Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




surfínia

Ideal para decorar e deixar sua varanda mais receptiva, a surfínia, ou petúnia suspensa, é originária de climas tropicais e subtropicais da América do Sul. Ela possui diversas tonalidades: branca, preta, amarela, laranja, rosa,vermelha, azul, roxa, bicolor e listrada..

Normalmente, ela é plantada em vasos suspensos para ser usada como planta pendente ou jardineiras suficientemente grandes. Porém, você deve colocar terra suficiente para que a surfínia cresça e se desenvolva corretamente, já que possui rápido crescimento. Pode chegar de 15 a 50 cm, e até mais.

Por gostar de climas amenos, a floração acontece geralmente na primavera e no verão, mas dependendo da região, se for quente, pode florir em outras épocas do ano também. Suas flores duram bastante tempo.

A surfínia é uma petúnia?
Comumente confundidas, a surfinia é um tipo de petúnia. O caule da flor é mais fino e mais ramificado do que o da petúnia.

Um benefício que a planta tem em comparação a petúnia verdadeira é a sua capacidade de ser mais resistente à chuva. Além disso, não é obrigatório cortar as flores que desbotaram, já que as novas crescem com facilidade.

surfínia

Como cuidar e plantar
Cultive a surfinia na primavera, em vasos menores para seu crescimento, com solo rico de húmus, e após seu desenvolvimento, deixe-a na natureza. O local escolhido para a plantação precisa receber luz direta do sol uma parte do dia.

É necessário manter o solo úmido, mas não encharcado. Para isso, a indicação é sobrepor camadas de argila expandida, areia e terra misturada com  adubo vegetal. Cada muda da surfínia deve ser plantada com espaçamento de 30 cm entre elas.

surfínias

A terra precisa ser enriquecida com bastante matéria orgânica, garantindo um solo fértil.

Ela precisa de, no mínimo, seis horas de incidência direta de sol. Entretanto, dias muito quentes, ou muita exposição ao sol podem murchar as flores. Prefere temperaturas amenas, entre 15º e 25º.

As regas devem ser regulares, mantendo o solo levemente úmido. Regue somente a superfície do solo, porque botões molhados podem apodrecer antes de florescer e a folhagem molhada pode promover doenças fúngicas.

estrela cintilante

cebola ornamental

A planta Cebola-ornamental é uma das mais exóticas que você já viu, trata-se de uma cebola literalmente, que pode ser cultivada em forma de flor, em vasos suspensos, arandelas e vasos em forma de bacia.

A primeira vista esta bela espécie não deixa de ser estranha, mas bem colocada em local estratégico torna-se a principal atração do seu jardim.

Trata-se de uma suculenta pertencente a família das Hyacinthceae conhecida popularmente como cebola-trepadeira, cebola-do-mar ou cebola-escalada, que possui ramos finos e longos, que podem atingir até 2 m de comprimento intensamente cobertos por folhas lineares que caem no inverno, mas que chama a atenção principalmente por seu bulbo, que pode atingir até 25 cm de diâmetro, que cresce semi enterrada em camadas brancas e carnudas e que ganha coloração verde claro quando exposta sob o solo.

É uma espécie bulbosa típica de clima subtropical, mas que se adaptou bem ao nosso clima tropical, mas que possui bem poucas sementes, o que interfere no seu crescimento populacional.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou a meia sombra dependendo da região onde você mora, se for em região de calor excessivo, o melhor é expô-la apenas durante o sol da manhã, não tolera bem o frio e deve ser mantida acima de 10° C.

cebola-ornamental

O solo deve ser arenoso, composto com uma parte de terra vegetal, duas partes de areia e uma parte de composto orgânico, regado quando estiver muito seco, mas não tolera encharcamento. A espécie se reproduz por sementes e às vezes pela casca.

A sua origem é da África do Sul, Zimbabwe, Malawi, Zâmbia e Tanzânia e tem se adaptado bem ao Brasil, tornando assim uma ótima opção de cultivo de planta exótica.

Esta cebola trata-se de planta ornamental e não pode ser consumida por ser considerada tóxica para animais e pessoas, provocando graves alterações cardíacas se ingerida.

Para mantê-la sempre saudável a melhor opção de adubagem é a aplicação de torta de mamona ou aplicação de adubo NPK rico em N, desta forma esta bela espécie pode viver até 100 anos.

cebola-ornamental

A planta cebola pode ser facilmente conduzida na forma de topiaria. Suas flores não tem muito valor ornamental e bem pouco se sabe sobre sua polinização.

Na África do Sul esta ameaçada de extinção devido ao uso desenfreado na medicina caseira no tratamento de várias doenças de pele, nos olhos, problemas de bexiga, na esterilidade e também para provocar o aborto.

Keefers_AnimatedFlowers1124

avenca

As folhas delicadas e a coloração verde claro são duas das principais características das plantas do tipo avenca, do gênero Adiantum. Esta espécie desperta uma certa nostalgia já que, para muitos, ela é uma planta que lembra a casa da vovó..

A avenca é uma planta herbácea epífita. Isso significa que ela pode ser cultivada em suportes de xaxim de palmeira ou de fibra de coco,  já que não precisa de terra para se desenvolver. Por isso, pode ser uma boa opção quem ama as plantas suspensas, como as samambaias, e quer ter uma espécie diferente em casa.

Há uma variedade enorme de plantas desse gênero – daquelas com folhas mais miúdas ao avencão, uma espécie de porte maior e folhas mais largas. Mas todas as variações desta espécie precisam dos mesmos cuidados.

avencão (Adiantum peruvianum)

Para o seu desenvolvimento, recomendamos deixá-las na sombra, podendo receber luz direta nas primeiras horas da manhã.,

Ambiente e luz
As avencas gostam de calor e umidade, mas preferem estar à meia-sombra. É importante também mantê-las longe de ambientes muito ventilados. As folhas da avenca são sensíveis e com isso não suportam vento.

Caso a sua avenca esteja num lugar onde há correntes constantes de ar, estude um novo local para ela.

A avenca gosta de substrato leve
Quem vê um vaso de avenca, logo faz a associação com outras plantas: samambaias, chifres-de-veado, rendas-portuguesa e até mesmo, com orquídeas. Isso porque todas essas são epífitas, plantas que crescem apoiadas em outras espécies, normalmente, árvores. Daí, já dá para ter uma dica ótima do tipo de substrato que uma avenca gosta: bem arejado e leve.

Rega
É necessário regar com frequência já que a avenca gosta do substrato úmido. Pode irrigar a planta três a quatro vezes por semana. Se tiver dúvidas sobre a umidade, faça sempre o teste do dedinho. Se sentir que a terra está seca, já é hora de regar novamente.

Adubação
Para a planta se desenvolver bem, vale fazer a adubação mensal com compostos orgânicos ou químicos. Quando a espécie der sinais de falta de nutrientes, considere a adubação química (NPK) de 15 em 15 dias.

avenca13

Reprodução
Como a samambaia, a avenca não possui nem flores e nem frutos. A sua reprodução se dá por meio de esporos, pequenos pontos que ficam na parte de trás das folhas. É possível raspar estes esporos e plantá-los em uma sementeira.

Mas não é tão simples assim. A multiplicação por esporos é uma técnica precisa de umidade e temperatura específicas, o que pode se tornar inviável para propagação em casa. Neste caso, vale apostar em criar novas mudas quando a planta começar a se desenvolver bem.

barco

Nematanthus wettsteinii

A espécie Nematanthus wettsteinii é tipicamente brasileira, sendo encontrada naturalmente na nossa Mata Atlântica. Apesar disso, a columéia-peixinho é bastante apreciada em vários países do hemisfério norte.

Com esta volta triunfal dessa planta na decoração de interiores, columéias em geral vêm sendo bastante procuradas. Costumam ser menos exigentes no cultivo em relação às tradicionais samambaias, ainda que tenham um efeito ornamental equivalente.

Mesmo na ausência das flores em forma de peixinhos alaranjados, as folhas firmes e brilhantes, em um tom bem fechado de verde, são extremamente decorativas.

Outra planta bastante semelhante à columéia-peixinho, em termos de folhagem, é a Aeschynanthus radicans. Ela também é chamada de columéia-batom, por produzir uma flor bastante diferente e exótica.

Embora a columéia-peixinho e a flor-batom sejam popularmente chamadas de columéias, elas não pertencem formalmente ao gênero botânico Columnea. A primeira é do gênero Nematanthus e a outra é um Aeschynanthus.

Aeschynanthus radicans

A semelhança quanto ao aspecto vegetativo deve-se ao fato de que todas pertencem à mesma família, Gesneriaceae, a mesma da violeta-africana. Em comum, estas columéias apresentam pequenas folhas ovais com uma textura suculenta, bastante brilhante.

Os caules surgem eretos e imponentes, até um momento em que começam a crescer sob a forma pendente. É neste estágio do desenvolvimento da touceira que sua beleza se destaca ao máximo.

À medida que crescem, os caules vão adquirindo um aspecto mais lignificado, principalmente na base da planta. Este detalhe é importante quando vamos fazer novas mudas da columéia-peixinho.

Para que as estacas se desenvolvam e enraízem, é importante evitar utilizar estas estruturas mais lenhosas. Para um maior índice de sucesso, é aconselhável cortar apenas as pontas dos ramos, retirar alguns pares de folhas da parte de baixo e plantar as estacas. Desta forma, elas se enraízam rapidamente.

Não é necessário fazer a propagação das estacas em água. Os caules cortados remanescentes rebrotam rapidamente, emitindo novas hastes laterais.

O novo vaso com as mudas deve ser regado frequentemente, no início, até que novas raízes surjam. Cobrir o vaso com um plástico filme ajuda a acelerar o processo, além de criar um micro clima favorável ao desenvolvimento das novas mudas.

Nematanthus wettsteinii1

Outra forma bastante tranquila de multiplicação da columéia-peixinho é através da divisão de touceiras. Em algum momento da vida desta planta, será realmente necessário fazer uma divisão, para que o vaso não fique muito lotado.

Esta é uma boa ocasião para fazer uma limpeza dos ramos secos, raízes mortas e renovar o substrato. Nos vasos novos, as raízes terão mais espaço e nutrientes para um bom desenvolvimento.

Em seu habitat de origem, a espécie Nematanthus wettsteinii apresenta um hábito epífito, assim como as orquídeas e bromélias. Ou seja, estas plantas vivem sobre outras plantas, geralmente árvores.

No entanto, no cultivo doméstico, a columéia-peixinho pode ser plantada em vasos com terra. O ideal é utilizar vasos de plástico, que pesam menos e podem ser pendurados. O substrato pode ser comprado pronto, já preparado para o plantio da maioria das plantas ornamentais que costumamos cultivar em casas e apartamentos.

Evite excesso de materiais orgânicos, que possam entrar em decomposição. Isto vale tanto para o substrato como em relação à adubação. Para quem cuida de plantas em interiores, estes compostos podem incomodar um pouco, devido aos odores desagradáveis que costumam exalar, além de atraírem insetos.

Quanto à adubação, uma boa fórmula do tipo NPK, com macro e micronutrientes, é mais do que suficiente. É interessante alternar um adubo de manutenção e outro de floração, para que a planta se desenvolva e floresça satisfatoriamente.

Não há uma época específica do ano para que os peixinhos surjam. No entanto, para que isso aconteça, a columéia precisa estar em um local bem iluminado, podendo inclusive receber algumas horas de sol direto, principalmente no início da manhã ou no final da tarde.

columeia-peixinho
Ainda que esta seja uma planta de facílimo cultivo, bastante resistente, existem alguns cuidados a serem tomados. Uma das coisas que podem prejudicar o desenvolvimento da columéia-peixinho é o excesso de regas.

As raízes, por serem epífitas, não suportam o excesso de umidade por um período prolongado. Para evitar este problema, é preciso que o substrato seja bem drenável e que o vaso tenha uma boa camada de drenagem no fundo, composta por pedrisco, brita ou argila expandida. Também é bom evitar a utilização do pratinho sob o vaso, que pode acumular água.

Não existe uma regra rígida quanto à frequência das regas. O importante é verificar o substrato com a ponta do dedo e somente regar quando o material estiver seco. Um outro modo de aferirmos a umidade do solo é avaliando o peso do vaso. Quanto mais leve estiver, mas seco estará o substrato.

Tomando estes pequenos cuidados, teremos a columéia-peixinho saudável por anos a fio. Ainda que não floresça, a planta por si só já é bastante ornamental, iluminando ambientes internos com suas folhas lustrosas e trazendo um charme tropical para dentro de nossas casas e apartamentos.

barcos