Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




petunia-9

Com florescimento na primavera e verão, a petúnia apresenta flores de cores variadas, como vermelho, azul, rosa, laranja, salmão, púrpura e branco.

Adapta-se muito bem a canteiros, vasos, jardineiras, cercas e forrações, que podem embelezar ao ar livre jardins residenciais, assim como praças e parques públicos, além de salas, escritórios, entre outros locais.

Pertencente à família Solanaceae, a mesma de pimentão, tomate e berinjela, a petúnia, apesar de ser perene, deve ser replantada a cada primavera para manter-se sempre florida.

Como a propagação é feita por meio de sementes, exigindo dedicação e familiaridade no processo de semeadura, a compra de mudas favorece a realização de um plantio mais simples.

petúnia

Vamos lá:
Início
S
ementes de petúnia podem ser adquiridas em lojas especializadas em produtos agrícolas. Para um cultivo mais rápido e fácil, opte pela aquisição de mudas de viveiristas idôneos e com referência.

Antes de concluir a compra, verifique a finalidade de cada tipo escolhido, pois existem os adequados para plantio em vasos e em jardins. As petúnias ainda são divididas em grupos de acordo com o tamanho e a formação das flores.

Ambiente
A incidência de sol pleno em parte do dia é importante para o bom crescimento da petúnia, porém, temperaturas muito altas podem murchar a flor – se próximas ou abaixo de zero, também podem matar.

Certifique-se de que o plantio está em região com clima ameno e sem chuvas intensas frequentes, o que danifica as pétalas da flor.

Plantio
É indicado ser feito na primavera, época do ano em que é alto o nível de floração. A petúnia apresenta bom desenvolvimento em solos férteis, ricos em matéria orgânica e bem drenados, além de contar com adubação com muito ferro.
Petúnias
Espaçamento
É necessário, pelo menos, 30 centímetros entre cada flor plantada em solo sob meia-sombra na maioria das variedades de petúnia. Em área com sombra, a distância reduz para cerca de 22 a 25 cem.

Há também petúnias pequenas, que precisam apenas de 10 a 15 cm entre elas, e as do tipo que se alastram, espaçadas próximas a 45 centímetros.

Adubação:
Aplique a primeira após três meses do plantio realizado, com volume adicional de ferro, elemento muito exigido pela planta. Pela manhã e com a petúnia na sombra, utilize um fertilizante foliar.

Repita o procedimento mensalmente para garantir a saúde da flor. Em jardineira ou vaso, misture fertilizante de liberação controlada no solo.

A matéria orgânica deve ser incorporada ao solo até a profundidade de 20 a 25 cm, o que pode ajudar a quebrar o solo argiloso, obter melhor drenagem ou aumentar a habilidade do solo arenoso conter nutrientes e umidades.

petunia

Cuidados
Regue a base das petúnias de duas a três vezes por semana. Sem encharcar o solo, para evitar que as flores murchem ou surjam doenças, a irrigação deve ser diária no verão.

Depois de geadas, como é difícil de recuperá-las, inicie um novo cultivo. Vulneráveis ao ataque de fungos, as folhas precisam ser observadas continuamente. Podas são necessárias somente para algumas variedades.

Produção
De acordo com a variedade e o tamanho do vaso, a petúnia floresce de 10 a 15 semanas após o plantio. Embora o ideal seria a venda das flores ainda em botões ou com uma ou duas unidades abertas para visualização da cor, os brasileiros dão preferência para a compra de exemplares completamente floridos.

O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Clima ameno.

Florescimento: em média, de 10 a 15 semanas, dependendo da variedade e do porte do vaso.

golfinhos