Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




trapoeraba-roxa

Facilmente encontrada na natureza, ela desperta nos cantinhos inesperados e pede pouco em troca do seu colorido. Bastam algumas horas de sol para crescer cheia de vida e emprestar o seu volume ao desenho das paisagens.

Resistente às condições menos favoráveis, como as baixas temperaturas dos dias frios, essa guerreira tem fome de descobrir novos espaços: um galhinho é suficiente para se multiplicar num piscar de olhos, sob o sol pleno ou meia-sombra.

Como planta pendente forma um tapete colorido aos pés de espécies maiores, a trapoeraba-roxa vai bem no jardim dos mais experientes ou daqueles que acabam de despertar para o verde.

tradescantia-pallida-purpurea

Rega - 2x por semana, sob sol pleno, ou 1x por semana, à meia-sombra. Mantenha o solo sempre drenado. Plantar a sua trapoeraba em uma mistura de terra e areia pode te ajudar nessa tarefa.

Iluminação – sol pleno ou meia-sombra.

Problemas comuns – Poucas coisas conseguem derrubar essa guerreira. A falta de iluminação é uma delas.

Se o roxo das folhas está desbotando e ganhando um tom verde, leve a sua planta para o sol. A exposição durante cerca de 2h ao dia costuma ser suficiente para manter o pigmento da folhagem e evitar que a trapoeraba acabe debilitada ao estiolar em busca de luz.

Folhas enrugadas podem ser sinal de falta de água. Verifique terra e regue se for necessário.

tradescantia-pallida

A presença de pequenas teias entre as folhas e caules pode demonstrar a visita de ácaros. Para manter a sua planta protegida, aplique óleo de Neem regularmente. Se os invasores já estão morando no seu verde, cuide dele com um pouco de inseticida.

Mantenha também a adubação em dia para que a sua planta possa presentear você com as pequenas flores cor-de-rosa.

A trapoeraba roxa pode ser usada como forração para criar desenhos nos canteiros; aos pés de plantas maiores, de caule único, como o Ficus lyrata, ou descendo pelos cachepôs pendentes.

janela-neve

Filodendro-roxo

Brilhando de longe, essas folhas até parecem artificiais. Avermelhadas quando nascem, vão ganhando o tom verde-musgo à medida que se desenvolvem.

Crescer cheia de vida parece ser tarefa fácil para essa planta, que empresta seu colorido às paisagens mundo afora, como aquelas criadas por Burle Marx.

As raízes robustas dessa planta tropical desbravam novos lugares em busca de luz, umidade e nutrientes, e precisam de pouco para subir pelas árvores ou escapar pelos cachepôs e canteiros.

Lado a lado com outros membros da família da Araceaes entre eles comigo-ninguém-pode e costela-de-adão, possui a fama de ser uma planta tóxica. Tudo por conta da presença do oxalato de cálcio, substância que causa irritação quando em contato com as mucosas.

Mas, basta a observação e o cuidado para um convívio harmônico entre o seu filodendro, crianças e pets. Afinal, assim como a maioria das espécies ornamentais, ela não é comestível e, portanto, não deve ser ingerida.

filodendro

Rega – 2x por semana. Essa trepadeira precisa de boa ventilação para que as suas raízes não sejam sufocadas. Por isso, nunca use somente terra para plantá-la.

Drene o solo misturando uma porção de chips de coco, casca de pinus ou estilha de madeira queimada, mistura que ao longo do tempo irá se decompor, oferecendo muitos nutrientes.

Sendo uma espécie tropical, essa planta adora receber borrifadas de água. O uso de um umidificador de ar vai ajudar a simular o clima úmido da floresta. Guerreiro, o filodendro-rubro consegue sobreviver dias sem água se receber um banho frio.

Iluminação – meia-sombra. O cantinho iluminado perto da janela é o lugar perfeito para essa planta.

filodendro

Problemas comuns – poucos problemas são capazes de derrubar essa guerreira. Invasores como cochonilhas costumam ser raros se você aplicar óleo de neem com frequência ou limpar as folhas da sua planta com sabão de coco.

Sua folhagem dá sinais importantes. Manchas marrons com aparência úmida, que aumentam com o passar do tempo, podem indicar a presença de vírus ou bactérias. Ao notar o desenvolvimento desses intrusos, não pense duas vezes e arranque pelo caule a folha afetada.

Suas folhas largas costumam acumular pó na superfície, dificultando as trocas gasosas. Procure limpá-las com um pano umedecido.

Folhas apontando para baixo, com aparência murcha, podem demonstrar que a sua planta está precisando de água.

Evite cortar as raízes aéreas que crescem para fora dos vasos e cachepôs conforme seu filodendro se desenvolve. Elas são importantes para a captação de umidade e nutrientes.

Para dar uma forcinha na fixação da sua planta, borrife água nessas estruturas e no lugar onde você quer que elas se acomodem. Logo as raízes estarão desbravando esse novo cantinho escolhido por você.

O pigmento da seiva pode manchar suas roupas na hora da poda. Por isso, proteja-se usando um avental e luvas.

folhas_1

anturio-vermelho-1200x800

Com certeza você já se deparou com um Antúrio, a planta ornamental que se parece com um coração.

Sua coloração viva, seu formato inusitado e sua indiscutível beleza, a tornaram muito popular no Brasil e em toda a América do Sul. A planta pertence à família das Araceae.

O que é o Antúrio?
Esta planta robusta de folhas largas e cores vivas se destaca por sua beleza. Pode ser encontrado principalmente em duas colorações: o Antúrio branco e o Antúrio vermelho.

Essa parte colorida não é a flor de Antúrio e muito menos a folha. Ela se chama espata, um tipo de bráctea que parece uma pétala e atrai polinizadores.

Além da bráctea, esta curiosa planta ainda possui a espádice, esta espiga que fica no centro. É nela que as flores, pequenos pontos na espádice, estão localizadas.

Como cuidar planta Antúrio
Adaptada ao clima tropical, o Antúrio é uma planta fácil de cuidar e excelente para ambientes internos. É uma ótima opção para jardineiros de primeira viagem!

Para plantá-la, basta investir em um bom vaso, fertilizante de boa qualidade e mantê-la na meia-sombra, pois sol direto prejudica seu desenvolvimento. Com poucas ferramentas de jardinagem você já consegue seguir com os cuidados básicos.

O Antúrio é uma planta tóxica para animais e pessoas, então fique atento ao local onde vai deixá-la.

Quantas vezes regar o Antúrio?
Para manter sua planta saudável, é necessário deixar a terra sempre úmida. Faça regas três vezes por semana nos meses de calor e durante o inverno reduza para duas vezes.

Uma ótima dica para evitar fungos é sempre realizar a rega direto na terra. Outra opção é usar um borrifador para espalhar bem a água.

antúrio branco

Quanto tempo dura a flor do Antúrio?
As espatas, que muitos pensam ser a flor do Antúrio, podem permanecer saudáveis e exuberantes por até dois meses.

Como a planta gosta bastante de umidade, para não falhar, você pode manter um prato próprio de jardinagem embaixo do vaso com um pouco de água para que o líquido evapore e umedeça o ar.

Pode podar antúrio?
Você não precisa podar o Antúrio, caso as folhas comecem a ficar com aspecto amarelado, vale retirá-las. Aliás, considere borrifar água morna ao longo das folhagens para evitar que fiquem amarelas.

Existem Antúrios de várias cores e esta planta de beleza única e muito usada na decoração de interiores. Para enfeitar a casa e ter um pouco da natureza dentro dos cômodos, é um ótimo começo!

Cuidado com animais e crianças
O Antúrio é uma planta venenosa para animais e crianças, por isso tenha muito cuidado. Não deixe a planta em locais baixos caso tenha criança ou pets em casa. Em caso de ingestão procure um médico ou veterinário imediatamente.

banquinho