Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




dália

Basta dar uma olhada em um canteiro de dálias para admirar como a natureza é caprichosa. Com vários formatos e cores diferentes, a flor é uma excelente representante da beleza que pode surgir da terra.

De trato fácil, a dália é uma planta semi-herbácea e perene, que se desenvolve com rapidez e tem vida longa. É mais indicada para cultivo em jardins, mas também é plantada em vasos e comercializada em corte.

Dália é um gênero de plantas tuberosas que são membros da  família Asteracea. São parentes do o girassóis, crisântemos, margaridas e zínias.

Elas crescem, como já disse, a partir de tubérculos pequenos, castanhos e bienais plantados na primavera.

Por aqui, o cultivo da flor pertencente à família Asteraceae ocorre em todo o território nacional, com florescimento sazonal predominante durante os meses da primavera e do verão.

Simples, dentada ou dobrada, a dália possui grande número de cultivares com diferentes portes, cores e formas variadas. Existe dália branca, vermelha, alaranjada, rosa, amarela, roxa, mesclada, com capítulo floral tipo pompom, bola, cacto, anêmona, entre outros. As diversas versões são resultado de muito melhoramento genético realizado ao longo dos anos.

O tamanho das inflorescências oscila bastante, sendo encontradas com diâmetros de 5 a extensos 30 cm para uma flor. Ereto, o caule da dália pode ultrapassar 2 metros de altura, embora atualmente as variedades mais cultivadas possuam no máximo 1 m.

Tem um destacado efeito paisagístico onde são plantadas. O porte combinado com a riqueza de tons faz a planta ser muito apreciada para preencher jardins de residências, chácaras, praças e parques.

dália1

Mesmo quando a variedade é alta, a dália tem possibilidade de ser cultivada em vasos, desde que os recipientes sejam grandes. A partir de 90 cm, recomenda-se o uso de  estavas para apoio.

Em vasos ou em corte compondo arranjos florais, a dália é também flor para decorar ambientes internos. Embeleza e perfuma cômodos de casas, escritórios e outros estabelecimentos privados e públicos.

A planta ainda conta outras utilidades. As pétalas são comestíveis e as raízes podem ser cozidas para consumo como hortaliça ou para extração de extrato doce, chamado de dacopa, que é utilizado como bebida ou aromatizante em cafés, chás, chocolates e sorvetes. Do amido abundante na raiz também pode se extrair frutose, o adoçante indicado para diabéticos.

A dália é muito popular no México, onde foi descoberta, durante o período asteca, por índios que se alimentavam das raízes tuberosas da planta. De lá, espalhou-se pela Europa mais tarde, se adaptando ao clima temperado do continente, apesar de ser uma flor que não suporta as temperaturas muito baixas registradas nos países europeus.

dalias32

Dálias são plantas com flores incríveis, elas são coloridas, grandes, cheiras de pétalas e florescem desde a primaveras até o verão. Além disso essas plantas são bulbos, o que quer dizer que aprender como plantar dálias será fácil.

Essas plantas amam o clima tropical e subtropical, nessas condições essas plantas podem mostrar toda a sua beleza. A mãe natureza certamente caprichou muito nessas plantas, com sua forma e variedade de cores e tons

Você pode ter toda a beleza dessas plantas em seu jardim, pois vou te mostrar como escolher o local certo para plantar dálias, como fazer a rega e a adubação corretas, suas dálias serão tão lindas que vou aproveitar até mesmo para te ensinar a fazer um arranjo com elas.

Quando plantar Dálias?
O plantio é possível em qualquer época desde que o solo esteja bem irrigado, mas eu recomendo que elas sejam plantadas no início do outono.

Escolha um local de plantio com sol pleno. As dálias precisam de mais de 6 a 8 horas de luz solar direta. Mas amam mais a luz do sol da manhã. Escolha um local com um pouco de proteção contra o vento. Elas são bem frágeis ao vento.

Dálias prosperam em solo rico e bem drenado. O nível de pH do solo deve ser de 6,5 a 7,0.

Se você tiver um solo mais pesado como argila, adicione areia, musgo de turfa ou esterco envelhecido para clarear e soltar a textura do solo para uma melhor drenagem.

Embora o solo argiloso seja ideal para plantar dálias, ele não possui no entanto uma boa drenagem.

dálias2

Grandes dálias e aquelas cultivadas apenas para flores cortadas são mais bem cultivadas em um lote dedicado em fileiras por conta própria, livre de competição de outras plantas.

Dálias de altura média a baixa misturam-se bem com outras flores de verão. Se você tem um jardim, é o lugar perfeito para colocar uma fileira de dálias e olha-las enquanto você está capinando!

Como plantar Dálias.
Pode ser feita por sementes diretamente no solo ou em sementeiras. Ainda há as opções por bulbos e por estacas de ramos

Caso prefira os bulbos, evite os tubérculos da dália que parecem enrugados ou podres. As com brotos cor-de-rosa ou um pouco de crescimento verde são bons sinais. Não quebre ou corte tubérculos de dália individuais como se fossem batatas.

Dálias podem ser plantadas de 30 a 50 cm de distância de uma e outra, para as baixas. As altas devem ter o espaçamento varia de 50 a 90 cm. Mas se você plantar dálias a cerca de 30 cm de distância, elas criam uma bela sebe florida e se apoiarão mutuamente.

O buraco do plantio deve ser ligeiramente maior que a raiz da planta e incorporar algum composto ou musgo de turfa de Sphagnum no solo.

Também ajuda se você misturar um punhado de farinha de ossos no buraco de plantio. Caso contrário, não fertilize no plantio. Cave um buraco que é cerca de 6 a 8 centímetros de profundidade.

Coloque os tubérculos nele, com os pontos de crescimento, ou “olhos”, voltados para cima e cubra com terra. Mas quando o caule brotar preencha com a terra até que esteja no nível do solo.

dálias55

Como plantar dálias altas e de flores grandes você irá precisar de suportes. Sendo assim coloque estacas (cinco a seis metros de altura) em torno de plantas no momento da plantação e amarre os caules para eles como as plantas crescem.

Uma boa ideia é você apoiá-las nas cercas-vivas para dar mais cor. As dálias começam a florescer cerca de 8 semanas após o plantio.

Não regar os tubérculos logo após o plantio; isso incentiva a podridão. Espere até que os brotos tenham aparecido acima do solo em água.

Rega e adubação
As dálias se beneficiam de um fertilizante líquido com baixo nitrogênio, semelhante ao que você usaria para vegetais.

Fertilize após a germinação e, em seguida, a cada 3 ou 4 semanas a partir do meio da primavera até o início do outono. Não há necessidade de regar o solo até que as plantas apareçam; na verdade, a irrigação excessiva pode fazer com que os tubérculos apodreçam. Eu também cometia muito esse erro.

A rega deve ser abundante e em dias alternados. E lembre-se, solo drenável.

Depois que plantar dálias e elas estiverem estabelecidas, providencie uma rega profunda 2 a 3 vezes por semana. Molhe mais em climas secos.

Como muitas plantas híbridas de flores grandes, as grandes dálias podem precisar de atenção extra antes ou depois da chuva, quando as flores abertas tendem a se encher de água ou a bater com o vento.

dálias1

Beliscar, desfazer e estacar
Quando as plantas tiveram com cerca de 30 cm de altura, aperte 3-4 polegadas do ramo central em crescimento para encorajar as plantas a serem mais arbustivas e aumentar a contagem de caules e o comprimento.

Se você quiser cultivar flores grandes, tente fazer a remoção dos 2 botões menores ao lado do central no conjunto da flor. Isso permite que a planta coloque toda a sua energia em menos flores, mas consideravelmente maiores.

Praga e doenças comuns
* Lesmas  e caracóis: faça isca 2 semanas após o plantio e continue a isca durante toda a temporada.
* Ácaros: Para evitar ácaros, use sprays fale com o seu centro de jardinagem sobre os sprays recomendados para a sua área.
* Tesourinhas  e Besouro pepino: Eles podem comer as pétalas, embora não prejudiquem a própria planta.
* Pulgões
* Oídio: Isso geralmente parece com cochonilhas, mas é um fungo você pode preventivamente pulverizar.

Pegando os bulbos.
Saiba que caso a planta morra por fora o tubérculo ainda pode voltar com vida.
Para “reviver” os bulbos, levante-os e agite suavemente a terra dos tubérculos.

Corte os tubérculos podres da moita e deixe os aglomerados do lado de fora do sol de cabeça para baixo para secar naturalmente. Embale em um material solto e fofo (vermiculita, areia seca, isopor, amendoim).

Armazenar em local bem ventilado. Cada tubérculo deve ter pelo menos um “olho” ou um pedaço da coroa ligado ou não, ele que se transformará em uma planta. Os olhos estão localizados na base do caule e parecem pequenas saliências rosadas.

flor-chuva