícil é detectar o problema com antecedência, fazendo a raspagem e tirando totalmente a parte marrom e mole da planta.

Nesse processo, deve sobrar, no mínimo, 40% de seu caudex, para que a planta seja salva. Em seguida, deixe secar na sombra por 24 horas e, após esse período, passe canela em pó e faça o replantio em um substrato esterilizado, de preferência.

Além de ácaros e vírus, a gomose também é uma doença comum em rosas do deserto. A principal característica é o surgimento de manchas marrons enrugadas no caule da planta como um cancro, levando ao apodrecimento total.

Nesse caso, há vários tipos de acaricidas e fungicidas como o Forth Defende, que pode ser utilizado para salvar a planta.

chuvas_2