Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




magnólia

A magnólia pertence à família Magnoliacea e é originária da Ásia – China e Japão. Apesar de não ter suas raízes no Brasil, pode ser perfeitamente cultivada no nosso país, sem perder as suas qualidades e sua beleza.

Trata-se de um arbusto ou arvoreta de efeito espetacular, é conhecida por emitir flores muito grandes, na maioria das vezes quando a planta já não apresenta mais folhas, em pleno inverno.

É considerada como uma arvoreta porque possui um caule lenhoso muito ramificado, que se inicia bem próximo ao chão, mesmo sem elas, a planta é linda e uma ótima opção para ornamentação de um jardim.

As flores também podem aparecer em outras ocasiões, e não só no inverno, em determinadas regiões, porém, elas surgem em menor quantidade e com a planta mais cheia de folhas.

A sua copa tem a forma arredondada e possui um crescimento muito lento, porém a sua altura pode chegar a 25 m. As suas flores são fechadas e possuem o formato de uma tulipa, fazendo um belo efeito ornamental, com pétalas densas nas cores rosa, violeta ou branca.

Magnolia-liliflora1

Como cultivar
Em primeiro lugar é preciso saber em quais regiões o seu desenvolvimento é melhor. Obviamente, assim como a maioria das plantas, a magnólia prefere determinado clima, encontrado em determinada região.

Ela cresce melhor em regiões onde o frio do inverno é mais ameno, isto é, no caso do Brasil, nas regiões Leste e Sudeste. A magnólia é uma planta que gosta de sol e para cultivá-la é necessário ter um solo fértil com composto orgânico e que seja bem drenado.

Para fazer a propagação é necessário usar a estaquia de ramos e deve ser feita na primavera. Ela poderá ser podada para dar a forma que mais gostar.

A magnólia pode ser a “estrela” principal do jardim quando surgem as flores. Por isso, ela é muito usada para decoração e nos projetos. Porém, ela não recomendada para ser cultivada em gramados como uma planta isolada.

Não porque ela não possa ser plantada nesse contexto, mas que nesse caso ela perde um pouco da beleza das suas flores e folhas. Uma das melhores maneiras de usar a magnólia no jardim é colocá-la com um conjunto de folhagens verdes com folhas das mais diversas épocas.

Dessa forma, podemos combinar a cor das flores da magnólia com as cores de outras plantas, uma que sempre dá um efeito visual maravilhoso é quando é feito com as azaléias.

Além de toda a sua beleza, a magnólia exala um perfume agradável, uma coisa a mais que a torna ainda mais especial do que outras plantas, que são somente belas.

magnolia-grandiflora

Existe também um segundo tipo de magnólia, a magnólia glandiflora, que têm flores brancas e é cheia de folhas. As pétalas dessa tipologia de magnólia são bem abertas e a tonalidade delas fica entre a cor branca ou a cor creme, porém também podem ser encontradas nas tonalidades púrpuras.

O que há de comum entre a espécie de magnólia glandifora e magnólia liliflora é exatamente a época de floração, isto é, de quando aparecem as flores. Em ambos os casos, elas aparecem no inverno, quando o caule perde todas as folhas. É como se a folhagem desse lugar as flores.

Como foi mencionado acima, essa planta só cresce forte quando plantada em solo fértil. De preferência, ele deverá ser fortificado com matéria orgânica. Além disso, é necessário que esse solo seja permeável e tenha a tendência a ter alcalinidade. O solo mais indicado, com essas características é o solo areno-argiloso.

Por se tratar de uma arvoreta forte e vigorosa, a magnólia precisa de espaço uma da outra, para que o crescimento da copa e das raízes aconteça sem problemas.

Uma das indicações da jardinagem para o plantio da magnólia é que ele seja feito junto com outros arbustos não decíduos. O projeto paisagístico perfeito para esse tipo de planta é aquele onde há a predominância do verde. Isto porque no inverno os galhos da magnólia não vão dar o efeito visual deslumbrante que pode ser observado em outras épocas do ano.

A planta aprecia sol e que plantá-la num local correto a fará uma bela planta, linda e saudável.

magnolia-liliiflora

Essa não é uma planta para ser cultivada em regiões de frio intenso, mas sim frio ameno.

No inverno elas ficam muito floridas, mas não basta plantar magnólias e deixar para lá, é necessário fazer uma limpeza das plantas quando elas são adultas, isto é, as podas com regularidade, que são: as podas de formação (retirada de galhos fracos) e as podas de contenção

Elas podem ficar sem nenhuma folha no inverno, isso não quer dizer que ficando assim elas estão mortas ou prestes a morrer. Até porque, mesmo sem as folhas, a magnólia se mantém bonita e muito vistosa, pois o seu tronco é imponente. É de cor acinzentada e não reto, mas com curvas sinuosas, e as vezes as flores permanecem nele.

janelabuterflay10