Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




suculentas

Você quer ter um jardim dentro de uma xícara? Pois isso só é possível no incrível mundo das suculentas.

Essas pequenas plantas de folhas carnudas são perfeitas para criar jardins de todos os tipos em casa, desde os mais pequeninhos até os mais espaçosos em quintais e áreas externas.

E a melhor parte dessa história é que você não precisa ser nenhum jardineiro profissional para ter um jardim de suculentas em casa. Sabe por quê? Essa é uma das espécies mais fáceis que existem para cuidar.

Vamos lá então descobrir como fazer um jardim de suculentas? Acompanhe o passo a passo de como fazer um jardim de suculentas

suculenta em xícara

Escolha as espécies
Existem na natureza, nada mais, nada menos, do que 2000 espécies diferentes de suculentas. Mas é claro que você não vai usar todas elas no seu jardim.

Alias, nem deve. Isso porque a primeira regrinha básica é escolher espécies que necessitam de cuidados semelhantes, já que elas serão plantadas juntas.

Portanto, ou você escolhe suculentas que gostam de sol ou suculentas que gostam de sombra. Não plante os dois tipos no mesmo recipiente porque uma delas vai sofrer. O mesmo vale para a questão da rega.

Mantenha no mesmo vaso apenas as espécies que possuem a mesma necessidade de água.

A seguir você confere uma lista com sugestões de suculentas para sol e para sombra, dá só uma olhada:

echeveria elegans

Suculentas de sol pleno
- Planta diamante
- Capuz de monge
- Agave
- Orelha de elefante
- Barba de velho
- Senécio azul
- Mini jade
- Echeveria
- Onze horas

Colar De Perolas - Senecio Rowleyanus

Suculentas para sombra
-
Orelha de Shrek
- Haworthia
- Portulacaria
- Gasteria
- Rhipsalis
- Colar de rubi
- Colar de pérolas
- Rabo de burro

Prepare o solo
O próximo passo é preparar o solo. As suculentas não são exigentes quanto a terra, mas é legal você oferecer uma mistura adubada e bem arejada. Como se faz isso? Simples! Misture uma porção de areia para cada porção de terra adubada.

suculentas-em-xicaras-e-bules

Separe um recipiente
O jardim de suculentas pode ser montado em uma infinidade de recipientes diferentes, desde os menores, como uma xícara, até uma bota velha ou um vaso quebrado.

Dê uma passeada pelas suas coisas e veja o que pode se tornar um vaso bonito e durável para o seu jardim. Lembre-se que o material precisa ser resistente a água.

Pode ser uma tigela de cerâmica, um utensilio de cozinha, um pote ou lata qualquer que iria para o lixo, entre outras possibilidades.

O importante é que o recipiente escolhido tenha uma boa drenagem para que a suculenta não acumule água em excesso.

A dica, nesse caso, é escolher recipientes que tenham furo no fundo para que a água escoe. Para ficar ainda melhor, corte um pedaço de manta bidim.

Esse tipo de manta, facilmente encontrado em lojas de jardinagem, serve para facilitar a drenagem e impedir que a terra saia do vaso.

Com a drenagem pronta chegou a hora de plantar as suculentas. Se a sua intenção é plantar um grande número de mudas no mesmo recipiente tenha o cuidado de deixar um espaço entre elas.

Para fins estéticos, organize as suculentas de modo que as menores fiquem na frente e as maiores atrás.

suculenta

Decore
Já plantou tudo? Agora você pode deixar a imaginação fluir e decorar o seu jardim de suculentas do jeitinho que desejar.

Experimente, por exemplo, colocar pedrinhas sobre o solo ou, ainda, alguns objetos em miniatura, como bonequinhos, bancos e cadeiras de jardim, entre outros enfeites. Eles conferem um ar lúdico e muito gracioso para o jardim.

E no chão?
Até agora nos falamos apenas de plantar suculentas em vasos (ou outro recipiente qualquer). Mas é se a ideia for fazer um jardim de suculentas no chão, é possível?

Claro que é! No incrível mundo das suculentas tudo é possível. Só que para isso é importante saber escolher as espécies mais adequadas para o local.

Para um jardim amplo, por exemplo, onde as suculentas passarão grande parte do dia expostas ao sol, o ideal é escolher espécies resistentes ao calor e as altas temperaturas.

Vale inclusive, mesclar as suculentas com cactos, criando assim um jardim rústico com ares desérticos, seguindo o estilo dos jardins mexicanos, por exemplo.

Mas se a sua ideia for fazer um jardim de suculentas em um canteiro, avalie a intensidade de luz e sombra no local.

Outro detalhe importante: se você mora em regiões de clima frio ou de chuvas constantes é interessante plantar as suculentas em um local protegido dessas mudanças de temperatura, já que a espécie não tolera muito bem o frio e menos ainda a chuva.

janela-flor

fertilizar

Se você é pai ou mãe de planta e gostaria de ver as suas plantas crescendo mais rápido, sabe que vai ter que aprender a fertilizar. Isso porque a fertilização pode garantir aos vegetais alguns nutrientes e sais minerais, que ajudam a desenvolver suas estruturas essenciais e exercer as suas funções metabólicas.

Se você quer aprender a fertilizar, separamos algumas dicas que vão te ajudar no processo. Lembre-se que é melhor fazê-lo na primavera e no verão e quando a planta estiver em sua fase natural de crescimento.

Passo 1
Apare e remova as folhas mortas ou as que estiverem morrendo de sua planta com uma tesoura afiada ou de poda. Esfregue as lâminas com álcool entre cada corte.

Isso ajudará a planta a enviar energia para as folhas mais saudáveis, pois as folhas amarelas e marrons não ficarão verdes novamente. Remova cuidadosamente as folhas caídas do solo para garantir uma distribuição uniforme do líquido fertilizante.

fertilização

Passo 2
Nunca aplique fertilizante em solo seco. É importante que o solo esteja uniformemente úmido antes de adicionar o líquido fertilizante. Regue até que a água escorra do vaso para o pires. Certifique-se de descartar toda a água que sobrou no pires depois que o vaso terminar de pingar.

Passo 3
Dilua o líquido fertilizante com água até a metade, ou conforme as instruções da garrafa. A fertilização excessiva pode ser maléfica.

Passo 4
Deite o líquido fertilizante de maneira cuidadosa e uniforme sobre o solo, até que a água comece a pingar do orifício de drenagem.

Dica extra:
Se parecer que o solo está extremamente ou completamente seco, sua planta pode se beneficiar com o método de rega de fundo ou de molho.

Para aplicar o método, encha uma pia com aproximadamente 7 centímetros de água, dependendo do tamanho de sua planta. Coloque a planta na água sem o pires para permitir que ela absorva a água do orifício de drenagem inferior.

fertilizar

Deixe descansar por 30-45 min, ou até ver o topo do solo ficando um pouco úmido. Depois que o tempo acabar, escorra a pia e deixe a planta descansar.

Deve parecer muito mais pesada depois de embeber um pouco de água. Por fim, coloque a planta de volta no pires, certificando-se de que não haja água parada.

folhasaovento9