Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petúnias

A petúnia é uma planta da família Solanaceae, assim como a batata, o tomate e até o tabaco. É dele, inclusive, que vem uma das teorias do nome da petúnia. Como essa planta é nativa das regiões tropicais e subtropicais da América do Sul, ela é facilmente encontrada no sul do Brasil.

O tabaco também é nativo da América. Tanto ele como a petúnia eram utilizados pelos índios guaranis para fazer fumo. “Petum” era como eles se referiam ao tabaco. Entretanto, um francês ouviu o termo e criou a palavra derivada para se referir à planta que hoje embeleza diversas casas.

Já a outra versão da origem da palavra petúnia afirma que essa vem da língua tupi. Nesse idioma, petúnia significaria “flor vermelha”. Independente da origem do nome, é certo dizer que para que ela cresça forte e dê flores, a petúnia precisa estar em um clima de temperaturas amenas ou quentes.

Além disso, ela é anual, ou seja, cresce, floresce e morre dentro de um ano. Depois desse período, o mais indicado é realizar o replante da flor que pode ser feito com estacas ou sementes.

Tipos de petúnia
Existem dois tipos de petúnia bastante conhecidos, sendo que a diferença entre ambos está nas pétalas. Os dois exemplares são a Petunia x hybrida e a Petunia axillaris. Veja quais são as características de cada um:

Petunia_X_Hybrida_1

Petúnia x hybrida
Nesta variação da planta, as pétalas têm um formato triangular no centro e arredondado nas pontas. Dentro desse grupo de petúnias, também pode haver mais diferenças entre um exemplar e outro, como o tamanho ou a cor da flor.

1Petunia_axillaris

Petúnia axillaris
O grande diferencial da Petúnia axillaris está nas pontas das pétalas desse tipo de petúnia convergem em um único ângulo. Assim como na Petúnia x hybrida, as cores e tamanhos das flores desse grupo também podem variar.

Após conferir esses dois tipos de petúnia podemos afirmar, com certeza, que ambos dão flores encantadoras! Sendo assim, independente de qual você escolher, sua casa ficará mais bonita com essa planta.

Como podar e fazer mudas de petúnia
Podar a petúnia e saber fazer mudas é essencial para quem deseja cuidar bem da plantinha. Por isso, separamos este vídeo que ensina o passo a passo da poda das petúnias e como fazer mudas dela. Assim, você será capaz de reproduzir facilmente essas atividades.

petunia-9

Como cuidar de petúnias
* Solo: tem que ser bem drenável e fértil. Uma boa mistura é aquela à base de terra e areia com matéria orgânica, como farinha de ossos, cascas de ovos e frutas.

* Iluminação: sol pleno. A planta gosta bastante de luminosidade e, por isso, deve receber luz para crescer e dar flores. Entretanto, em locais muito quentes, tome cuidado para não deixá-la exposta a uma luz muito intensa. Se você mora em uma região bem quente, o ideal é colocá-la a meia sombra.

* Rega: deve ser feita 2 a 3 vezes por semana e diariamente no verão, pois a planta gosta do substrato úmido. Entretanto, lembre-se de regar apenas o substrato e não as folhas e flores.

* Adubação: pode ser feita com adubo químico ou orgânico rico em fósforo para que a planta dê muitas flores.

Petúnias

* Poda: tem que ser realizada sempre que os galhos estiverem muito grandes para o vaso, murchos ou em mau estado. É preciso cortá-los e tirar as folhas e flores murchas para que a planta fique saudável. Lembre-se de que é necessário deixar, pelo menos, 5 centímetros dos galhos podados para que ele volte a crescer.

* Mudas: são os galhos retirados da própria poda. Retire todas as folhas e flores antes de plantá-los e lembre-se novamente de deixá-los com, pelo menos, 5 centímetros.

Seguindo estes cuidados a sua petúnia tem tudo para crescer forte e bela! Todos eles são importantes, mas preste atenção, principalmente, no local que você vai deixá-la. Tenha certeza de que ela receberá luz do sol, senão vai murchar rapidamente.

folhas no outono

begônia rex beliaf

Com mais de 1400 espécies, a família das begônias está entre os maiores grupo de plantas com flor, o que já é um convite e tanto pra quem gosta de colecionar bonitezas.

A diversidade de cores e estampas é gigante e inclui muitos tons incomuns no reino vegetal, como  a Begônia beleaf que tem folhas assimétricas, bordas rasgadas e caules gordinhos e peludos.

O seu diferencial está na tonalidade rosada, além do aspecto manchado, que tem feito sucesso entre os pais de plantas.

Por se tratar de uma espécie tropical, esta planta é ideal para o clima brasileiro. Mantenha-a sempre em lugares aquecidos, abrigada do vento e com pelo menos um pouco de iluminação natural, evitando salas com ar condicionado e corredores escuro.

O solo deve ser úmido, mas nunca encharcado. Para isso, regue a espécie uma vez por dia em lugares de clima quente e evite molhar as flores e folhas.

begônia rex beliaf

Dê preferência à água na temperatura ambiente, não muito fria, e evite deixar acumular o líquido no pratinho, o que pode provocar o apodrecimento das raízes.

Vale também aplicar um adubo de manutenção a cada 15 dias.  O ideal é o NPK 10-10-10, que deve ser aplicado em estações secas.

Na retirada das folhas secas e murchas, corte a folha deixando o talo secar naturalmente. Assim, você evita uma ferida que pode trazer doenças à planta. Lesmas, caracóis e besouros costumam atacar as begônias, por isso, fiquei atento a marcas de mordidas nas folhas.

Begônia-Beleaf

A catação manual desses bichinhos é suficiente para manter a sua planta linda e saudável.

Sua multiplicação só é possível através da divisão da planta. A época ideal para se conseguir boas mudas é no fim do inverno, quando as temperaturas estão entre 16 e 18ºC, mas sem o perigo de geadas.

Retire as mudinhas ainda bem jovens, assim que apresentarem três folhas e faça o replante em vaso ou jardim a uma distância de 15 a 20 cm uma da outra.

folhas caindo_1