Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




mini samambaia havaiana

A mini samambaia é uma planta de pequeno porte, densa e de fácil cultivo, é uma planta decorativa que se estabelece em qualquer tipo de decoração.

Neste artigo, vamos apresentar essa planta e , dando informações sobre suas características e dicas de como cultivá-la.

A mini-samambaia-havaiana também é conhecida popularmente como mini-havaiana, samambaia-crespa ou samambaia-havaiana. Faz parte do gênero Nephrolepis e pertence à família das Nephrolepidaceae.

Essa planta possui um ciclo de vida perene e, é uma variação da “Marisa”(Nephrolepis exaltata), ela tornou-se a espécie mais cultivada no Brasil.

Entre as samambaias miniatura é mais cultivada, seu tamanho vária de 30 a 60 cm. É uma planta usada muito em decorações pelo seu formato pequeno e, são ótimas para ambiente internos.

Nephrolepis exaltata- -1

Quem não tem jardim e mora em apartamento sabe que não é fácil encontrar plantas que fiquem bem nesse tipo de ambiente. Mas, a mini-samambaia é uma boa opção por ser uma planta pequena e de fácil cultivo.

Essa planta tropical garante um toque verde exuberante na decoração. Para cultivá-las em apartamentos você precisa saber de alguns cuidados essenciais:
* Mantenha a temperatura do cômodo entre 18 a 24ºC.
* A rega é de extrema importância.
* Iluminação adequada.
* Vaso e Umidade ideal.

Essas dicas são essenciais para ter uma esta samambaia em apartamentos ou em apês. Continua lendo esse artigo para saber como cultivar a mini samambaia passo a passo.

Como cultivar a Mini Samambaia
* Regas: A umidade é o principal fator para o seu desenvolvimento, por isso regue com frequência. Mais não a ponto de deixar o solo encharcado
* Vasos: Cultive a samambaia em um vaso de plástico, em vez de um de barro (o vaso de plástico retém melhor a umidade do que o de barro);os vasos devem ser largo e raso, para que ela cresça sem problemas.
* Temperatura: A maioria dessas plantas progride em ambientes com temperaturas constantes entre 18 a 24ºC.
* Iluminação: As samambaias preferem luz indireta, nunca exposta ao sol direto. Sempre meia-sombra. Se elas não receberem luz suficiente, ficarão com o crescimento retardado.
* Poda: Pode as folhas e galhos danificados para deixar a planta com aparência mais saudável e promover o crescimento dela.
* Ventilação: Sempre em lugares com corrente de ar fraco. Ventos fortes podem danificar sua planta.

mini samambaia Havaiana

* Umidade: Elas adoram umidade, então quanto melhor você conseguir simular a umidade, melhor! Exemplos: perto de banheiros ou um umidificador pode ajudar.
* Adubação: Adubos orgânicos são os melhores para o crescimento dessa planta. Recomendo: farinha de osso, torta de mamona, borra de café e casca de ovos.
* Substrato:1 medida de terra, 1 medida areia (construção), 7 medidas de húmus de minhoca, 1 colher de chá de carvão moído.

A mini-samambaia não gosta de mudanças, não fique trocando de lugar, ela não gosta. Depois que ela estiver por um tempo em um determinado lugar, evite de trocá-la, esse tipo de planta não gosta dessas mudanças.

florlago