Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




camélia

O gênero Camélia é uma planta de origem asiática, compreende cerca de 80 espécies de árvores e arbustos. Crescem lentamente embora possam alcançar 3 a 4 m de altura.

Trata-se de uma planta muito vistosa e decorativa durante todo o ano, graças às folhas de cor verde e sobretudo pelas flores grandes e que surge, segundo as variedades, em três períodos: outubro e dezembro, dezembro e março e março e maio.

É uma planta com pétalas de cores variadas, porém, as mais populares são a Camellia japonica e a Camellia sasanqua,

Camellia_japonica

As camélias dão-se bem em climas úmidos e de suaves temperaturas durante todo o ano. Devem ser plantadas sob a proteção de muros ou árvores altas, uma vez que não se dão bem com o sol direto.

Perenes, as folhas da camélia se mantêm firmes ao longo de todas as estações do ano. No entanto, as flores (na maioria das vezes, brancas, rosas e vermelhas) costumam aparecer durante o inverno e se estendem até a primavera. Por isso, não fique triste caso a floração não ocorra ao longo do verão ou do outono.

Se você quiser cultivar o vegetal dentro de casa, dê preferência a locais em que o vaso possa receber algumas horas de luz solar.

Camellia-Sasanqua

Assim, sua plantinha vai se desenvolver de forma saudável. Entretanto, evite que ela receba ventos muito fortes, que possam danificar a sua estrutura.

Veja como realizar o plantio de camélias em cinco passos. Confira!

1. Para começar, você vai precisar de um vaso com furos no fundo, com a maior largura que você encontrar. Isso porque, enquanto tiver espaço, a planta vai se espalhando lateralmente e suas raízes não são muito profundas.

2. No fundo do vaso, faça uma camada com juta (ou algum tecido mais grossinho com fibras naturais), adicione pedrinhas e coloque outra camada de juta. Esta etapa vai funcionar como um filtro que impede que a água acumule e apodreça a plantinha.

3. Após a camada de drenagem, adicione o substrato adubado ao recipiente. Não se esqueça de deixar cerca de 2 cm livres até o topo do recipiente.

4. Faça um furo na terra e coloque o torrão da planta com cuidado. Depois, preencha o local com mais substrato para cobrir o torrão.

5. Após o plantio, é recomendado regar a planta em abundância para ajudar no crescimento da raiz.

No caso das regas seguintes, elas devem acontecer quando a terra estiver seca na parte superior e podem ser realizadas com mais frequência em dias de verão para que as raízes não morram.

janel427