Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




Graptoveria-Lovely-Rose

A Echeveria Lovely Rose é uma suculenta híbrida rara que se assemelha muito com rosas por conta do formato de suas rosetas. São plantas de pequeno porte e possuem uma coloração em um tom esverdeado clarinho.

Conforme ela se desenvolve, é natural da sua espécie que o caule fique comprido e vá perdendo as folhas ao longo dele. Permanecendo assim, somente sua roseta ao topo da haste. Caso sua planta esteja nesse estágio, não se preocupe, é natural. Não é um sinal de estiolação como muitos poderiam dizer, não nesse caso.

Se preferir um visual mais compacto para sua planta, você pode cortar essa haste na altura que ela fique mais encurtada. Mais adiante abordaremos esse processo quando falarmos da propagação.

Ela é conhecida por Echeveria Lovely Rose que seria um sinônimo para o seu nome científico, x Graptoveria Lovely Rose. Pertencem a família Crassulaceae e são do gênero x Graptoveria

Echeveria Lovely Rose

As suculentas desse gênero são o resultado do cruzamento híbrido, ou seja, entre dois gêneros distintos manipulados pelo homem, nesse caso o Graptopetalum e a Echeveria.

Esta é uma suculenta de origem Coreana.

As suas flores são típicas das suculentas echeverias. Elas aparecem ao longo das suas compridas hastes florais e possuem uma coloração amarelada.

Dicas de cultivo
Por mais que sejam suculentas raras, a boa notícia é que são de fácil cultivo! Ao contrário de muita planta rara que muitas vezes nos dão um trabalhão.

É uma ótima planta para quem está começando a cultivar suculentas e quer ter uma espécie diferente na sua coleção logo de início ou para presentear alguém e sair do comum. Seus cuidados são muito parecidos com a maioria das suculentas.

Luminosidade
A Echeveria Lovely Rose aprecia um bom banho de sol. Portanto irão crescer muito felizes se você a colocar em um ambiente com bastante incidência solar, são plantas de sol pleno. Ou seja, precisarão receber sol o dia todo se possível ou pelo menos 7 hr por dia. O mais importante é você encontrar o melhor ambiente que supra essa necessidade.

Lovely Rose

Rega
A rega não é muito diferente das outras suculentas. As regue sempre que o seu substrato estiver completamente seco e essa frequência vai depender muito da sua região e da estação do ano que estiver.

Não existe uma regra como regar a cada 5 dias, pratique o seu olhar e observe os sinais da sua planta. Um sinal que elas podem lhe mostrar quando necessitam de água, são folhas enrugadas com um aspecto meio mole. Repare que uma suculenta hidratada e saudável apresenta folhas rígidas.

Outra forma muito conhecida para checar a necessidade da rega, é enfiar um palito no substrato e se ele sair sujo, isso é um sinal de que o substrato ainda está molhado. Porém, caso ele saia limpo, o substrato já está seco e pode ser regado. O substrato é o típico para suculentas, bem solto e drenável.

Propagação
A Echeveria Lovely Rose é de fácil propagação e responde muito bem a todos os métodos. Como não amar essa planta? Como mencionamos anteriormente, caso você queira deixar a sua suculenta com um visual mais compacto, indicamos que você fizesse um corte na haste.

Se possível regue um dia antes do corte para que a roseta esteja bem hidratada já que essa será a sua reserva de água até criar novas raízes. O ideal é que essa haste tenha pelo menos uns 7 cm abaixo da roseta para ter um espaço suficiente ao ser plantada.

Echeveria Lovely Rose

Lembre-se que a ferramenta para o corte precisa estar limpa e esterilizada, utilize o álcool.

Aplique canela nas áreas onde ficaram expostas com o corte para evitar infecções e ajudar no processo de cicatrização. Como esta planta possui um caule um pouco mais grosso, espere pelo menos uns 3 dias até que ela forme um calo na ponta e depois plante-a no substrato.

Para ajudar no processo de enraizamento, só regue após 1 semana. A outra forma para a multiplicação desta suculenta é através das folhas.

ninféias

pendentes

Também conhecidas como pendentes, as plantas para pendurar são ideais para quem vive em espaços pequenos, mas faz questão de ter um cantinho verde em casa.

Com galhos e folhas que se desenvolvem em formato de cascata, muitas destas espécies são queridinhas dos paisagistas, pois adicionam vivacidade ao jardim vertical e servem como molduras naturais para os ambientes.

Abaixo diferentes plantas para pendurar que fazem total diferença na decoração. Confira!

capuchinha

1. Capuchinha (Tropaeolum majus)
Esta flor comestível, com o sabor que lembra o agrião, é da família da pimenta-do-reino. É importante que a planta seja adubada com fertilizantes orgânicos, caso o cultivo seja direcionado ao consumo. Ela pode receber sol pleno e necessita de regas frequentes.

barba-de-moisés

2. Barba-de-Moisés (Soleirolia soleirolii)
Ela também pode ser encontrada como lágrima-de-anjo, lágrima-de-bebê ou planta-da-sorte.

Esta espécie precisa de bastante sol, solo drenado e sempre rico em matéria orgânica. Além disso, a barba-de-moisés tem um efeito delicado e é uma suculenta de fácil propagação.

senecio-rowleyanus-

Rosário (Senecio rowleyanus)
Apesar de ser uma suculenta, o rosário ou colar-de-pérolas não gosta de tantas horas no sol direto e precisa de rega com mais frequência.

Vale manter o solo úmido, mas nunca encharcado. A espécie ainda dá flores brancas e, além de ser usada como planta pendente, pode também ser uma planta rasteira.

Callisia repens

Dinheiro-em-penca (Callisia repens)
Versátil, vai bem tanto no sol pleno quanto em locais de meia-sombra, já que ele se adapta aos dois tipos de luminosidade – mas lembre-se a quantidade de folhas podem variar de acordo com a quantidade de luz. Vale regar uma vez por semana, mas não encharcar.

Schlumbergera truncata

Flor-de-maio (Schlumbergera truncata)
Ela é uma suculenta da família dos cactos, que não dá espinhos e gosta de ficar em espaços com luz difusa, ou seja, à meia-sombra.

A espécie pode ser cultivada em um vaso suspenso ou no alto de uma estante ou prateleira, já que as suas flores vão cair e formar uma cascata colorida. É recomendado que a rega seja feita duas vezes por semana.

wisterias