Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




ora-pro-nobis

A Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata) é um arbusto escandente, pertencente à família Cactaceae, nativa das Américas, perene, semi-lenhosa, de crescimento moderado, de até 5 m de altura.

Seus ramos são longos, suculentos e com espinhos. As folhas são elípticas, planas carnosas de coloração verde escura na face superior e ligeiramente púrpura na face inferior.

As flores brancas e perfumadas com miolo alaranjado. Cada florada tem duração entre dois e três dias, com floração intensa, durante 6 meses. Surgem na primavera-verão e atraem abelhas.

Confira aqui como cultivar ora-pro-nóbis em vaso ou horta e mantenha as suas vantagens sempre por perto.

Confira aqui como cultivar ora-pro-nóbis em vaso ou horta e mantenha as suas vantagens sempre por perto.

O que vai precisar para o local de plantio?
O mais indicado é plantar em vasos de pelo menos 30 cm de profundidade, com furos e tentar sempre manter perto de alguma parede ou algo que a planta possa se apoiar, por ser trepadeira.

Ela também pode ser cultivada em hortas, mas lembrando de se assegurar que esteja próxima de árvores ou cercas.

Como plantar?
Você pode realizar o plantio da ora-pro-nóbis através das sementes ou com o caule. Se forem sementes, o procedimento é simples: três sementes a 2 cm de profundidade, a germinação ocorre em sete dias caso a terra seja mantida úmida.

Caso você opte pela segunda opção, utilize pedaços de 20 cm do caule da ori-pro-nóbis e enterre em um buraco de 5 a 8 cm de profundidade.

Um ponto positivo é que você não precisa esperar uma época específica do ano para plantar. A ora-pro-nóbis é uma planta é bem adaptável e não é muito exigente.

Você pode plantá-la em qualquer época do ano e o local não precisa ter muita luz. No entanto, o recomendado é que ela receba de 4 a 8 horas de sol todos os dias.

ora-pro-nobis

Mantendo o cultivo
Quando se trata de água, a ora-pro-nóbis não causa problemas, já que não exige irrigação constante. Mantenha um nível de água moderado, irrigando a cada dois ou três dias, dependendo do clima da sua região. É recomendado inclusive, deixar o solo ficar quase seco de vez em quando.

Outra dica importante é a adubação. O recomendado é que você adube a terra todo mês, dessa forma você irá ajudar a planta a crescer com a oferta rica de nutrientes.

Esta planta não necessita de poda, somente a retirada de folhas secas e estragadas e a colheita já fazem o papel de renovação.

Quando colher?
A ora-pro-nóbis também da flores e frutos, ambos comestíveis e podem ser colhidos assim que nascerem, só tome cuidado com o manuseio por causa dos espinhos.

Falando na colheita das folhas, ela é feita a partir do terceiro mês, quando as folhas ficam maiores (7-10cm em média). No entanto, ela deve ser feita de forma lenta conforme for amadurecendo, caso contrário, pode enfraquecer a planta.

Planta-Ora-Pro-Nobis

Como evitar pragas
Por ser uma planta muito resistente é difícil adquirir pragas, mantendo uma boa oferta de nutrientes e água a ori-pro-nóbis dificilmente adoecerá.

Comece um novo ciclo
A ori-pro-nóbis costuma durar vários anos se bem cuidada, e deve dar frutos a partir do segundo ano de vida.

Caso queira replantá-la ou reproduzi-la é recomendado utilizar pedaços dela em estacas de aproximadamente 20 cm, e enterrá-las no lugar de preferência a 5-8 cm de profundidade. As sementes só são produzidas na fase de floração da planta.

agua xzO