Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




cipó-ouro

No mês de outubro é bastante comum, especialmente na região central do Brasil, observamos esta espécie florida, em geral no alto da copa das árvores, avistando-se de longe uma florada intensa e de coloração amarelo forte.

Ela é uma linda trepadeira, ainda pouco aproveitada pelos paisagistas. Ela é uma verdadeira estrela quando plantada em arcadas e caramanchões, já que sua florada é extremamente chamativa.

A espécie é conhecida popularmente no Brasil com os nomes de unha-de-gato, cipó-de-gato e cipó-de-morcego. A denominação mais usual é unha-de-gato, nome atribuído pela característica da sua estrutura de fixação, que apresenta três “garrinhas” recurvadas, semelhantes às unhas dos gatos.

No entanto, não devemos confundir esta espécie com as unhas-de-gato utilizadas tradicionalmente na fitoterapia da região Amazônica (Uncaria guianensis e U. tomentosa).

Embora todas tenham propriedades medicinais, ocorram nas mesmas regiões e apresentem alguma similaridade, são espécies distintas e pertencem à famílias botânicas diferentes.

cipó-ouro

É uma planta da família Bignoniaceae, originária desde o Nordeste e Noroeste da Argentina até o México. Pode chegar até 15 m de altura.

O cipó-ouro pertence à família botânica Bignoniaceae. A planta apresenta ramos finos, com folhas oposta e de formato ovado-acuminadas.

Apresenta gavinha trifurcada no ápice, terminadas em garras. As flores são amarelas e em formato campanulado, com cinco pétalas fundidas; ocorrem isoladas ou em grupos de 2 a 3 unidades.

Os frutos são cápsulas deiscentes, alongadas e finas, contendo numerosas sementes aladas, que se dispersam com facilidade pelo vento.

cipó-ouro

É muito expansiva podendo-se até tornar-se invasora. Por ser muito vigorosa é aconselhável tomar cuidado com sua inclusão nos projetos de paisagismo, ela deve ser posicionada em espaços amplos, onde possa desenvolver seu crescimento.

Trepadeira lenhosa, com flores amarelas, folhas verde escuro, de clima Temperado/Subtropical/tropical, (suporta geadas leves). Deve ser cultivada a sol pleno.

janela-flor