Subscribe to PlantaSonya Subscribe to PlantaSonya's comments




begônia maculata

A Begônia Maculata é uma das plantas mais desejadas pelos pais de plantas. Facilmente reconhecida pelo formato de suas folhas e por suas singulares pintinhas brancas, a espécie é uma das plantas ‘influencers’ da vez.

Mas vale lembrar que sempre dá para conseguir uma muda com alguém que já tenha e se dedicar ao cultivo dessa planta. Afinal, é possível fazer a propagação delas através do caule.

É só contar ao menos três folhas (de cima para baixo) e cortar o caule no entrenó, mantendo o nó intacto. Esse galho cortado poderá ser colocado num pote com água ou diretamente no solo fértil (com esfagno), mantendo sempre úmido para desenvolver as raízes.

begonia-maculata

Cuidados básicos
A planta é originária das matas tropicais, ou seja, de ambientes ombrófilos (úmidos e sombreados).

Saber essa informação já é um grande incentivo dos cuidados que devemos ter com a Begônia maculata, pois se pensarmos no clima das matas tropicais, teremos somo úmido, local sombreado e calor. Exatamente um resumo do que elas precisam.

Apesar de gostarem de solo úmido, é importante que entre uma rega e outra exista um período que garanta que o solo não ficará úmido demais, apodrecendo as raízes. Ela é uma planta razoavelmente rústica e aguenta bem uns dias a mais entre as regas.

Por crescerem embaixo das copas das árvores, em casa devemos mantê-las longe do sol direto, em local de sombra ou meia sombra, porém bem iluminado para que ela se desenvolvam bem.

É exatamente esse local que irá influenciar na quantidade de regas, uma vez que espaços mais ventilados exigem uma quantidade maior de rega, pois o substrato seca mais rápido.

Em geral, o solo da mata tropical é bem fértil e uma ótima forma de reproduzirmos isso em casa é utilizando matéria orgânica como húmus de minhoca e ainda acrescentando turfa, musgo esfagno ou até casca de pinus ao seu substrato.

Para manter o solo sempre saudável é importante que a adubação seja feita pelo menos uma vez a cada três meses, utilizando um adubo orgânico como o bokashi ou outro de liberação lenta. Sempre se atente às especificações dos rótulos dos adubos para não exagerar na dose e prejudicar sua planta e suspenda a adubação durante o inverno.

Energeticamente, as Begônias atraem harmonia e, por isso, podem ser usadas para decorar as áreas sociais da casa ou até mesmo o quarto do casal.

Uma espécie rara
Há uma razão para os valores altos da Begônia Maculata. A planta original é nativa das nossas matas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo e tem suas folhas totalmente verdes (na frente e no verso).

Begônia Maculata cv. 'Wightii'

Há uma razão para os valores altos da Begônia Maculata. A planta original é nativa das nossas matas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo e tem suas folhas totalmente verdes (na frente e no verso). Essa outra que está na moda é um “cultivar”, conhecida como Begônia Maculata cv. ‘Wightii’”.

Esse processo conhecido como “cultivar” nada mais é do que alterações feitas pelo produtor para manter características de variação natural que a planta sofre durante seu desenvolvimento, a fim de preservar um padrão estético.

Nesse caso, essa variação ocorre com o verso em tons de vermelho/vinho e desenhos de “poás” mais destacados e maiores. Esse processo requer estudos e conhecimentos que acabam deixando a produção mais cara.

Para garantir que a planta siga saudável, deve-se apostar na verificação constante do substrato. Nunca deixe secar por completo, pois a planta sente logo. No verão, também é bom fazer uma adubação a cada 15 dias, intercalando adubo líquido orgânico de composteira e NPK 10 10 10.

folhas_1