Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ixora

A ixora é usada como cerca-viva, bordadura ou vaso. De origem asiática, suas flores são bastante resistentes. Seu ciclo de vida é perene. Um tanto peculiar, a planta deve ser cultivada sempre em sol pleno e não suporta geadas.

Para o paisagismo, são usadas por volta de 15 espécies de ixora, entretanto há mais de 300 conhecidas. Por ter portes diversos, é sempre bom saber qual é o tipo mais adequado ao seu jardim.

Plantio da ixora
A ixora pode ser cultivada em jardins de diferentes portes, atendendo, inclusive, o de pequeno e em vasos. Ela se desenvolve bem em solos ricos em matéria orgânica, mas o ideal é que o solo apresente pH mais ácido.

O melhor substrato para o plantio deve ser fértil, rico em nutrientes, aerado e com boa drenagem para evitar encharcamento.

A espécie prefere solos arenosos, bem adubados e úmidos. Essa flor não tolera solo encharcado, principalmente na fase ideal do plantio.

Por ser uma muda de origem tropical, o clima ideal para seu desenvolvimento é com temperaturas quentes. É importante frisar que ela não suporta geadas e locais com inverno rigoroso.

ixora laranja

Sua irrigação pode ser realizada até três vezes por semana, principalmente nos períodos secos. Possui inflorescências terminais grandes com numerosas flores pequenas de diversos tons de laranja e vermelho nas variedades mais antigas.

Atualmente são cultivadas também variedades de tons rosa e amarelo. São muito duráveis e atraem beija-flores e borboletas. Formam-se durante a primavera e verão.

Quando adulta pode atingir até 4 m, porém quando plantada em vasos, não costuma passar de 1 m,

Possui inflorescências terminais grandes com numerosas flores pequenas de diversos tons de laranja e vermelho nas variedades mais antigas.

ixora branca

Atualmente são cultivadas também variedades de tons rosa e amarelo. São muito duráveis e atraem beija-flores e borboletas. Formam-se durante a primavera e verão.

A Ixora é bastante resistente à exposição ao sol. Pode ser mantida em jardins sob Sol pleno, ou em locais bastante iluminados.

O solo deve ser mantido moderadamente úmido, podendo secar entre uma rega e outra. Plantas em jardim: Em dias quentes a água deverá ser fresca para ajudar a planta a se refrescar. Pode-se molhar toda a planta.

A frequência de rega será determinada por você, pois é de acordo com a temperatura e umidade do ar que a planta perde mais ou menos água.

Para maior desenvolvimento, misture na terra um pouco de adubo com grande quantidade de húmus, seguindo Sempre as indicações e recomendações do fabricante sobre dosagens e frequências.

ixora vermelha

Poda: Mantenha o vaso sempre limpo, eliminado com uma tesoura afiada as folhas e flores velhas e mortas. No jardim, não é necessário podar, porém caso queira fazer uma poda de contenção, recomenda-se podar os galhos maiores.

Método de Propagação ou Replante: Na primavera, por meio de estacas de 10 a 15 centímetros de comprimento, removidas de ramos jovens e vigorosos. Deve-se deixa-las enraizar em ambiente úmido e de preferência protegido.

chuvinha-1