Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




vinca

De flores rosas ou brancas, essa planta, que brota espontaneamente em qualquer punhado de terra. É uma planta é rústica e de fácil manutenção, podendo ser cultivada facilmente em jardins, vasos ou jardineiras.

Devido a sua alta taxa de germinação, a vinca é considerada uma planta invasora, já que se reproduz e se multiplica facilmente.

As cores de suas flores podem variar de branco a rosa-escuro, mas são em sua maioria cor-de-rosa.

Como cultivar?
A vinca-de-madagáscar, que também é conhecida como pervinca-de-madagáscar e “boa-noite”, é uma plantinha muito fofa e conhecida!

É uma planta superfácil de cuidar e também é muito resistente, podendo ser cultivada facilmente em jardim, vasos ou jardineiras.

Seu nome científico é Catharanthus roseus e a origem dessa flor tão conhecida é o país Madagascar, por isso o nome popular.

Ela pode ser cultivada em canteiros ou vasos, porque, geralmente, atinge de 30 a 60 cm de altura. No entanto, pode chegar a 1 m e tiver condições adequadas de desenvolvimento.

flor vinca-de-madagáscar branca

As cores de suas flores podem variar de branco a rosa-escuro, mas são em sua maioria cor-de-rosa e contam com, aproximadamente, 2 a 5 cm de diâmetro. Elas são produzidas em abundância e encantam pela delicadeza. Já as folhas são verde-escuras e lustrosas.

É importante saber que a vinca-de-madagáscar é uma planta altamente tóxica, assim sendo, não deve ser consumida de forma alguma. Ela é muito confundida com a Impatiens walleriana (maria-sem-vergonha), que é comestível.

Como plantar vinca?
A vinca é pouco exigente quanto ao solo. Assim sendo, pode crescer bem mesmo em solos relativamente pobres. Mas o ideal é um solo bem drenado, leve, moderadamente fértil e com pH entre 5,5 e 6,0.

O ideal para o cultivo da muda é plantá-la em solo orgânico variado com esterco. A vinca tem pouca exigência quanto ao tipo de terra.

Uma mistura com substrato comercial, em partes iguais, já proporciona um ótimo ambiente para ela crescer.

Catharanthus-roseus

A vinca floresce praticamente o ano todo, com maior intensidade na primavera e no verão. O clima brasileiro é ideal para a espécie. Por isso, é uma excelente opção de planta rústica para se ter no jardim e aproveitar sempre as flores.

A espécie prefere clima quente, com temperaturas acima de 20°C, mas também suporta temperaturas mais baixas. Porém, não resiste ao frio intenso.

Além disso, a Catharanthus roseus gosta de umidade, mas sem encharcamento. É ideal regar sempre que a camada superficial da terra secar.

Iluminação
O ideal é que ela receba luz solar direta por algumas horas diariamente. Sol o dia todo faz com que a planta tenha menos folhas nos ramos e a folhagem se torna menos escura e brilhante. Sem sol direto, produz poucas flores. A vinca tolera qualquer situação, desde que haja uma boa luminosidade.

vinca-rosa

Como regas a vinca
É necessário que o solo permaneça sempre úmido, mas nunca encharcado. No entanto, quando a vinca está bem desenvolvida pode suportar que o solo fique seco por alguns dias.

Época de floração
A vinca se desenvolve melhor durante a primavera, mas pode florescer o ano todo em condições adequadas. O auge da floração  é durante o verão.

Há dois tipos de vinca: a ereta e a pendente. A vinca ereta pode atingir cerca de 70 cm de altura e a pendente não costuma passar dos 20 cm.

margaridas

bonsai Acer
Embora a palavra seja de origem japonesa, que significa “plantado em uma bandeja”, o bonsai é uma arte de origem chinesa que consiste na técnica que cultivar árvores anãs, representando a natureza em miniatura, porém, de forma realística.

Eles podem ser ferramentas de decoração excelentes, capazes de transformar qualquer ambiente em um reduto de repleto de paz e serenidade. Mas você sabe como cuidar de um bonsai? Descubra mais sobre seus cuidados e conheça dicas de manutenção.

Regue uma vez por dia
A regularidade da rega irá depender muito das condições climáticas do ambiente. Entretanto, deve-se regar, via de regra, todos os dias, de preferência pela manhã ou ao final da tarde.

Porém, em dias mais secos, é recomendado um cuidado especial, sendo necessárias até duas regas ao dia. Apenas tenha cuidado em relação à quantidade de água utilizada. Assim como a maioria das plantas caseiras, deve-se evitar exageros, pois pode resultar no apodrecimento das raízes.

Verifique a umidade do solo
Quer saber se o seu bonsai precisa de água? Uma técnica infalível é utilizar um palito para verificar a umidade do solo. Afunde um palito na terra e logo após retire-o. Se ele sair molhado, esse é o sinal que sua planta não precisa mais de água.

Bonsai

Faça a poda a cada 6 meses
Cada espécie tem um tempo diferente, entretanto, esse período tende a variar entre 3 e 6 meses. Analise sua planta e avalie se ela precisa de cuidados. Em seguida, retire galhos e brotos indesejados, que estejam extrapolando os limites do vaso e deixe apenas aqueles do tamanho preferido.

O objetivo, como se pode imaginar, é mantê-lo pequeno e delimitado. Mas, caso necessite de uma poda mais específica, é recomendado contactar um profissional de jardinagem.

piteco

Encontre o lugar ideal
Da mesma forma que qualquer outro tipo de árvore, cada uma possui suas diferenças. Algumas espécies tendem a preferir luz direta. Já outras, a meia-sombra. Para descobrir qual é o lugar ideal para sua planta, basta observar a tonalidade das folhas. Caso estejam amarelas, isso significa que elas estão recebendo luz demais.

Mas, se estiverem escurecidas, isso quer dizer que não estão recebendo o suficiente. Faça o teste e descubra do que o seu bonsai precisa.

Adube moderadamente
Como cuidar de um bonsai pode ser complexo, mas algo é certo: a maioria dos bonsais pode se beneficiar muito de um solo bem adubado. Entretanto, como já esclarecido anteriormente, cada espécie é diferente.

No caso de um bonsai externo, indica-se que a adubação aconteça durante o começo da primavera até meados do outono. Mas, nos casos internos, é possível adubá-los em qualquer época do ano. Porém, faça isso apenas de forma moderada, pois o adubo em excesso poderá ocasionar a morte da árvore.

vaso

Escolha o vaso certo
É preciso pensar com cuidado na hora de escolher o vaso certo do seu bonsai. Leve em consideração fatores como a altura da árvore e a profundidade e o material do vaso. Evite modelos envidraçados e que possuam acabamentos brilhantes.

Além disso, deve haver uma proporcionalidade em relação ao tamanho da planta. O vaso deve ter cerca de 2/3 da altura da planta e um fundo 2 vezes maior que a base do tronco.

Saiba a hora de trocar de vaso
É possível perceber que pode ser hora de trocar o vaso de seu bonsai por uma série de fatores. Entre eles estão a demora de absorção da água ou o aumento densidade das raízes, por exemplo. Em casos de bonsais maiores, recomenda-se que a troca aconteça todos os anos.

janela-flor